Última horaRelatório e Contas: FC Porto SAD apresenta saldo negativo de 21,1 milhões de euros em 2025/26
Publicidade

Grito de revolta

Rafael Velho · 3 min

Grito de revolta

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

fc porto cabeçalho

Mas o que vem a ser isto? As palavras proferidas por Jorge Nuno Pinto da Costa na entrevista ao Porto Canal em janeiro não fizeram qualquer sentido ou efeito. Para os mais desligados da atualidade é de notar que uma equipa como o Futebol Clube do Porto ainda não se pronunciou sobre o assunto “treinador”. Numa semana em que até o Manchester United já oficializou Mourinho ou em que já se oficializaram sete mexidas de treinadores na primeira liga, a SAD dos Dragões continua a ser vítima de rumores nos jornais desportivos e continua a oferecer uma dose máxima de preocupação aos seus adeptos.

Confesso que sou uma pessoa paciente. Não me alarmei com o discurso de José Peseiro no final da Taça de Portugal, em que o mesmo disse que já estava a preparar a próxima época há algum tempo, porque acreditei, ingenuamente, que a SAD azul e branca tinha acordado e que já não andava a dormir. Também não me preocupei durante os primeiros dias da semana porque o FC Porto participou num jogo de final de época em que Marega mostrou a qualidade fenomenal que tem (para os mais desatentos esta afirmação é fruto de uma ironia gigantesca). Mas agora, tal como toda a nação portista, preocupo-me. Até o SL Benfica, que foi campeão, já se movimentou no mercado, nomeadamente com a venda de Renato Sanches, e até o Sporting CP já renovou com Jorge Jesus. Estes rivais fizeram uma época melhor que o FC Porto a todos os níveis e já estão a mostrar que estão a preparar a próxima época. Já os Dragões ficam-se pelas palavras de José Peseiro e sem nenhuma atitude da SAD.

Para mim basta. Não me venham com falta de mística quando o FC Porto tem um plantel que, ao ser bem aproveitado, pode transbordar mística e sentimento no que diz respeito àquilo que é ser FC Porto. Não acreditam? André André, Sérgio Oliveira, Rúben Neves, André Silva e futuramente Josué. Será tão difícil construir um plantel em redor destes jogadores? E estou a excluir atletas com uma qualidade enorme como Danilo Pereira, Layún e Maxi Pereira, que já deram provas de que são jogadores que nasceram para jogar à FC Porto: com qualidade, raça e ambição.

A mística está cá. Sempre esteve. Não foi aproveitada Fonte: FC Porto
A mística está cá. Sempre esteve. Não foi aproveitada
Fonte: FC Porto

Não, meus amigos. A SAD é que tem fracassado e Jorge Nuno Pinto da Costa não tem mão para segurar abutres como Antero Henrique ou o seu próprio filho. Neste momento a minha paciência esgotou-se tal como a de toda a nação portista. Será que o problema é irreversível? O problema está para além do treinador. O problema está na liderança. Liderança essa que está amorfa e não tem coragem para dar explicações àqueles que lhes pagam os salários e vivem intensamente o clube.

Sim, o clube precisa de uma dupla de centrais com qualidade. Sim, o clube precisa de um extremo que não esteja a pensar em ir para a Premier League. Sim, o clube precisa de um avançado para render André Silva quando o jovem estiver desinspirado. Mas o resto das soluções está dentro de casa, está em empréstimos ou na equipa B. E é urgente que o plantel seja reconstruído. Afinal de contas já está marcado para Agosto um playoff da Liga dos Campeões que é importantíssimo para as finanças do clube.

É disto que o FC Porto vive. De uma direção que é incapaz de dar tranquilidade à sua massa associativa e que não quer trabalhar. É que já deu para perceber que a preguiça está a reinar nos lados do Dragão. Por último fica este desabafo: se em vez de investirem em publicações sem nexo, como os Dragões Diários, e se soubessem dar a cara à luta dariam um grande passo de reconciliação e de afirmação. Espera-se e ambiciona-se mais, FC Porto.

 

Artigo revisto por: Manuela Baptista Coelho

Rafael Velho

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.