📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Lendas do “universo” portista: Nélson Puga

- Advertisement -

Nascia há quase 60 anos, em Vila Nova de Cerveira, uma das lendas que dá forma ao extenso e inigualável “universo” portista. Falamos de Nélson Filipe Romeu Puga Costa, atual líder do departamento médico do FC Porto que, por entre o voleibol e o futebol, conta com mais de 40 anos de ligação afetiva e profissional ao clube.

Corria a época de 1977/78 quando Puga, praticante de voleibol no escalão de juniores dos dragões, beneficiou da saída de alguns dos jogadores mais velhos da equipa sénior para se sagrar campeão nacional em ambos os escalões. Com apenas 17 anos, era já uma figura das modalidades amadoras e, com uma carreira sempre em crescendo, não tardou a chegada à Seleção Nacional. Aí, atingiu a redonda marca dos 100 jogos com as quinas ao peito.

A atarefada atividade desportiva não o impediu de conciliar o curso de Medicina com o voleibol, e isso acabou por ser benéfico, tanto para Puga como para o FC Porto. Em jeito de brincadeira conta que, quando ainda jogava, exercia ao mesmo tempo a “profissão” de médico: “Comecei logo a ser o médico da minha equipa e da seleção. Qualquer problema vinham logo falar comigo. Isso ajudou-me muito e deu-me muita experiência.”

A ligação de Nélson Puga ao FC Porto conta já com mais de 40 anos de duração
Fonte: FC Porto

Seguiu-se o ingresso no departamento médico dos azuis e brancos, em 1997, onde é atualmente o líder máximo. Pelas suas mãos passaram alguns craques como Lucho, Quaresma, Anderson, Falcão ou Hulk, entre outros, e as mazelas foram sendo debeladas com a perícia e a astúcia daquele a que alguns chamavam o “Ronaldo da Medicina”.

Para o baú das recordações fica a conquista de oito Campeonatos Nacionais e três Taças de Portugal, em representação de clubes como o FC Porto, Centro de Desporto da Universidade do Porto, Leixões SC e Associação Académica de São Mamede.

Foto de Capa: FC Porto

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica lamenta morte de líder dos Diabos Vermelhos: «Uma marca indelével na história do apoio ao Benfica»

Sérgio Caetano, líder dos Diabos Vermelhos, faleceu. O Benfica já reagiu à morte num comunicado oficial.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Não gosto de jogar a cinco»

José Mourinho analisou o duelo entre o Atlético e o Benfica da Taça de Portugal. Águias venceram por 2-0 e seguem em frente.

Pedro D’Oliveira responde ao Bola na Rede: «Aos 20 minutos o Samuel Soares mandou fechar. Isso é mérito ao que foi o Atlético»

Pedro D'Oliveira analisou o duelo entre o Atlético e o Benfica da Taça de Portugal. Águias venceram por 2-0 e seguem em frente.

Pedro D’Oliveira: «Na segunda-parte, quando faltaram pernas, não faltou coragem»

Pedro D’Oliveira analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Dias: «O Atlético fez um trabalho extraordinário contra uma das melhores equipas de Portugal»

Ricardo Dias analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

José Mourinho deixa recado ao plantel: «A nossa primeira parte é pobre e houve muito jogador que não foi sério»

José Mourinho analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

Catarino Pascoal analisa derrota diante do Benfica: «Entrámos muito bem na primeira parte»

Catarino Pascoal analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.