Lendas do “universo” portista: Nélson Puga

- Advertisement -

Nascia há quase 60 anos, em Vila Nova de Cerveira, uma das lendas que dá forma ao extenso e inigualável “universo” portista. Falamos de Nélson Filipe Romeu Puga Costa, atual líder do departamento médico do FC Porto que, por entre o voleibol e o futebol, conta com mais de 40 anos de ligação afetiva e profissional ao clube.

Corria a época de 1977/78 quando Puga, praticante de voleibol no escalão de juniores dos dragões, beneficiou da saída de alguns dos jogadores mais velhos da equipa sénior para se sagrar campeão nacional em ambos os escalões. Com apenas 17 anos, era já uma figura das modalidades amadoras e, com uma carreira sempre em crescendo, não tardou a chegada à Seleção Nacional. Aí, atingiu a redonda marca dos 100 jogos com as quinas ao peito.

A atarefada atividade desportiva não o impediu de conciliar o curso de Medicina com o voleibol, e isso acabou por ser benéfico, tanto para Puga como para o FC Porto. Em jeito de brincadeira conta que, quando ainda jogava, exercia ao mesmo tempo a “profissão” de médico: “Comecei logo a ser o médico da minha equipa e da seleção. Qualquer problema vinham logo falar comigo. Isso ajudou-me muito e deu-me muita experiência.”

A ligação de Nélson Puga ao FC Porto conta já com mais de 40 anos de duração
Fonte: FC Porto

Seguiu-se o ingresso no departamento médico dos azuis e brancos, em 1997, onde é atualmente o líder máximo. Pelas suas mãos passaram alguns craques como Lucho, Quaresma, Anderson, Falcão ou Hulk, entre outros, e as mazelas foram sendo debeladas com a perícia e a astúcia daquele a que alguns chamavam o “Ronaldo da Medicina”.

Para o baú das recordações fica a conquista de oito Campeonatos Nacionais e três Taças de Portugal, em representação de clubes como o FC Porto, Centro de Desporto da Universidade do Porto, Leixões SC e Associação Académica de São Mamede.

Foto de Capa: FC Porto

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Foi muito elogiado por José Mourinho e está de regresso às opções do Benfica: «Senti muita falta»

Amar Dedic está de regresso após castigo de dois jogos. Lateral direito do Benfica disponível para a receção ao Nacional.

Reinaldo Teixeira assiste a jogo da Segunda Liga

Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, assiste o Penafiel x Académico Viseu. Jogo é referente à Segunda Liga.

Lamine Yamal sem problemas físicos após susto no treino de véspera do encontro com o Espanyol

Lamine Yamal foi dado como apto, após ter apresentado queixas físicas no treino de véspera do encontro frente ao Espanyol.

André Onana está emprestado pelo Manchester United e há novo clube interessado

O Besiktas está interessado em contratar André Onana. Guarda-redes joga atualmente na Turquia por empréstimo do Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Fulham homenageia Diogo Jota e André Silva antes do encontro frente ao Liverpool

O Fulham homenageou Diogo Jota antes da deslocação a Anfield para defrontar o Liverpool, em jogo da 32.ª jornada da Premier League.

Nottingham Forest de Vítor Pereira quer contratar médio do Inter Milão por menos do que 40 milhões de euros

O Nottingham Forest de Vítor Pereira quer contratar Davide Frattesi ao Inter Milão por menos de 40 milhões de euros.

Atlético Madrid tem contratação de reforço presa por 40 milhões de euros

O Atlético Madrid quer fechar a contratação de Éderson. Exigências da Atalanta continuam a travar o negócio.