Jogador da Semana: Tiquinho Soares, o Lutador

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Mais pelos golos que marcou do que por aquilo que jogou frente ao FC Arouca, Tiquinho Soares é o jogador da semana e, porque não dizê-lo, o jogador do mês. Importa ressalvar que, neste artigo, mais do que enfatizar o presumível “MVP” do último jogo do FC Porto, pretende-se destacar o papel que Soares tem tido na equipa e analisar aquele que é, para muitos, a peça que faltava para otimizar a engrenagem da equipa azul e branca.

Começando pelo jogo frente ao FC Arouca, o destaque vai, por inteiro, para dois futebolistas: Yacine Brahimi e Óliver Torres. Brahimi está de regresso ao nível da primeira época que fez em Portugal mas com o acréscimo de estar agora mais consistente ao nível da tomada de decisão, colocando menos o foco do seu jogo na busca individual pela resolução dos problemas. Já Óliver Torres, esse sim, é peça-chave na engrenagem do FC Porto. A forma como lê o jogo, como o antecipa, como o controla está ao nível dos melhores do mundo. No lance do segundo golo do FC Porto, em frações de segundo, Óliver posicionou-se para ganhar a bola ao adversário, com o pé não dominante preparou o seguimento da jogada (claramente já desenhado na sua cabeça), e com o seu melhor pé colocou a bola “redonda” para Soares finalizar: verdadeiramente um hino ao futebol!

Fonte: Facebook Oficial de Brahimi
Fonte: Facebook Oficial de Brahimi

Quanto a Tiquinho Soares, o tal que conta já com nove golos em seis jogos disputados ao serviço do FC Porto na Liga NOS, este teve em Arouca uma noite até mais infeliz do que vem sendo habitual já que, apesar de ter marcado dois golos, desperdiçou também duas boas oportunidades de concretização. Em relação a Soares muito se tem dito e, muitas vezes, com o exagero típico de quem analisa o futebol tendo em conta apenas os números. Por isso, importa enfatizar aquilo que Soares é… Mas também aquilo que ele não é.

Soares não é um futebolista tecnicamente evoluído e não é um jogador que apresente uma qualidade significativa ao nível da leitura do jogo nem da tomada de decisão. Como tal, faltam-lhe caraterísticas essenciais para que um dia possa vir a estar no mesmo patamar dos melhores. Por outro lado, Soares é muito competente nos duelos físicos, já que não dá uma bola por perdida, ataca bem a profundidade e consegue finalizar com eficácia as oportunidades criadas pelos seus colegas de equipa.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Tiquinho Soares

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Reforço para a baliza do Sporting já está em Lisboa

Kaique chegou, esta quarta-feira, a Lisboa para reforçar o Sporting. O guarda-redes brasileiro deverá custar cerca de quatro milhões de euros.

Braga com quatro baixas no último treino antes do Áustria Viena

O Braga realizou o treino de véspera da deslocação ao terreno do Áustria Viena. A grande novidade foi a integração de Jonas Wind.

FC Porto oficializa regresso de Seko Fofana

O FC Porto anunciou a chegada de Seko Fofana por empréstimo do Rennes. O médio costa-marfinense vai voltar a usar o número 42.

Bayern Munique despede-se de João Palhinha: «Chegámos a uma solução com a qual todos concordámos»

Após a oficialização de João Palhinha no Benfica, o Bayern Munique agradeceu ao jogador pelo período passado no clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Depois de Rodrigo Mora, AS Roma avalia contratação de ex-Benfica

A AS Roma está a avaliar a possível contratação de Morato para substituir Jan Ziolkowski no setor defensivo.

Al Ittihad junta-se a Getafe, Bournemouth e AS Roma na corrida por Richard Ríos

O Al Ittihad quer garantir a contratação de Richard Ríos. O médio colombiano também está no radar da AS Roma.

Axel Disasi reforça o Crystal Palace por empréstimo do Chelsea

O Chelsea emprestou Axel Disasi ao Crystal Palace. O defesa-central reforçou a comitiva de Selhurst Park por uma temporada.