Anterior1 de 2Próximo

fc porto cabeçalho

Mais pelos golos que marcou do que por aquilo que jogou frente ao FC Arouca, Tiquinho Soares é o jogador da semana e, porque não dizê-lo, o jogador do mês. Importa ressalvar que, neste artigo, mais do que enfatizar o presumível “MVP” do último jogo do FC Porto, pretende-se destacar o papel que Soares tem tido na equipa e analisar aquele que é, para muitos, a peça que faltava para otimizar a engrenagem da equipa azul e branca.

Começando pelo jogo frente ao FC Arouca, o destaque vai, por inteiro, para dois futebolistas: Yacine Brahimi e Óliver Torres. Brahimi está de regresso ao nível da primeira época que fez em Portugal mas com o acréscimo de estar agora mais consistente ao nível da tomada de decisão, colocando menos o foco do seu jogo na busca individual pela resolução dos problemas. Já Óliver Torres, esse sim, é peça-chave na engrenagem do FC Porto. A forma como lê o jogo, como o antecipa, como o controla está ao nível dos melhores do mundo. No lance do segundo golo do FC Porto, em frações de segundo, Óliver posicionou-se para ganhar a bola ao adversário, com o pé não dominante preparou o seguimento da jogada (claramente já desenhado na sua cabeça), e com o seu melhor pé colocou a bola “redonda” para Soares finalizar: verdadeiramente um hino ao futebol!

Fonte: Facebook Oficial de Brahimi
Fonte: Facebook Oficial de Brahimi

Quanto a Tiquinho Soares, o tal que conta já com nove golos em seis jogos disputados ao serviço do FC Porto na Liga NOS, este teve em Arouca uma noite até mais infeliz do que vem sendo habitual já que, apesar de ter marcado dois golos, desperdiçou também duas boas oportunidades de concretização. Em relação a Soares muito se tem dito e, muitas vezes, com o exagero típico de quem analisa o futebol tendo em conta apenas os números. Por isso, importa enfatizar aquilo que Soares é… Mas também aquilo que ele não é.

Soares não é um futebolista tecnicamente evoluído e não é um jogador que apresente uma qualidade significativa ao nível da leitura do jogo nem da tomada de decisão. Como tal, faltam-lhe caraterísticas essenciais para que um dia possa vir a estar no mesmo patamar dos melhores. Por outro lado, Soares é muito competente nos duelos físicos, já que não dá uma bola por perdida, ataca bem a profundidade e consegue finalizar com eficácia as oportunidades criadas pelos seus colegas de equipa.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Tiquinho Soares

Anterior1 de 2Próximo

Comentários