Mais Brahimi, Mais Desequilíbrio, Mais FC Porto

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Após (mais) um momento de menor fulgor na presente época futebolística, o FC Porto parece novamente ter encontrado o caminho para o sucesso, não apenas ao nível dos resultados mas também sob o ponto de vista exibicional. Se outrora a chave para a melhoria da equipa pareceu estar no 4-4-2 losango implementado por Nuno Espírito Santo, desta feita a subida de rendimento pode ser associada, ainda que não exclusivamente, a um elemento individual: Yacine Brahimi.

Analisar Brahimi, sob o ponto de vista futebolístico, é de certa forma analisar o futebol africano naquilo que são as suas principais virtudes, mas também as suas mais elementares limitações. Brahimi é sinónimo de desequilíbrio, de criatividade, de imprevisibilidade; mas é também sinónimo de individualismo. Este não parece, porém, tratar-se de um caso em que o futebolista apresente défices graves ao nível da tomada de decisão, porque já em diversas ocasiões este provou que sabe qual é o momento certo para soltar a bola ou para procurar outros colegas. O que parece é que Brahimi, sabendo ser um driblador nato e um jogador temível no um para um, tende a dar primazia a este tipo de soluções em detrimento, por exemplo, de tabelas ou combinações.

Apesar de todas as limitações ao nível do envolvimento coletivo que podem ser atribuídas a Yacine Brahimi, o que não pode ser considerada irrelevante é a sua extraordinária capacidade técnica sendo que este é, neste particular, provavelmente um dos melhores futebolistas da Liga NOS 2016/17. O futebolista argelino não tem, tendencialmente, um timing correto ao nível da tomada de decisão levando a que as soluções de que dispõe no momento em que decide soltar a bola já não sejam as melhores; porém, tem uma tremenda facilidade em “desmontar” equipas que se encontram em organização defensiva, algo que parecia faltar a este FC Porto.

Poderá Otávio coexistir com Brahimi no meio campo azul e branco? Fonte: Facebook Oficial de Otávio
Poderá Otávio coexistir com Brahimi no meio campo azul e branco?
Fonte: Facebook Oficial de Otávio

Antes da sua lesão, e ainda com Otávio no seu 11 habitual, a equipa dispunha de um futebolista taticamente mais culto, tecnicamente dotado com bola e agressivo sem a mesma. Porém, era cada vez mais frequente a dificuldade apresentada pelo brasileiro em dar sequência, com sucesso, às jogadas de envolvimento ofensivo do FC Porto. Já com Brahimi a equipa não melhora ao nível da tomada de decisão e, consequentemente, das perdas de bola no momento ofensivo, mas torna-se francamente mais forte na capacidade de desequilíbrio, sobretudo quando em organização ofensiva.

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Conceição comenta Juventus x AC Milan: «Merecíamos ter vencido»

A Juventus empatou 1-1 em casa contra o AC Milan para a terceira jornada da Serie A. Fica com a reação de Francisco Conceição.

‘Here we go’: Hakim Ziyech está a caminho do Brasileirão

Hakim Ziyech está a caminho do Brasileirão. Internacional marroquino de 33 anos prepara-se para ser jogador do Botafogo.

Sérgio Conceição oferecido à Fiorentina mas já há acordo verbal com outro treinador

A Fiorentina já tem acordo verbal com Paolo Vanoli depois do despedimento de Fabio Grosso. Sérgio Conceição tinha sido oferecido ao clube.

Brasileirão: Palmeiras de Abel Ferreira empata na casa do Botafogo e é Leonardo Jardim quem sorri

O Palmeiras de Abel Ferreira empatou 0-0 na casa do Botafogo para a jornada 26 do Brasileirão. Um ponto para cada lado.

PUB

Mais Artigos Populares

Lúcia abriu o corredor, Moller tomou conta do campo: Benfica deu lição na Supertaça

Um calor abrasador, acima dos 30 graus, recebeu Benfica e FC Porto para o pontapé de saída da nova época do futebol feminino português. 

Águias pintam Supertaça de vermelho com “manita” às rivais | Benfica 5-1 FC Porto

Num Estádio Municipal do Fontelo castigado por temperaturas superiores a 30 graus, o Benfica vencem o FC Porto por 5-1.

Fiorentina de Pedro Gonçalves e João Mario despede Fabio Grosso após três derrotas consecutivas na Serie A

A Fiorentina comunicou a saída de Fabio Grosso do comando técnico, após o arranque negativo na Serie A.