Lendas do “universo” portista: Nélson Puga

- Advertisement -

Nascia há quase 60 anos, em Vila Nova de Cerveira, uma das lendas que dá forma ao extenso e inigualável “universo” portista. Falamos de Nélson Filipe Romeu Puga Costa, atual líder do departamento médico do FC Porto que, por entre o voleibol e o futebol, conta com mais de 40 anos de ligação afetiva e profissional ao clube.

Corria a época de 1977/78 quando Puga, praticante de voleibol no escalão de juniores dos dragões, beneficiou da saída de alguns dos jogadores mais velhos da equipa sénior para se sagrar campeão nacional em ambos os escalões. Com apenas 17 anos, era já uma figura das modalidades amadoras e, com uma carreira sempre em crescendo, não tardou a chegada à Seleção Nacional. Aí, atingiu a redonda marca dos 100 jogos com as quinas ao peito.

A atarefada atividade desportiva não o impediu de conciliar o curso de Medicina com o voleibol, e isso acabou por ser benéfico, tanto para Puga como para o FC Porto. Em jeito de brincadeira conta que, quando ainda jogava, exercia ao mesmo tempo a “profissão” de médico: “Comecei logo a ser o médico da minha equipa e da seleção. Qualquer problema vinham logo falar comigo. Isso ajudou-me muito e deu-me muita experiência.”

A ligação de Nélson Puga ao FC Porto conta já com mais de 40 anos de duração
Fonte: FC Porto

Seguiu-se o ingresso no departamento médico dos azuis e brancos, em 1997, onde é atualmente o líder máximo. Pelas suas mãos passaram alguns craques como Lucho, Quaresma, Anderson, Falcão ou Hulk, entre outros, e as mazelas foram sendo debeladas com a perícia e a astúcia daquele a que alguns chamavam o “Ronaldo da Medicina”.

Para o baú das recordações fica a conquista de oito Campeonatos Nacionais e três Taças de Portugal, em representação de clubes como o FC Porto, Centro de Desporto da Universidade do Porto, Leixões SC e Associação Académica de São Mamede.

Foto de Capa: FC Porto

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jaime Faria e Nuno Borges eliminados na primeira ronda de pares do US Open

Jaime Faria e Adam Walton foram derrotados por Kevin Krawietz e Tim Puetz, enquanto Nuno Borges e Rinky Hijikata caíram frente a Robert Cash e Alexander Erler.

Dupla contratação em Arouca: Lobos garantem reforços vindos do Newcastle e do Rijeka

O Arouca oficializou a contratação do lateral inglês Leo Shahar e do extremo croata Gabriel Rukavina para reforçar o plantel.

Leão quer manter o rugido | Sporting x CD Nacional

Apesar de um arranque em falso na Amadora, o Sporting vem de três triunfos seguidos e com melhoras constantes

André Ferreira: «Queremos desejar, em nome do Moreirense e especialmente do Liberato, as melhoras ao Froholdt»

André Ferreira fez a análise ao desfecho do encontro entre FC Porto e Moreirense, referente à 5.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Alarmes ligados no Dragão: Victor Froholdt sai de maca depois de choque com Liberato

Victor Froholdt perdeu os sentidos depois de um choque com o médio do Moreirense, Liberato. Médio saiu de maca e foi substituído por Seko Fofana.

Eis os 5 destaques do FC Porto x Moreirense

O FC Porto venceu o Moreirense por 2-1 na...

FC Porto vence Moreirense e mantém liderança da Primeira Liga

O FC Porto recebeu e venceu o Moreirense por 2-1, no encontro referente à a 5.ª jornada da Primeira Liga.