João Mário: O novo dono do flanco direito! | FC Porto

- Advertisement -

João Mário, inicialmente um extremo com algumas limitações, chegou a parecer que nunca estaria perto de assumir um papel de destaque no FC Porto. A sua rapidez e técnica chocaram com a timidez que o distingue, era assim que era visto em campo – tímido, sem nunca chamar muito à atenção.

Mas João Mário, atualmente um lateral, tem sido um dos jogadores mais empolgantes de ver dentro das quatro linhas. Domina a ala e oferece aos dragões uma qualidade na definição do último passe que não era vista há algum tempo na lateral direita.

Esta adaptação acaba por trazer mais soluções a um plantel totalmente carenciado de laterais que consigam chegar com perigo à área adversária, o último com essa capacidade foi Alex Telles, que foi crucial para os campeonatos da era Conceição. É ao treinador que devemos agradecer por esta adaptação, ele que, sem medo, arriscou no jovem para assumir a posição e consequentemente teve grande sucesso.

João Mário
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

O talento está lá, em relação à temporada transata é um claro upgrade na posição. Manafá, apesar de ser competente para a posição, não consegue ser um perigo no ataque, ou oferecer garantias defensivas. Este segundo aspeto é aquele que, aos 21 anos, João Mário ainda não oferece.

Mas não nos podemos esquecer que, durante toda a sua carreira nas camadas inferiores do FC Porto, jogou sempre a extremo atacante, sem nunca ter de se preocupar com trabalhos defensivos. Contudo, pode aprender e conseguir oferecer garantias no ataque e na defesa.

Resta agora perceber se consegue ser regular nas aparições no onze inicial. Para já, o lugar é seu, mas já percebemos que, se não render, o treinador não tem qualquer problema em colocá-lo no banco de suplentes, algo que neste momento pode afetar a sua evolução. Se limar as arestas no momento defensivo, tem tudo para ser um dos melhores a atuar em solo português.

É um jogador que ainda está a formar a sua personalidade em campo, que ainda vai errar, mas que pode ser o nosso lateral titular durante muito tempo. Segue a escola de lateriais direitos de qualidade que Portugal produziu nos últimos anos.

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Sevilla supreende Atlético Madrid e Elche de André Silva e Martim Neto vence o Valência: Eis os resultados do dia na La Liga

O Sevilla recebeu e venceu o Atlético Madrid por 2-1 e o Elche bateu o Valência por 1-0, em jogos da 31.ª jornada da La Liga.

Daniel Bragança quebra resistência do Estrela da Amadora e abre marcador para o Sporting

Foi de Daniel Bragança o golo inaugural no jogo, já perto da hora de jogo. Estrela da Amadora e Sporting defrontam-se na Reboleira.

Juventus bate a Atalanta pela margem mínima e AC Milan é atropelado pela Udinese: Eis os resultados do dia na Serie A

Na 32.ª jornada da Serie A, a Juventus venceu por 1-0 na visita à Atalanta e o AC Milan foi surpreendido com uma derrota por 3-0 frente à Udinese.

Futsal: Portugal vence Japão por 3-2 no segundo jogo particular

A seleção portuguesa de futsal vence frente ao Japão, por 3-2, no segundo de dois jogos de preparação.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe pressiona Galatasaray com vitória larga e Alanyaspor de João Pereira empata: Eis os resultados do dia na Liga Turca

O Fenerbahçe goleou o Kayserispor por 4-0 e o Alanyaspor de João Pereira empatou a uma bola frente ao Trabzonspor, na 29.ª jornada da Liga Turca.

Invasão de campo insólita interrompe jogo: gato também quis ser protagonista do Estrela da Amadora x Sporting

Aos 36 minutos, um gato obrigou à interrupção do jogo. Estrela da Amadora e Sporting defrontam-se na Reboleira.

Chaves derrota o Torreense e Penafiel surpreende o Académico de Viseu em jogo com sete golos: Eis os resultados deste sábado na Segunda Liga

Na 29.ª jornada da Segunda Liga, o Chaves bateu o Torreense por 2-0 e o Penafiel venceu o Académico de Viseu por 4-3.