Lendas do “universo” portista: Fernando Gomes

- Advertisement -

Golos, golos e mais golos. É impossível falar de Gomes e não juntar, na mesma frase, a palavra “golo”. Fernando Mendes Soares Gomes, 61 anos, natural do Porto, fica ligado à história do futebol português como um dos melhores e mais bem sucedidos pontas de lança de sempre.

A área era, de facto, o seu habitat natural e nela Gomes fazia maravilhas. Profundo conhecedor de cada metro quadrado de terreno dentro do retângulo mágico, o “bi-bota”, como ficou conhecido, mantinha uma relação ímpar com as redes adversárias. Um verdadeiro matador, tanto em Portugal como na Europa. Foram mais de 300 golos num total de cerca de 400 jogos. É obra!

“Dominava a área como poucos, o seu jogo de cabeça era brilhante, rematava forte e colocado com ambos os pés e parecia, como que por magia, adivinhar os lances para faturar” (Blogue “Dragão Azul Vivo”).

Fonte: FC Porto

A sua história no FC Porto começa a ser escrita em 1971, quando chega aos dragões para integrar a equipa de juvenis e, dois anos depois, a de juniores. A estreia nos seniores acontece em 1974 e, logo na primeira época, consegue a respeitosa marca de 18 golos em 28 partidas. Desde então seguiram-se 13 anos de dragão ao peito, com uma pequena interrupção de duas épocas para representar o Real Sporting de Gijón, de 1980 a 1982. As épocas de 1982/83 e de 1984/85, aliás, configuram-se como as mais produtivas da carreira de Fernando Gomes, nas quais apontou 49 e 46 golos, respetivamente.

 

Foto de Capa: Porto24

Artigo revisto por: Jorge Neves

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Nel revela conversa com Viktor Gyokeres e aborda Arsenal x Sporting: «A eliminatória está em aberto e vamos disputar o jogo lá com...

Rafael Nel analisou o desfecho do Sporting x Arsenal. Leões perderam por uma bola a zero na Champions League.

Eis o ranking da UEFA após a derrota do Sporting frente ao Arsenal

Sem novos pontos somados nesta ronda europeia, as contas de Portugal no ranking da UEFA ficam agora dependentes dos próximos jogos do FC Porto e do SC Braga.

Mikel Arteta não vê a eliminatória como resolvida: «Com o nível do Sporting, ainda falta muito»

Mikel Arteta analisou o desfecho do Sporting x Arsenal. Gunners ganharam por uma bola a zero na Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Gonçalves ainda acredita: «Sabemos que a eliminatória está em aberto e vamos lá para tentar ganhar»

Pedro Gonçalves analisou o desfecho do Sporting x Arsenal. Leões perderam por uma bola a zero na Champions League.

Balde de água fria em Alvalade: Eis o golo decisivo do Arsenal frente ao Sporting aos 90+1′

O Sporting perdeu com o Arsenal por 1-0 na primeira mão dos quartos de final da Champions League. Vê o golo decisivo de Kai Havertz.

Luis Suárez após a derrota em Alvalade: «No final a equipa mais eficiente saiu com a vitória»

Luis Suárez analisou o desfecho do Sporting x Arsenal. Leões perderam por uma bola a zero na Champions League.