Jogador da Semana: Alex Telles

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

A primeira figura desta nova rubrica, e depois da exibição frente ao Rio Ave, não podia deixar de ser o brasileiro Alex Telles.

Mas antes de partirmos para a análise à exibição propriamente dita falemos primeiro sobre as características do jogador e do seu percurso. Formado na Juventude, modesto clube de Caxias do Sul no Brasil, foi no Grémio que Alex despontou. Após um ano num dos maiores clubes de Porto Alegre e depois de ter sido considerado o melhor Lateral-esquerdo do Brasileirão, deu o salto para a Europa, transferindo-se para os turcos do Galatasaray com apenas 20 anos. Após duas épocas regulares no clube turco, cumpriu uma temporada por empréstimo no gigante italiano Inter de Milão onde as coisas não lhe correram de feição. No último verão transferiu-se a troco de 6,5M€ para o FC Porto.

Vendo o lateral brasileiro jogar, salta logo à vista a sua capacidade ofensiva mas confesso que, por mais paradoxal que possa parecer após a três assistências para golo no último fim-de-semana, é a sua qualidade a defender que mais me impressiona. É um jogador muito completo. Fortíssimo a defender no um para um, é igualmente eficaz no controlo do espaço nas suas costas e na dobra aos centrais, tendo na sua enorme velocidade um dos maiores trunfos. Se compararmos com o que fez, por exemplo, Miguel Layun (tantas debilidades tem o mexicano no momento defensivo) no flanco direito no passado sábado, ou com o desempenho de Maxi Pereira quando é chamado, percebemos que as diferenças de desempenho e competência são gritantes e que raramente são criados problemas ao FC Porto pelo lado esquerdo.

Fonte: FC Porto
Foi dos pés de Telles que saíram as assistências para os primeiros três golos do FC Porto frente ao Rio Ave
Fonte: FC Porto

Depois, e porque Alex Telles é um lateral-esquerdo e não um defesa-esquerdo, tem um enorme pendor ofensivo. A atacar é muito competente, tanto em condução, como no cruzamento e nas bolas paradas (mais em cantos e livres laterais do que propriamente quando é chamado a executar livres diretos). Demonstra, ainda, uma enorme capacidade física que lhe permite fazer todo o corredor esquerdo durante o total dos 90 minutos. Apesar de todas estas qualidades que fazem do brasileiro, na minha opinião, o melhor lateral-esquerdo do nosso futebol (seguido de perto por Grimaldo diga-se), pode melhorar na inteligência de jogo. Isto é, por vezes procura demais o jogo direto para os avançados (porventura por indicação de NES) em detrimento da combinação com os médios e raramente procura movimentos interiores, sendo o cruzamento um dos seus vícios mesmo quando não parece ser a melhor opção. Ainda assim, uma das melhores contratações do FC Porto nos últimos anos.

Foto de Capa: FC Porto

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Ricardo Velho está entre os pré-convocados de Jorge Jesus para Portugal

Ricardo Velho está pré-convocado por Jorge Jesus. O guarda-redes ira ser um dos nomes na primeira convocatória do novo selecionador.

Sofiane Boufal é reforço do Al Ittihad da Líbia

Al Ittihad anunciou a contratação de Sofiane Boufal. O médio de 32 anos assinou um contrato até 2028 com a equipa da Líbia.

Gonçalo Ramos e a conversa com Zlatan Ibrahimovic: «Perguntou-me se eu estava feliz»

Gonçalo Ramos realizou a conferência de antevisão ao encontro entre AC Milan e Benfica, na jornada inaugural da Europa League.

Ruben Amorim esclarece: «Não houve convite do Benfica. É assunto encerrado»

Ruben Amorim realizou a conferência de antevisão ao encontro entre AC Milan e Benfica, na jornada inaugural da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim responde ao Bola na Rede: «Poderá jogar o Aursnes porque li os jornais e vocês geralmente acertam»

Ruben Amorim realizou a conferência de antevisão ao AC Milan e Benfica e respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Ruben Amorim: «Convite do Benfica? Era muito claro que não iria treinar em Portugal»

Ruben Amorim realizou a conferência de antevisão ao encontro entre AC Milan e Benfica, na jornada inaugural da Europa League.

Ruben Amorim analisa Benfica: «Podem vencer qualquer jogo porque tem um grande treinador e jogadores para isso»

Ruben Amorim realizou a conferência de antevisão ao encontro entre AC Milan e Benfica, na jornada inaugural da Europa League.