Herrera? Para quê, Pedro?

- Advertisement -

hic sunt dracones

Na passada segunda-feira, o meu colega Pedro Morais aproveitou a primeira intervenção neste espaço para relembrar a ausência de Herrera. Ora, numa altura em que o FC Porto está em primeiro lugar no campeonato e na Liga dos Campeões e, para além disso, tem um meio-campo com elementos que jogam e fazem jogar… Para quê relembrar Herrera?

Bem, sem dúvida alguma que a ausência de Herrera numa eliminatória da Taça de Portugal contra o Varzim acaba por ser um pouco estranha. Longe de mim menosprezar o Varzim, ora essa! Mas seria de esperar que o treinador português desse minutos a alguns jogadores menos utilizados, como aconteceu com Tello ou Bueno, por exemplo. Mas não foi só a ausência de Herrera que se notou. Sérgio Oliveira também é um caso de estudo depois de ter dado tanto nas vistas durante o verão.

Ora, Herrera? Para quê, Pedro? Deixa estar o mexicano sossegado onde ele joga melhor: no banco ou na bancada. Creio que o facto de ter sido um dos homens-chave da época transata se prende mais com a necessidade de o colocar na “montra” para que algum clube se chegasse à frente. Mas não é de estranhar que tal não tenha acontecido. Mesmo que Herrera continue a evidenciar-se na seleção, pelo que muito se diz por aí.

Posso relembrar, por exemplo, o empate do México contra a Argentina há um mês atrás. Há um lance fabuloso criado pela Argentina em que Herrera faz aquilo que sabe fazer melhor quando se trata de defender: fica a olhar para a jogada à espera do desfecho da mesma. A jogada acaba por não dar em nada, e um minuto depois… Golo de Herrera! E com isto fica-se a pensar que ele protagonizou uma grande exibição!

Num cinema perto de si Fonte: http://adroherrera.blogspot.pt/
Num cinema perto de si
Fonte: adroherrera.blogspot.pt

Já agora, fica também aqui um vídeo de grandes momentos do Herrera, onde se pode apreciar tudo o que de bom o mexicano faz. Talvez o grande problema seja mesmo a bola ser redonda…

Pedro, compreendo quando dizes que o mercado de transferências é um dos grandes fatores que colocam Herrera no banco. Mas, tendo em conta que o homem já leva tantos anos de casa e que se assumia como figura chave do FC Porto de Lopetegui, o mercado de transferências não pode, de forma alguma, servir de base para explicar a ausência de Herrera do onze titular. Herrera está no banco porque é muito mais fraco do que Imbula e André André. E, ao ser fraco, não consegue superiorizar-se a nenhuma destas figuras. No futebol jogado, não são os milhões que falam mas sim o que cada jogador oferece, a cada momento, à equipa.

De forma muito simples é possível dizer que Herrera jogou tantos jogos o ano passado porque era suposto sair neste defeso. Não saiu? Então temos de pensar duas vezes em colocá-lo na equipa neste ano… É que urge ganhar títulos, e com o mexicano estamos sempre mais longe de conseguir. As contas são fáceis de fazer. Coloca-se os melhores jogadores, estamos mais perto de ganhar.

O que seria do FC Porto com Herrera e sem André André? Fonte: Facebook FC Porto
O que seria do FC Porto com Herrera e sem André André?
Fonte: Facebook FC Porto

Mas Herrera é mau? Não… Herrera não é mau. Mas é preciso contextualizar isto! Herrera não é mau num futebol sul-americano de correrias desenfreadas, de futebol vertiginoso e menos pensado. Um futebol onde há mais espaço para jogar, onde as coberturas são poucas. Contra equipas onde tenha espaço para jogar e para dominar a bola ao terceiro toque, Herrera evidenciar-se-á. No futebol europeu? Dificilmente.

Pedro, faz-me um favor e deixa-o estar sossegado. Ou ainda não sabes que os cristãos portuenses já rezam “(…) mas livrai-nos do Herrera, ámen”? Nem faças questão de o voltar a mencionar e deixa-o descansado onde está! Ou então chama-me para o levar ao aeroporto. Sou o primeiro a ir contigo, e depois pago-te uma Super Bock!

Foto de capa: FC Porto

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Félix com reação forte depois de derrota contra Al Ittihad de Richard Ríos: «Não vou falar, porque se o fizer vou expor este...

João Félix vai falhar o próximo encontro do Al Nassr, depois de ter sido amarelado durante a derrota dos sauditas contra o Al Ittihad.

Atenção, Sporting: Galatasaray com baixa de peso para o jogo contra os leões

Sporting e Galatasaray vão enfrentar-se na próxima semana para a Champions League. Victor Osimhen não entra nos planos dos turcos.

Benfica emite comunicado e arrasa arbitragem: «Os regulamentos foram ignorados»

O Benfica emitiu este domingo um comunicado a criticar a arbitragem da final da Supertaça de Portugal em futsal.

Reencontro de José Mourinho: Onde ver o Real Madrid x Inter Milão para a Champions League?

O Real Madrid x Inter Milão vai ser transmitido na DAZN 1. Jogo é referente à primeira jornada da fase de liga da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Gusttavo Sousa reforça Estoril Praia: «Podem ter a certeza que serei mais um adepto deste clube que estará dentro de campo»

Gusttavo Sousa foi emprestado pelo Flamengo ao Estoril Praia até ao final da temporada. Lê o que disse o jovem lateral de 20 anos.

FC Porto: Gabriel Verón tem 2 interessados no Japão e outro no Brasil

Gabriel Verón tem vários interessados: Remo (apesar de descarta, por agora, um regresso ao Brasil), FC Tokyo e o Vissel Kobe, do Japão.

Brasileirão: Vasco da Gama de Pedro Emanuel derrotado na casa do Fluminense

O Vasco da Gama de Pedro Emanuel foi derrotado na casa do Fluminense por 1-0 para a jornada 26 do Brasileirão.