📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

(I)maturidade Emocional e (In)consistência Exibicional: Uma Teoria Explicativa

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Ao olhar para o plantel do FC Porto na atualidade e, sobretudo, ao analisar os futebolistas que atuam do meio-campo para a frente é improvável, para o mais desatento dos adeptos, não vislumbrar talento acima da média. Assim, Rúben Neves, Óliver Torres, Otávio, João Carlos Teixeira, Jesús Corona, Diogo Jota e André Silva são apenas exemplos de alguns dos mais promissores futebolistas a atuar presentemente na Europa que integram o plantel do clube.

Com tanta qualidade do meio-campo para a frente é legítimo que se coloque a questão: assim sendo, como pode explicar-se a inconsistência exibicional e os períodos nos quais o FC Porto apresenta dificuldades significativas para chegar ao golo? Apesar de a equipa não ter um modelo de jogo muito interessante nem sequer bem consolidado, essa parece não ser a principal justificação para essas mesmas dificuldades. Assim, a chave para esta (complexa) “equação” parece residir, essencialmente, na imaturidade emocional dos futebolistas.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

A maturidade é, por definição, a capacidade de dar resposta ao ambiente de forma adequada. No amplo conceito de “maturidade” cabem diversas dimensões, sendo que no futebol existem duas que parecem assumir particular relevância: a maturidade tática e a maturidade emocional. Se por um lado é certo que a maioria dos futebolistas em questão revela níveis de maturidade tática, entenda-se, de compreensão do jogo e tomada de decisão em função do contexto acima da média (com o expoente máximo em Óliver Torres), por outro lado estes parecem apresentar ainda algumas dificuldades no que concerne ao controlo da vertente mais emocional do jogo.

Foto de Capa: FC Porto

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Bétis volta a golear FC Porto e dragões estão fora da Youth League

O Real Bétis recebeu e venceu o FC Porto por cinco bolas a zero durante a tarde desta quarta-feira, em jogo da Youth League.

Palmeiras disponível para vender promessa de 30 milhões de euros

Allan Elias é uma das grandes promessas do Palmeiras. O jogador pode deixar o clube por 30 milhões de euros.

Liverpool chega aos 43 milhões de euros por lateral

O Liverpool está interessado em Wilfried Singo e encontra-se disposto a oferecer 43 milhões de euros pelo jogador do Galatasaray.

Portugal já conhece os adversários na qualificação para o Euro Sub-19 2027

A Seleção Nacional de Sub-19 ficou inserida no Grupo A6 e terá pela frente a Sérvia, a Grécia e o Cazaquistão.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Sousa deixa o comando técnico do Vizela por mútuo acordo

Ricardo Sousa rescindiu por mútuo acordo após a derrota frente ao Farense. O objetivo da subida de divisão pesou na decisão da SAD minhota.

Futsal: Os eleitos de Jorge Braz para o duplo teste com a Ucrânia de preparação para o Euro 2026

Seleção Nacional fecha o ano com estágio no Algarve e dois jogos de preparação, contra a Ucrânia, rumo ao Euro 2026.

FC Porto confirma que extremo já foi operado

Brayan Caicedo foi operado, depois de sofrer uma rotura completa do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.