Irá o FC Porto ressentir a derrota europeia?

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoRio Ave e FC Porto cruzam caminhos neste domingo a contar para a 6.ª jornada da Liga NOS, num momento em que as duas equipas nortenhas estão a fazer uma excelente campanha e a praticar um futebol apelativo que agrada os seus apoiantes. No entanto ressalta um aspeto curioso que “mancha” este percurso positivo das duas equipas: ambas perderam o último jogo.

Na passada quarta-feira, no jogo com o Besiktas a contar para a Liga dos Campeões, o FC Porto perdeu o seu primeiro jogo da época. Não só perdeu, como tombou com estrondo na sua fortaleza e para além disso concedeu os primeiros golos da época (e logo três!). Tudo isto é novidade para a turma de Sérgio Conceição e é neste tipo de situações que se apresentam dois tipos de cenários que podem definir o rumo e decurso de uma época: ou o FC Porto reage da melhor forma, servindo a derrota para unir o grupo e motivar ainda mais ou o FC Porto ressente a derrota e entra numa série negativa. Porém, não sejamos pessimistas! Estamos a falar de competições diferentes e na nossa competição, a Liga NOS, os dragões permanecem invencíveis nos resultados e invioláveis na baliza. Como fator motivacional, os pupilos de Sérgio Conceição podem olhar para o jogo de domingo como uma hipótese de vencer seis jogos consecutivos, algo que não acontece desde 2010/11 aos comandos de André Villas-Boas que se recorde uma época de sucesso, podendo portanto ser o prenúncio de algo muito positivo.

Do outro lado surge o Rio Ave que, à exceção dos outros dois grandes, apresenta-se como o adversário mais complicado neste momento para o FC Porto, não só por jogar perante os seus adeptos mas também por apanhar um “dragão ferido”. Os vila-condenses encontram-se neste momento num respeitável 5.º lugar e ainda a algumas jornadas atrás estavam a disputar a liderança com dragões e leões. Todas as épocas as equipas do Rio Ave apresentam-se como uma incógnita do que irá realizar na Primeira Liga, apesar de em teoria lutar sempre por lugares europeus. Para desfazer qualquer dúvida, Miguel Cardoso assumiu o leme da equipa e até agora tem feito um trabalho admirável. O pupilo de Paulo Fonseca vai na sua época de estreia na Liga NOS e até agora tem dado boas indicações, podendo quem sabe, ultrapassar um dia o mestre. Às suas ordens, o “mister” Cardoso conta com craques como Cássio, Tarantini, Rubén Ribeiro, Nuno Santos, Yuri Ribeiro e Chico Geraldes (suspenso), tendo assim o equilíbrio perfeito entre experiência e irreverência.

Francisco Geraldes é a grande baixa na equipa vila-condense Fonte: Rio Ave FC
Francisco Geraldes é a grande baixa na equipa vila-condense
Fonte: Rio Ave FC

Os únicos pontos perdidos até agora pelos vila-condenses foram com o SL Benfica, num empate a uma bola, num jogo envolto em polémica e no qual o Rio Ave praticou um futebol de grande qualidade e na última jornada, a jogar no “Caldeirão” frente ao Marítimo numa derrota pela margem mínima e com um jogador a menos, num campo onde até os grandes costumam tremer.

Apresentadas assim as equipas e respetivos momentos de forma, o jogo entre as duas equipas do Norte encabeça a 6.ª jornada da Liga e, se por um lado o FC Porto quer desfazer todas as dúvidas dos adeptos e provar que a derrota europeia nada abalou as convicções e objetivos no campeonato, por outro o Rio Ave quer continuar o seu percurso positivo e assegurar desde cedo um lugar nas competições europeias.

Fonte: Bola na Rede
Fonte: Bola na Rede
Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecida a árbitra da final da Taça de Portugal Feminina entre Benfica e FC Porto

Teresa Oliveira é a árbitra escolhida para o Benfica x FC Porto. Primeiro Clássico da história do futebol feminino na final da Taça de Portugal Feminina.

Afonso Eulálio é o novo camisola rosa do Giro De Itália e entra na história do ciclismo português: «É incrível, ainda por cima depois...

Afonso Eulálio assumiu a camisola rosa do Giro De Itália. Ciclista português é o líder da competição depois de uma segundo lugar na quinta etapa.

Rodrigo Zalazar passa exames médicos e fica mais perto de ser anunciado como reforço do Sporting

Esta quarta-feira, Rodrigo Zalazar passou os exames médicos do Sporting e conheceu a Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

Goleador do Dínamo Zagreb volta ao radar de Portugal: Benfica estuda avançado que já foi associado ao FC Porto

Dion Beljo chamou à atenção do Benfica após apontar 30 golos na Liga Croata, ao serviço do Dínamo Zagreb. Avançado de 24 anos já foi apontado ao FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Ignacio Arruabarrena renova com o Arouca até 2028

Ignacio Arruabarrena renovou com o Arouca. O uruguaio continua nos lobos até 2028 e espera superar o recorde de Rafael Bracali.

Vice-presidente do Barcelona e as acusações de Florentino Pérez: «Patéticas e cheias de falsidades»

Rafa Yuste, vice-presidente do Barcelona, deixou fortes críticas à conferência de imprensa de Florentino Pérez, descrevendo-a como uma «manobra».

Luisão arrasa a UEFA no caso Prestianni e revela mágoa com adeptos do Benfica: «Foi porrada de tudo quanto é lado nas minhas redes...

Luisão, em declarações ao Flashscore, arrasou a UEFA quanto ao castigo de Prestianni e não escondeu mágoa para com os adeptos do Benfica.