Jogador da Semana: Alex Telles

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

A primeira figura desta nova rubrica, e depois da exibição frente ao Rio Ave, não podia deixar de ser o brasileiro Alex Telles.

Mas antes de partirmos para a análise à exibição propriamente dita falemos primeiro sobre as características do jogador e do seu percurso. Formado na Juventude, modesto clube de Caxias do Sul no Brasil, foi no Grémio que Alex despontou. Após um ano num dos maiores clubes de Porto Alegre e depois de ter sido considerado o melhor Lateral-esquerdo do Brasileirão, deu o salto para a Europa, transferindo-se para os turcos do Galatasaray com apenas 20 anos. Após duas épocas regulares no clube turco, cumpriu uma temporada por empréstimo no gigante italiano Inter de Milão onde as coisas não lhe correram de feição. No último verão transferiu-se a troco de 6,5M€ para o FC Porto.

Vendo o lateral brasileiro jogar, salta logo à vista a sua capacidade ofensiva mas confesso que, por mais paradoxal que possa parecer após a três assistências para golo no último fim-de-semana, é a sua qualidade a defender que mais me impressiona. É um jogador muito completo. Fortíssimo a defender no um para um, é igualmente eficaz no controlo do espaço nas suas costas e na dobra aos centrais, tendo na sua enorme velocidade um dos maiores trunfos. Se compararmos com o que fez, por exemplo, Miguel Layun (tantas debilidades tem o mexicano no momento defensivo) no flanco direito no passado sábado, ou com o desempenho de Maxi Pereira quando é chamado, percebemos que as diferenças de desempenho e competência são gritantes e que raramente são criados problemas ao FC Porto pelo lado esquerdo.

Fonte: FC Porto
Foi dos pés de Telles que saíram as assistências para os primeiros três golos do FC Porto frente ao Rio Ave
Fonte: FC Porto

Depois, e porque Alex Telles é um lateral-esquerdo e não um defesa-esquerdo, tem um enorme pendor ofensivo. A atacar é muito competente, tanto em condução, como no cruzamento e nas bolas paradas (mais em cantos e livres laterais do que propriamente quando é chamado a executar livres diretos). Demonstra, ainda, uma enorme capacidade física que lhe permite fazer todo o corredor esquerdo durante o total dos 90 minutos. Apesar de todas estas qualidades que fazem do brasileiro, na minha opinião, o melhor lateral-esquerdo do nosso futebol (seguido de perto por Grimaldo diga-se), pode melhorar na inteligência de jogo. Isto é, por vezes procura demais o jogo direto para os avançados (porventura por indicação de NES) em detrimento da combinação com os médios e raramente procura movimentos interiores, sendo o cruzamento um dos seus vícios mesmo quando não parece ser a melhor opção. Ainda assim, uma das melhores contratações do FC Porto nos últimos anos.

Foto de Capa: FC Porto

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Frederico Varandas revela proposta recusada ao Atlético de Madrid por Morten Hjulmand: «Está longe do valor acordado com o jogador e o agente»

Frederico Varandas abordou o interesse do Atlético de Madrid em Morten Hjulmand. O presidente do Sporting revelou que o valor não era o acordado.

Frederico Varandas: «O senhor Duarte Gomes teceu declarações com grande gravidade e vai ter de provar o sucedido»

Frederico Varandas marcou presença na gala da Liga Portugal Awards e teceu declarações aos meios de comunicação social.

Rafael Leão na porta de saída: Eis quanto pede o AC Milan de Ruben Amorim

O AC Milan de Ruben Amorim fixou o valor de Rafael Leão entre 60 e 70 milhões de euros. O internacional português já assumiu a vontade de mudar de ares.

Acabou o sonho: Jaime Faria diz adeus a Wimbledon

Jaime Faria foi eliminado de Wimbledon na segunda ronda ao perder com Zizou Bergs por 1-3. Francisco Cabral ainda está na competição na variante de pares.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto cumpre primeiro treino no relvado do Olival com 28 jogadores e algumas baixas

O FC Porto realizou o primeiro treino no relvado no início da preparação desta temporada. Francesco Farioli contou com 28 jogadores.

FC Porto a lucrar: Danny Namaso assina pelo Auxerre até 2029

Danny Namaso assinou em definitivo pelo Auxerre. O avançado esteve emprestado pelo FC Porto ao clube francês e agora assina em definitivo.

Supertaça Cândido de Oliveira: Já há local, data e hora para o embate entre FC Porto e Toreense

Supertaca Cândido de Oliveira vai-se realizar em Coimbra, dia 1 de agosto ás 20h15. O embate põe frente a frente FC Porto e Torreense.