Sporting CP-FC Porto: Mal menor

Está de volta a festa da Taça. E como há muito não se via, são dois dos três maiores clubes nacionais a enfrentarem-se na magnífica final do Jamor. FC Porto e Sporting CP defrontam-se no final de mais uma longa época. Os dois clubes chegam a esta final com estados de alma bem diferentes.

O Sporting CP, apesar de mais uma época modesta chega bastante moralizado. Devido ao início de época conturbado, as expectativas dos adeptos arrancaram mais baixas e a equipa gozou de uma maior tolerância. O 3º lugar no campeonato era o mais esperado e tudo o que viesse por acréscimo era visto como um bónus. Ora, esse bónus chegou por via das duas taças nacionais. A Taça da Liga já foi conquistada e os comandados de Marcel Kaizer fizeram um percurso bastante meritório na Taça de Portugal, chegando ao Jamor depois de eliminar o maior rival. A época foi de altos e baixos. Depois da conquista da Taça da Liga chegaram a passar lenços brancos por Alvalade mas, no final de contas, o Sporting CP que chega a esta final é o mais confiante de toda a temporada.

Relativamente às possíveis opções do treinador do Sporting CP para a partida deste sábado são praticamente nulas as dúvidas. Deverá subir ao relvado o habitual 4x3x3 com Renan na baliza, Bruno Gaspar, Coates, Mathieu e Acuña na defesa, Gudelj, Wendel e Bruno Fernandes no trio de meio campo e o ataque entregue a Raphinha, Diaby e Luiz Phellype.

A expulsão de Corona no passado sábado é uma dor de cabeça para Sérgio Conceição resolver
Fonte: FC Porto

No que concerne ao FC Porto a história é ligeiramente diferente. Por incrível que possa parecer, uma equipa que lutou pelo campeonato até à última jornada, atingiu os quartos-de-final da Liga dos campeões e logrou a final nas duas taças internas (para além da vitória na Supertaça), chega a este jogo decisivo mais fragilizada. A desilusão pela perda do campeonato depois de ter estado com sete pontos de avanço vai-se sobrepondo a todos os méritos que uma equipa que fez o percurso que o FC Porto fez tem que ter. A pressão dos adeptos sobre a equipa está numa fase de acalmia (depois do episódio em Vila do Conde) mas uma derrota no jogo com o Sporting CP pode voltar a disparar os níveis de frustração. Pela expectativa inicial e pela desilusão mais recente, parece-me que o FC Porto chega à final da Taça de Portugal com mais a perder e com maior responsabilidade.

No que diz respeito às opções de Sérgio Conceição, o onze inicial apresentado não deverá fugir muito disto: Fabiano; Militão, Felipe, Pepe e Alex Telles; Danilo, Herrera, Otávio e Brahimi; Marega e Soares.

São, portanto, duas equipas que chegam com algumas baixas (até por via das expulsões do fim-de-semana) mas que apostam tudo, ou quase tudo na final de sábado. Ainda assim, se para o Sporting CP este jogo será quase a cereja no topo de uma época que, dadas as expectativas, acaba por ser positiva, para os adeptos do FC Porto não passará de um mal menor e de um pequeno mimo após a frustração do campeonato.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Conrad Harder estreia-se pelo RB Leipzig com uma vitória para a Bundesliga

O RB Leizpig foi ao terreno do Mainz 05 vencer por uma bola a zero, em jogo da terceira jornada da Bundesliga.

Ruben Amorim revela problema do Manchester United e destaca: «Estamos a jogar muito melhor e isso dá-nos confiança»

Ruben Amorim voltou a antever o Manchester City x Manchester United. Duelo é o prato grande da quarta jornada da Premier League e joga-se este domingo.

Ruben Amorim passou os dias a pensar no Manchester City: «Aproveitei o fim de semana com as crianças, levei-as à escola, mas estava sempre...

Ruben Amorim voltou a antever o Manchester City x Manchester United. Duelo é o prato grande da quarta jornada da Premier League e joga-se este domingo.

Luís Filipe Vieira preocupado com eleições no Benfica: «Não podemos aceitar que se manipulem regras para limitar a democracia interna ou para calar vozes...

Luís Filipe Vieira escreveu uma carta aos sócios. Presidente do Benfica abordou as eleições do dia 25 de outubro de 2025 com preocupações.

PUB

Mais Artigos Populares

Paco Alcácer continua livre no mercado e pode ter destino surpreendente

Paco Alcácer finalizou recentemente o seu contrato com o Al Sharjah e pode regressar a Espanha pelas portas do Castellón.

Açorianos respiram, Benfiquistas sufocam | Benfica 1-1 Santa Clara

O erro do capitão encarnado caiu como um balde de água fria na Luz. O Benfica, que parecia ter o triunfo assegurado, acabou por ceder pontos

Nélson Veríssimo faz como Bruno Lage e declara: «A responsabilidade é minha»

Nélson Veríssimo lamentou a derrota do Benfica B frente ao Felgueiras, na quinta jornada da Segunda Liga, e assumiu a responsabilidade.