📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

(I)maturidade Emocional e (In)consistência Exibicional: Uma Teoria Explicativa

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Ao olhar para o plantel do FC Porto na atualidade e, sobretudo, ao analisar os futebolistas que atuam do meio-campo para a frente é improvável, para o mais desatento dos adeptos, não vislumbrar talento acima da média. Assim, Rúben Neves, Óliver Torres, Otávio, João Carlos Teixeira, Jesús Corona, Diogo Jota e André Silva são apenas exemplos de alguns dos mais promissores futebolistas a atuar presentemente na Europa que integram o plantel do clube.

Com tanta qualidade do meio-campo para a frente é legítimo que se coloque a questão: assim sendo, como pode explicar-se a inconsistência exibicional e os períodos nos quais o FC Porto apresenta dificuldades significativas para chegar ao golo? Apesar de a equipa não ter um modelo de jogo muito interessante nem sequer bem consolidado, essa parece não ser a principal justificação para essas mesmas dificuldades. Assim, a chave para esta (complexa) “equação” parece residir, essencialmente, na imaturidade emocional dos futebolistas.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

A maturidade é, por definição, a capacidade de dar resposta ao ambiente de forma adequada. No amplo conceito de “maturidade” cabem diversas dimensões, sendo que no futebol existem duas que parecem assumir particular relevância: a maturidade tática e a maturidade emocional. Se por um lado é certo que a maioria dos futebolistas em questão revela níveis de maturidade tática, entenda-se, de compreensão do jogo e tomada de decisão em função do contexto acima da média (com o expoente máximo em Óliver Torres), por outro lado estes parecem apresentar ainda algumas dificuldades no que concerne ao controlo da vertente mais emocional do jogo.

Foto de Capa: FC Porto

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Noruega vai ao Mundial 2026 e a Itália segue para playoff: Haaland agigantou-se

A Noruega venceu a Itália por 3-2 e qualificou-se para o Mundial 2026. Erling Haaland voltou a agigantar-se e bisou na partida.

Jannik Sinner vence Carlos Alcaraz e conquista mais uma vez as ATP Finals

Jannik Sinner conquista as ATP Finals pelo segundo ano consecutivo. Tenista italiano bateu Carlos Alcaraz por 2-0.

Erling Haaland assume responsabilidade antes do jogo decisivo contra a Itália: «Sei que o sucesso da equipa está nos meus ombros»

Erling Haaland garante foco total antes do duelo com a Itália e destaca o peso histórico da possível qualificação norueguesa, para o Mundial 2026.

Chaves bate Leixões graças a auto-golo: eis os resultados do dia da Segunda Liga

O Chaves venceu fora de casa o Leixões por 1-0 na jornada 16 da Segunda Liga. Triunfo deveu-se a auto-golo aos 4 minutos.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez responde ao Bola na Rede: «Gostei muito da polivalência que nós mostrámos para atrair o jogo por dentro e dar espaço por...

Roberto Martínez analisou a vitória de Portugal diante da Arménia. O selecionador respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Benfica: Há novidades relativas à lesão de Vangelis Pavlidis

Vangelis Pavlidis lesionou-se durante a paragem internacional. Avançado do Benfica sofreu traumatismo no joelho esquerdo.

Roberto Martínez diz que «não é fácil encontrar» jogadores como Carlos Forbs: «Gostei muito da personalidade»

Portugal goleou a Arménia por 9-1 e confirmou ida ao Mundial 2026. Fica com declarações de Roberto Martínez em conferência.