Lendas do “universo” portista: Fernando Gomes

- Advertisement -

Golos, golos e mais golos. É impossível falar de Gomes e não juntar, na mesma frase, a palavra “golo”. Fernando Mendes Soares Gomes, 61 anos, natural do Porto, fica ligado à história do futebol português como um dos melhores e mais bem sucedidos pontas de lança de sempre.

A área era, de facto, o seu habitat natural e nela Gomes fazia maravilhas. Profundo conhecedor de cada metro quadrado de terreno dentro do retângulo mágico, o “bi-bota”, como ficou conhecido, mantinha uma relação ímpar com as redes adversárias. Um verdadeiro matador, tanto em Portugal como na Europa. Foram mais de 300 golos num total de cerca de 400 jogos. É obra!

“Dominava a área como poucos, o seu jogo de cabeça era brilhante, rematava forte e colocado com ambos os pés e parecia, como que por magia, adivinhar os lances para faturar” (Blogue “Dragão Azul Vivo”).

Fonte: FC Porto

A sua história no FC Porto começa a ser escrita em 1971, quando chega aos dragões para integrar a equipa de juvenis e, dois anos depois, a de juniores. A estreia nos seniores acontece em 1974 e, logo na primeira época, consegue a respeitosa marca de 18 golos em 28 partidas. Desde então seguiram-se 13 anos de dragão ao peito, com uma pequena interrupção de duas épocas para representar o Real Sporting de Gijón, de 1980 a 1982. As épocas de 1982/83 e de 1984/85, aliás, configuram-se como as mais produtivas da carreira de Fernando Gomes, nas quais apontou 49 e 46 golos, respetivamente.

 

Foto de Capa: Porto24

Artigo revisto por: Jorge Neves

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.

Vítor Pereira enaltece vitória na sua estreia pelo Nottingham Forest: «Foi um jogo consistente para nós, merecemos o resultado»

Vítor Pereira fez a análise da vitória do Nottingham Forest frente ao Fenerbahçe, na primeira-mão dos playoffs da Europa League.

Antigo assessor do Benfica sai em defesa de Gianluca Prestianni: «Não é racista»

O antigo assessor de comunicação do Benfica, Ricardo Lemos, saiu em defesa de Gianluca Prestianni, no âmbito da acusação de Vinícius Júnior contra o avançado argentino.

FPF abre inquérito após incidentes entre adeptos antes do Sporting x Benfica em Futsal

A Federação Portuguesa de Futebol abriu um inquérito para apurar responsabilidades sobre os confrontos entre adeptos, antes do Sporting x Benfica, em Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal celebra mesmo sem jogar: eis o Ranking UEFA depois dos jogos da Europa League e da Conference League

Boas notícias para Portugal depois da quinta-feira europeia. Eis as consequências dos jogos da Europa League e da Conference League.

Wolfsburgo elimina a Juventus em Turim e Manchester United confirma qualificação: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

Esta quinta-feira, o Wolfsburgo e o Manchester United garantiram a passagem aos quartos-de-final da Champions League Feminina.

Portugal está a apenas uma vitória de terminar a época no 6º lugar do Ranking UEFA.

Portugal precisa que apenas uma das suas equipas vença mais um jogo para garantir o sexto lugar do Ranking UEFA e uma terceira equipa na Champions League.