Lopetegui a jogar FM

- Advertisement -

hic sunt dracones

Começo este artigo relembrando o afamado Felipão. As comparações nunca são justas. Dificilmente se pode dizer que este ou aquele jogador são iguais quando o contexto é completamente diferente. E tal acontece, também, em relação aos treinadores. Mas… porquê comparar Lopetegui ao Scolari? Vamos por partes.

Tenho acompanhado o FC Porto ao longo desta pré-temporada. Tenho visto os jogos e analisado ao pormenor os princípios e o estilo de jogo que Lopetegui pretende para os dragões. E, pelo que tenho visto, 90% do que se via no ano passado também se continua a ver este ano. Aquele futebol triste, lento, sem chama… Quero esperar para ver porque acho que vamos ter novidades em relação à forma de jogar do FC Porto mas, até ao momento, não posso deixar de me lembrar de Scolari ao pensar em Lopetegui.

Scolari conta com 20 títulos ao longo de uma carreira (como treinador) iniciada em 1982. Ganhou, inclusive, um Mundial e uma Taça das Confederações. Troféus de causar inveja a qualquer treinador. Mas, quando vejo e analiso o trabalho de Scolari, reconheço pouco mérito no trabalho desenvolvido.

Uma equipa não pode ser um conjunto de individualidades lançadas para o campo à espera de que tudo corra pelo melhor. Tem de se treinar como é que elas vão funcionar entre si, perante um adversário e perante a imprevisibilidade do jogo. É necessário que exista uma ideia comum pela qual os onze jogadores se regem.

Scolari, tal como Lopetegui, um selecionador competente Fonte: conmebol.com
Scolari, tal como Lopetegui, um selecionador competente
Fonte: conmebol.com

São extremamente competentes nas seleções onde o trabalho realizado com os jogadores é menor e jogam em competições a eliminar. Nas seleções, os selecionadores tendem, regra geral, a aproveitar o trabalho que se realiza ao nível do clube. Daí ser normal que as melhores seleções sejam aquelas que aproveitam as espinhas dorsais de um clube em específico. Geralmente, quem costuma orientar as selecções e ter sucesso à frente delas são pessoas com um grande caráter de liderança capazes de criar um grupo unido e bastante focado num objetivo comum.

Ora, voltando a Lopetegui. O espanhol parece ser incapaz de recriar a forma de jogar que tanto aprecia e que tem trazido vários títulos ao futebol do país vizinho. Incapaz de pôr a equipa a jogar como quer, Lopetegui tem jogado Football Manager na vida real e optado por um caminho bem menos sinuoso. Quando não se é competente no trabalho que se realiza, compram-se os melhores jogadores. Tendo os melhores jogadores estamos sempre mais perto de vencer. Sempre. Mesmo o pior treinador da história dos treinadores pode ser campeão tendo as melhores individualidades. E reparem que não digo a melhor equipa. Depois de contratar Iker Casillas ou de gastar uma quantia enorme em Imbula, qual será a próxima surpresa do FC Porto?

A minha pergunta é só uma… Será Lopetegui capaz de repetir a proeza do ano passado? Ou vai (finalmente) conseguir alguma coisa da equipa?

Foto de capa: Facebook do FC Porto

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vítor Matos de olho na Primeira Liga: Swansea tem alvo no Santa Clara e custa 5 milhões de euros

O Swansea está muito interessado em garantir a contratação de Gabriel Silva. A equipa do Championship é orientado por Vítor Matos.

Histórico do FC Porto perto de assinar com o Benfica

Rafa está muito perto de assinar um contrato de três anos com o Benfica, deixando o FC Porto no final da temporada.

As primeiras palavras de Oskar Pietuszewski no FC Porto: «Assinei para ganhar títulos e vou lutar e dar tudo»

Oskar Pietuszewski é oficialmente jogador do FC Porto. Extremo de 17 anos deixa Jagiellonia e assina contrato de três temporadas.

Atenção: Eis os 14 convocados de Portugal para o Euro 2026 de Futsal

Jorge Braz deu a conhecer esta quarta-feira a lista de convocados de Portugal para o Euro 2026 de Futsal. Torneio começa no dia 21 de janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto oficializa Oskar Pietuszewski e detalha pormenores do negócio

Oskar Pietuszewski é oficialmente jogador do FC Porto. Extremo de 17 anos deixa Jagiellonia e assina contrato de três temporadas.

Thiago Almada optou pelo Atlético Madrid em detrimento do Benfica no verão e já procura novo clube em janeiro

Thiago Almada pretende encontrar um novo projeto. Médio tem somado poucos minutos no Atlético Madrid e tem o Nápoles como interessado.

Gustavo Klismahn regressa ao Santa Clara e reforça opções de Vasco Matos para o meio-campo

Gustavo Klismahn está de volta ao Santa Clara. Médio incorporado na equipa principal depois do empréstimo ao Vissel Kobe.