Iker é um exemplo de perseverança

fc porto cabeçalho

Ao desfazer o tabu que vinha alimentando uma das novelas deste mercado de verão, Iker Casillas deu, uma vez mais, uma prova do seu enorme profissionalismo, comprometendo-se, por mais um ano, com um projeto desafiante que encontrou desde a sua chegada ao Dragão.

Não é fácil de aceitar que a maior seca do FC Porto no que aos títulos diz respeito coincida com o período em que temos a feliz oportunidade de contar nos nossos quadros com uma lenda do futebol como é o guardião espanhol. Casillas é, atualmente, o jogador em atividade com o maior número de títulos conquistados na carreira, pelo que o que vem vivendo nos últimos dois anos configura-se como uma experiência tremendamente negativa nesse aspeto. Assim, importa perceber quais as motivações que levam Casillas a aceitar prolongar este desafio, abdicando mesmo de metade do estrondoso salário que auferia.

A vinda para o Porto proporcionou ao jogador e à sua família a serenidade que não encontravam em Madrid, face a tão grande pressão mediática. Por mais do que uma vez foi possível verificar a satisfação de Casillas pelo acolhimento e pela qualidade de vida que a cidade do Porto lhe ofereceu. Aqui o espanhol encontrou a felicidade que há muito havia perdido e não é de estranhar que queira agora retribuir com títulos todo o tratamento de que foi alvo, tanto do clube como das gentes do norte do país.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Contudo, assim que foi tornada oficial a permanência de Iker no Dragão logo se levantaram vozes que se prontificaram a interrogar a capacidade (sobretudo financeira) de o FC Porto suportar a continuidade do jogador, e se essa continuidade seria benéfica para o próprio clube, tendo em conta a idade de Casillas que, eventualmente, se poderia refletir em campo.

Não é difícil perceber que Casillas já não vai proporcionar uma grande venda ao FC Porto, nem esse será o objetivo. Nesse ponto, todos concordaremos que o aspeto financeiro não sai reforçado com esta operação. Mas também estamos conscientes de que o clube vem reestruturando os seus quadros, arrumando a casa e cessando alguns contratos que vão permitindo algum desafogo nos cofres. Essencialmente, a permanência de Casillas vem dar força ao plano desportivo, sobretudo se atestarmos o crescimento que o jogador vem registando nestas duas épocas, a última das quais absolutamente espetacular, ajudando a que o FC Porto tivesse uma das defesas menos batidas da Europa.

Este novo acordo trata-se de um exemplo de reconhecimento e de total disponibilidade por parte de Casillas em relação ao FC Porto, certamente sensibilizado pelo momento menos bom da equipa e com ganas de ser parte da solução que pretende levar o clube a reencontrar o caminho das vitórias.

Foto de Capa: FC Porto

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nemanja Matic já tem destino confirmado e vai regressar à Serie A

Nemanja Matic já tem novo clube confirmado. Internacional sérvio vai regressar à Serie A para reforçar o Sassuolo.

EuroBasket 2025: Já são conhecidos os 12 convocados finais de Portugal e quem fica de fora

Portugal vai participar no EuroBasket 2025. Selecionador Nacional Mário Gomes revela que Ricardo Monteiro está fora da fase final.

Manchester United de Ruben Amorim discute alvos para o meio-campo e um deles joga na Bundesliga

O Manchester United tem Angelo Stiller na lista de potenciais alvos. Nome do médio do Estugarda está em cima da mesa dos ingleses.

FC Porto rejeita proposta vinda da La Liga por Zé Pedro

Zé Pedro está a ser pretendido na La Liga. FC Porto rejeitou uma proposta de empréstimo pelo defesa-central de 28 anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tenciona renovar contrato de Kerem Akturkoglu

O Benfica quer agora renovar o contrato de Kerem Akturkoglu. Extremo turco deve afinal continuar na Luz em vez de rumar ao Fenerbahçe.

5 melhores médios da Primeira Liga 2025/26

Destacamos os cinco médios que mais se impõem pelo impacto, pela influência no jogo e pela forma como podem marcar esta temporada

Confere o Ranking UEFA atualizado depois da vitória do Braga e da derrota do Santa Clara

O Braga venceu o Lincoln e o Santa Clara perdeu frente ao Shamrock Rovers. O Ranking UEFA foi atualizado esta quinta-feira.