Lendas do “universo” portista: Fernando Gomes

- Advertisement -

Golos, golos e mais golos. É impossível falar de Gomes e não juntar, na mesma frase, a palavra “golo”. Fernando Mendes Soares Gomes, 61 anos, natural do Porto, fica ligado à história do futebol português como um dos melhores e mais bem sucedidos pontas de lança de sempre.

A área era, de facto, o seu habitat natural e nela Gomes fazia maravilhas. Profundo conhecedor de cada metro quadrado de terreno dentro do retângulo mágico, o “bi-bota”, como ficou conhecido, mantinha uma relação ímpar com as redes adversárias. Um verdadeiro matador, tanto em Portugal como na Europa. Foram mais de 300 golos num total de cerca de 400 jogos. É obra!

“Dominava a área como poucos, o seu jogo de cabeça era brilhante, rematava forte e colocado com ambos os pés e parecia, como que por magia, adivinhar os lances para faturar” (Blogue “Dragão Azul Vivo”).

Fonte: FC Porto

A sua história no FC Porto começa a ser escrita em 1971, quando chega aos dragões para integrar a equipa de juvenis e, dois anos depois, a de juniores. A estreia nos seniores acontece em 1974 e, logo na primeira época, consegue a respeitosa marca de 18 golos em 28 partidas. Desde então seguiram-se 13 anos de dragão ao peito, com uma pequena interrupção de duas épocas para representar o Real Sporting de Gijón, de 1980 a 1982. As épocas de 1982/83 e de 1984/85, aliás, configuram-se como as mais produtivas da carreira de Fernando Gomes, nas quais apontou 49 e 46 golos, respetivamente.

 

Foto de Capa: Porto24

Artigo revisto por: Jorge Neves

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o Athletic x Barcelona da 27.ª jornada da La Liga

No próximo sábado, o Athletic vai receber o Barcelona num encontro da 27.ª jornada da La Liga. Catalães golearam por 5-0 no último embate.

Alvo do Benfica lidera ranking dos laterais mais valiosos fora dos Big-5 do CIES: há cinco jogadores que atuam em Portugal no Top-10

Anan Khalaili, que tem sido associado ao Benfica, lidera o ranking de laterais mais valiosos fora dos cinco maiores campeonatos. Iván Fresneda segue no segundo lugar.

Harry Kane falha encontro do Bayern Munique por lesão e pode vir a ser afastado da visita à Atalanta na Champions League

Vincent Kompany revelou que Harry Kane não estará disponível para o encontro frente ao Borussia Monchengladbach por lesão.

Gareth Bale elege o líder do balneário do Real Madrid nos seus tempos e recorda Cristiano Ronaldo: «Tinha o seu ego»

Gareth Bale falou da sua experiência ao serviço do Real Madrid. O avançado galês recordou Cristiano Ronaldo e elogiou Sergio Ramos.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona anuncia Joan Laporta e Víctor Font como candidatos à presidência do clube

A Comissão Eleitoral do Barcelona confirmou oficialmente que Joan Laporta e Víctor Font vão disputar a presidência do clube. O vencedor deste ato eleitoral tomará posse no dia 1 de julho.

Strahinja Pavlovic destaca qualidade de Rafael Leão, mas revela: «Leão é muito difícil de parar, mas eu sofro sobretudo com…»

O colega de equipa de Rafael Leão revelou que quem lhe dá mais dores de cabeça nos treinos do AC Milan é o norte-americano Christian Pulisic.

Bernardo Silva atingiu número histórico que o liga à carreira de Pep Guardiola

Bernardo Silva tornou-se no primeiro jogador de campo de sempre a cumprir 350 jogadores a ser titular sob as ordens de Pep Guardiola.