João Mário: O novo dono do flanco direito! | FC Porto

- Advertisement -

João Mário, inicialmente um extremo com algumas limitações, chegou a parecer que nunca estaria perto de assumir um papel de destaque no FC Porto. A sua rapidez e técnica chocaram com a timidez que o distingue, era assim que era visto em campo – tímido, sem nunca chamar muito à atenção.

Mas João Mário, atualmente um lateral, tem sido um dos jogadores mais empolgantes de ver dentro das quatro linhas. Domina a ala e oferece aos dragões uma qualidade na definição do último passe que não era vista há algum tempo na lateral direita.

Esta adaptação acaba por trazer mais soluções a um plantel totalmente carenciado de laterais que consigam chegar com perigo à área adversária, o último com essa capacidade foi Alex Telles, que foi crucial para os campeonatos da era Conceição. É ao treinador que devemos agradecer por esta adaptação, ele que, sem medo, arriscou no jovem para assumir a posição e consequentemente teve grande sucesso.

João Mário
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

O talento está lá, em relação à temporada transata é um claro upgrade na posição. Manafá, apesar de ser competente para a posição, não consegue ser um perigo no ataque, ou oferecer garantias defensivas. Este segundo aspeto é aquele que, aos 21 anos, João Mário ainda não oferece.

Mas não nos podemos esquecer que, durante toda a sua carreira nas camadas inferiores do FC Porto, jogou sempre a extremo atacante, sem nunca ter de se preocupar com trabalhos defensivos. Contudo, pode aprender e conseguir oferecer garantias no ataque e na defesa.

Resta agora perceber se consegue ser regular nas aparições no onze inicial. Para já, o lugar é seu, mas já percebemos que, se não render, o treinador não tem qualquer problema em colocá-lo no banco de suplentes, algo que neste momento pode afetar a sua evolução. Se limar as arestas no momento defensivo, tem tudo para ser um dos melhores a atuar em solo português.

É um jogador que ainda está a formar a sua personalidade em campo, que ainda vai errar, mas que pode ser o nosso lateral titular durante muito tempo. Segue a escola de lateriais direitos de qualidade que Portugal produziu nos últimos anos.

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Juventus goleia Pisa e continua perseguição ao Como 1907 e à AS Roma pela Champions League: eis os resultados do dia na Serie A

A Juventus aplicou-se e bateu o Pisa na 28.ª jornada da Serie A. Goleada por 4-0 permite manter pressão sobre os adversários.

Roberto Martínez apontado a clube da Escócia depois do Mundial 2026 por Portugal

Roberto Martínez é alvo do Celtic para a próxima temporada. O técnico espanhol está ao leme de Portugal e vai disputar o Mundial 2026.

A última vitória do Sporting contra o Braga foi na despedida de Ruben Amorim

A ultima vez que o Sporting venceu o Braga, Ruben Amorim ainda era treinador dos leões. O jogo acabou 4-2 com uma reviravolta histórica dos verde e brancos.

Braga é o único clube da Primeira Liga que Rui Borges não venceu pelo Sporting

Rui Borges ainda não conseguiu vencer o Braga desde que é treinador do Sporting. O técnico soma três empates consecutivos com os arsenalistas.

PUB

Mais Artigos Populares

Dário Essugo regressa aos relvaodos na vitória do Chelsea frente ao Wrexham na Taça de Inglaterra

O Chelsea venceu o Wrexham para a FA Cup por 4-2, no prolongamento, na quinta eliminatória da Taça de Inglaterra. Dário Essugo voltou aos relvados após longa paragem.

Álvaro Arbeloa sai em defesa de jogador do Real Madrid: «Ninguém acredita mais nele do que eu»

Álvaro Arbeloa reforçou o apoio a Arda Guler. O técnico comentou uma reação de insatisfação do médio turco ao ser substituído no jogo de sexta-feira, frente ao Celta de Vigo.

Académica vence o Varzim fora de casa e isola-se no topo da fase de apuramento de campeão da Liga 3

A Académica venceu o Varzim por 1-0. A briosa isolou-se, de forma provisória, no topo da fase de apuramento de campeão da Liga 3.