Lopetegui a jogar FM

- Advertisement -

hic sunt dracones

Começo este artigo relembrando o afamado Felipão. As comparações nunca são justas. Dificilmente se pode dizer que este ou aquele jogador são iguais quando o contexto é completamente diferente. E tal acontece, também, em relação aos treinadores. Mas… porquê comparar Lopetegui ao Scolari? Vamos por partes.

Tenho acompanhado o FC Porto ao longo desta pré-temporada. Tenho visto os jogos e analisado ao pormenor os princípios e o estilo de jogo que Lopetegui pretende para os dragões. E, pelo que tenho visto, 90% do que se via no ano passado também se continua a ver este ano. Aquele futebol triste, lento, sem chama… Quero esperar para ver porque acho que vamos ter novidades em relação à forma de jogar do FC Porto mas, até ao momento, não posso deixar de me lembrar de Scolari ao pensar em Lopetegui.

Scolari conta com 20 títulos ao longo de uma carreira (como treinador) iniciada em 1982. Ganhou, inclusive, um Mundial e uma Taça das Confederações. Troféus de causar inveja a qualquer treinador. Mas, quando vejo e analiso o trabalho de Scolari, reconheço pouco mérito no trabalho desenvolvido.

Uma equipa não pode ser um conjunto de individualidades lançadas para o campo à espera de que tudo corra pelo melhor. Tem de se treinar como é que elas vão funcionar entre si, perante um adversário e perante a imprevisibilidade do jogo. É necessário que exista uma ideia comum pela qual os onze jogadores se regem.

Scolari, tal como Lopetegui, um selecionador competente Fonte: conmebol.com
Scolari, tal como Lopetegui, um selecionador competente
Fonte: conmebol.com

São extremamente competentes nas seleções onde o trabalho realizado com os jogadores é menor e jogam em competições a eliminar. Nas seleções, os selecionadores tendem, regra geral, a aproveitar o trabalho que se realiza ao nível do clube. Daí ser normal que as melhores seleções sejam aquelas que aproveitam as espinhas dorsais de um clube em específico. Geralmente, quem costuma orientar as selecções e ter sucesso à frente delas são pessoas com um grande caráter de liderança capazes de criar um grupo unido e bastante focado num objetivo comum.

Ora, voltando a Lopetegui. O espanhol parece ser incapaz de recriar a forma de jogar que tanto aprecia e que tem trazido vários títulos ao futebol do país vizinho. Incapaz de pôr a equipa a jogar como quer, Lopetegui tem jogado Football Manager na vida real e optado por um caminho bem menos sinuoso. Quando não se é competente no trabalho que se realiza, compram-se os melhores jogadores. Tendo os melhores jogadores estamos sempre mais perto de vencer. Sempre. Mesmo o pior treinador da história dos treinadores pode ser campeão tendo as melhores individualidades. E reparem que não digo a melhor equipa. Depois de contratar Iker Casillas ou de gastar uma quantia enorme em Imbula, qual será a próxima surpresa do FC Porto?

A minha pergunta é só uma… Será Lopetegui capaz de repetir a proeza do ano passado? Ou vai (finalmente) conseguir alguma coisa da equipa?

Foto de capa: Facebook do FC Porto

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Para ser a bomba do mercado? Imprensa internacional avança que Real Madrid quer ‘roubar’ herói do Mundial 2026 ao Barcelona

Ferran Torres pode trocar o Barcelona pelo Real Madrid. O PSG também está na corrida pelo avançado espanhol.

Nicolás Otamendi toma decisão após o Mundial 2026

Nicolás Otamendi está pronto para voltar a jogar pelo River Plate, depois da Argentina ter perdido a final do Mundial 2026.

Real Madrid em cisão total: Rodri Hernández é tema de conversa no Bernabéu

O Real Madrid pode vir a ser destino de Rodri Hernández. O médio não fecha as portas a um regresso a Espanha neste mercado.

Mame Niang confirmado como reforço do FC Porto

Mame Niang foi confirmado durante esta terça-feira como reforço do FC Porto, assinando por cinco temporadas.

PUB

Mais Artigos Populares

António Silva já tem acordo com o Bournemouth e Benfica tem razões para sorrir

António Silva prepara-se para ser reforço do Bournemouth. O defesa central já tem acordo com o emblema inglês.

Henrique Rocha eliminado do Estoril Open

Henrique Rocha foi eliminado do Estoril Open. O tenista português caiu aos pés de Pedro Martínez, que chegou à final de 2024.

Erling Haaland toma decisão importante em relação ao futuro: Real Madrid está atento

Erling Haaland definiu que não vai deixar o Manchester City neste mercado de transferências, desejando ficar mais uma época nos ingleses.