Há Taça ou não há Taça?

- Advertisement -

amarazul

Desejado por muitos, odiado por outros, a verdade é que o Estádio Nacional do Jamor tem um significado especial para o futebol português. É lá que termina a época a nível interno, mas apenas para dois clubes. A grande questão que aqui se coloca baseia-se na ausência do Futebol Clube do Porto dos palcos a um jogo na última época. Há Taça ou não há Taça?

2013/2014 foi terrível e não há como o contornar. Desde o terceiro lugar no campeonato às meias-finais das duas Taças perdidas com o eterno rival (e isto apenas no panorama nacional), o único ponto positivo resumiu-se mesmo à conquista da Supertaça num começo de época que por algumas semanas parecia promissor. Resumindo, foi uma época terrível e com ela veio uma pouco habitual ausência da primeira competição da temporada.

Como um grupo de crianças perdido no meio de uma floresta que tanto lhes devia dizer, os comandados de Paulo Fonseca e, mais tarde, Luís Castro, falharam redondamente. Mas são águas passadas. Este ano, o barco é outro e o mesmo se aplica ao capitão e à ‘turma’. Os fatores são outros. Tudo é diferente. E com isto vêm as primeiras perguntas. Uma vez mais, este ano há ou não há taça?

Sempre foi objectivo de Pinto da Costa dominar a nível interno. É assim há dezenas de anos, assim será nas próximas. Como tal, a Taça de Portugal tem de ser um dos principais objectivos dos Dragões para esta época e o primeiro desafio está à porta. Depois de mais uma paragem extremamente oportuna e bem posicionada no calendário, como todas (percebe­se a ironia?), a competição de clubes regressa igualmente de forma oportuna, com… uma eliminatória da Taça de Portugal frente ao Sporting e, pouco depois, uma jornada dupla com o Athletic Bilbao para a Liga dos Campeões. Mas aqui não há desculpas.

1
Em 2013/2014, a campanha azul e branca ficou manchada de vermelho, tanto numa como noutra taça. Este ano, é obrigatório remediar a situação
Fonte: impresa.pt

É mais do que evidente que o Porto joga à Porto quando tem calendários apertados, ao invés de defrontar equipas de nível inferior. Como tal, não há nada a esperar senão uma boa exibição e, atrevo­me a afirmar, uma vitória em pleno Estádio do Dragão rumo à quarta eliminatória daquela que é (talvez) a mais emblemática prova do futebol português.

Mas com quem, em que condições e com que facilidades? Será este, mesmo sendo frente a um dos ‘três grandes’, um daqueles jogos em que a equipa principal aparece maioritariamente escalada para o banco? Mais, acontecerá o mesmo do outro lado? E, acontecendo ou não, quão fácil será o duelo?

Encaro o regresso à Taça cheio de dúvidas mas acima de tudo como uma enorme vontade de ver mais um jogo. Afinal, é mais um título que dentro de alguns meses se pode juntar às centenas de troféus que este ano observei no tão apaixonante museu.

Gaspar Ribeiro Lança
Gaspar Ribeiro Lançahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, ténis, Fórmula 1... Com o passar dos anos mais desportos fazem parte do seu quotidiano e lhe ocupam bons pares de horas em estádios ou em frente ao computador e à televisão. Não há, no entanto, maior paixão do que aquela que tem por Liverpool Football Club e Futebol Clube do Porto. "Impossível escolher".                                                                                                                                                 O Gaspar não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

3 em 3: João Félix continua a marcar pela Seleção Nacional

Dinamarca e Portugal defrontaram-se na 3.ª jornada da Liga das Nações. João Félix marcou o último golo do jogo.

Portugal esquece polémica entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus por 90 minutos e vence Dinamarca para continuar 100% vitorioso na Liga das Nações

Portugal continua só com vitórias nesta edição da Liga das Nações. Na terceira jornada, triunfo diante da Dinamarca em Copenhaga.

País de Gales derrota Noruega (grupo de Portugal): eis todos os resultados do dia da Liga das Nações

O País de Gales venceu a Noruega por 2-1 na terceira jornada da Liga das Nações. Este foi o outro jogo do grupo de Portugal.

Jhon Durán já fez o mesmo de Cristiano Ronaldo e abandonou estágio da Colômbia a meio: «É aceitar que se enganou e errou»

Jhon Durán voltou a ser assunto na Colômbia. Em causa, situação na qual o avançado deixou o estágio da seleção a meio.

PUB

Mais Artigos Populares

Selecionador da Bélgica defende Cristiano Ronaldo e avisa Jorge Jesus: «Não sei se isso é inteligente»

Mark van Bommel falou do assunto Jorge Jesus - Cristiano Ronaldo. Selecionador da Bélgica deu a sua visão sobre o assunto.

Ainda te lembras de Marcos Rojo? Defesa falta ao treino e pode regressar a uma casa que bem conhece

Marcos Rojo faltou ao mais recente treino do Racing Club. O internacional argentino que regressar ao Estudiantes de La Plata.

Rasmus Hojlund empata Dinamarca x Portugal e celebra como Cristiano Ronaldo

Rasmus Hojlund marcou o empate e celebrou como Cristiano Ronaldo. Dinamarca e Portugal defrontam-se na 2.ª jornada da Liga das Nações.