Mais do mesmo (ou ainda pior)

- Advertisement -

Fraco. A rondar o paupérrimo. Se me pedissem um curto comentário às mais recentes exibições do FC Porto (sobretudo nesta última deslocação a Barcelos) seriam estas as palavras que usaria. Se, em solo russo, o resultado conseguiu “abafar”, de certa forma, uma exibição cinzenta da equipa, a surpreendente derrota frente ao Gil Vicente FC, neste último sábado, fez vir tudo à tona: desde o reduzido impacto efetivo dos novos reforços, à exceção, naturalmente, do guardião argentino Marchesín, até às sistemáticas teimosias de Sérgio Conceição (e não, já não consigo apelidá-las de outra coisa).

Comecemos pelo início: frente ao FK Krasnodar, o FC Porto que, a meu ver, partia como claro favorito para esta eliminatória europeia, enfrentou um adversário que, apesar de limitado, partia para este duplo confronto com vantagem no que ao ritmo competitivo diz respeito. Primeira parte dominada pela formação portuguesa, segunda metade de maior equilíbrio que acabou por ser ilustrada por duas principais chances de golo, uma para cada lado.

SE ACHAS QUE OS DRAGÕES VÃO SEGUIR EM FRENTE, FRENTE AO FK KRASNODAR, NÃO PERCAS MAIS TEMPO: APOSTA JÁ!

Após a vitória na Rússia, o FC Porto caiu com estrondo em Barcelos, onde foi derrotado pela equipa local por 2-1
Fonte: FC Porto

Felizmente para o FC Porto, Marche impediu que a primeira delas atribuísse a vantagem à equipa da casa, permitindo, consequentemente, que Sérgio Oliveira inaugurasse o marcador já muito perto do apito final e, assim, colocasse a formação portuguesa com boas perspetivas para a segunda mão.

No entanto, apesar da euforia intrínseca a qualquer vitória europeia, pessoalmente, encontrava-me relativamente relutante perante a pouca qualidade de jogo apresentada na Rússia: a lentidão com que se efetuavam possíveis contra-ataques, a dependência exagerada do “pontapé para a frente” e a falta de ousadia para rematar de fora de área eram todos fatores que traziam de volta infelizes lembranças de 2018/19; esses fatores voltariam a assombrar a massa adepta portista na primeira jornada do campeonato, desta vez com repercussões efetivas no resultado final.

A derrota em Barcelos deixou à vista debilidades em todos os setores do campo que muitos queriam atirar para debaixo do tapete. Jogadores que muitos apontaram como soluções/opções começam a provar a sua verdadeira valia. Isto, claro, no mau sentido. Nomes? Já os citei inúmeras vezes neste espaço de opinião, portanto não voltarei a enumerá-los (apesar de não ser nada difícil identificá-los). Desta vez, apenas apontarei um nome: Sérgio Conceição.

Foto de capa: Liga Portugal

Revisto por: Jorge Neves

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges e o apuramento direto: «Não jogaremos a pensar nisso, mas sim em ganhar e criar história»

Rui Borges falou com os jornalistas durante esta terça-feira, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

Rui Borges aborda regresso de Nuno Santos: «Um guerreiro autêntico, há poucos, muito poucos como ele»

Rui Borges falou com os jornalistas durante esta terça-feira, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

Rui Borges e o embate com o Athletic Bilbao: «Estamos focados e há vontade de fazer algo que ficará marcado»

Rui Borges falou com os jornalistas durante esta terça-feira, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

Casa Pia cede Fahem Benaissa ao Mantova até ao final da temporada

O lateral-esquerdo francês Fahem Benaissa vai reforçar o Mantova por empréstimo do Casa Pia até ao final da temporada, num negócio que inclui uma opção de compra.

PUB

Mais Artigos Populares

Isnaba Mané e Estoril Praia chegam a acordo para rescisão

O Estoril Praia e Isnaba Mané chegaram a acordo para a rescisão do contrato que unia o extremo ao clube, pondo fim à ligação iniciada em janeiro de 2025.

João Gastão emprestado pelo Estrela da Amadora ao Belenenses

O Belenenses chegou a acordo com o Estrela da Amadora para a cedência do ponta-de-lança João Gastão até final da presente época.

Benfica: Direção do Groningen afasta possibilidade de vender Stije Resink

O diretor geral do Groningen, Frank van Mosselveld, referiu que o clube não está interessado em vender Stije Resink neste mercado de janeiro.