Máquina do Tempo: Serenata à Chuva

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Faz na segunda-feira, dia 10 de abril, precisamente 14 anos. Em pleno Estádio das Antas, com mais de 45 mil espetadores nas bancadas, o FC Porto entrava em campo para jogar a primeira mão da meia-final da Taça UEFA frente à poderosa SS Lazio. A equipa azul e branca, disposta em 4x4x2, entrava em campo com Vítor Baía, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Dmitri Alenichev, Deco, Derlei e Hélder Postiga. No banco do FC Porto e assumindo o leme da equipa sentava-se José Mourinho, de fato e sobretudo azul-escuro, na época um (quase) desconhecido na Europa do futebol.

Do lado contrário a qualidade era imensa: o veterano internacional italiano Angelo Peruzzi defendia a baliza, os livres diretos batidos por Siniša Mihajlović eram um perigo constante, no centro da defesa Fernando Couto era um garante de garra e determinação, Dejan Stankovic e Diego Simeone eram os verdadeiros pêndulos da equipa e, no ataque, Claudio “El Piojo” López era, com a sua velocidade estonteante, uma seta permanentemente apontada à baliza adversária. O desafio era claramente difícil e, na época, a equipa comandada por Roberto Mancini era a unânime favorita a vencer a eliminatória e a estar presente na final da Taça UEFA 2002/2003.

Apito na boca de Kyros Vassaras, iniciou-se o jogo e, logo aos seis minutos, Claudio López gelou as Antas. Logo no primeiro ataque da equipa italiana o avançado argentino concretizaria em golo a oportunidade criada. Parecia inevitável: a SS Lazio tinha um plantel com valores individuais amplamente reconhecidos internacionalmente e, da parte do FC Porto, pouco mais haveria a fazer a não ser lutar com dignidade para evitar a humilhação europeia. Só que os comandados de José Mourinho não pensavam assim!

Deco no jogo da primeira mão Fonte: Getty Images

Deco no jogo da segunda mão em Roma
Fonte: Getty Images

Dez minutos de jogo e Maniche, à entrada da área (como em tantas outras ocasiões!), haveria de relançar o jogo. E foi a partir daí que, já após um golo anulado e iniciando uma verdadeira “serenata à chuva”, o FC Porto haveria de arrancar para uma das melhores exibições do clube em competições internacionais. Aos 28 minutos, de cabeça e na sequência de um canto, Derlei acabaria por colocar a equipa azul e branca na frente do marcador. Aos 50 minutos, em recarga a um livre de longa distância marcado por Deco (e mal abordado por parte de Peruzzi), Derlei dilataria ainda mais a vantagem. Finalmente, aos 56 minutos, a partir da direita, Hélder Postiga com um forte remate deixaria também a sua marca no jogo e fecharia as contas da partida: 4-1 favorável ao FC Porto.

Foto de Capa: Alamy.com

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafa Silva finaliza jogada de luxo do Benfica e águias já vencem o Hearts

O Benfica e o Hearts estão a enfrentar-se durante a noite desta quinta-feira, num encontro que se realiza no Estádio da Luz.

Imprensa nacional garante que FC Porto rejeitou hipótese de contratar Joselu e continua na busca por avançado

Joselu não vai reforçar o FC Porto. Imprensa nacional garante que os dragões rejeitaram esta hipótese e seguem no mercado.

Maghnes Akliouche assina pelo PSG e é o 1º reforço dos bicampeões europeus para a nova época

O PSG já oficializou a chegada de Maghnes Akliouche. Extremo francês chega do AS Mónaco e é o primeiro reforço da época.

Pedro Proença garante FPF alinhada com a UEFA contra Gianni Infantino: «Nunca abdicaremos destes valores, que são para nós inalienáveis»

Pedro Proença já revelou a posição da FPF relativamente à proposta de Gianni Infantino para o Mundial. Alinhamento total com a UEFA.

PUB

Mais Artigos Populares

Fim da novela: Vinícius Júnior renova com o Real Madrid até 2032 e vai mesmo ser treinado por José Mourinho

O Real Madrid oficializou a renovação de contrato de Vinícius Júnior. Extremo brasileiro entrava no último ano de vínculo.

Newcastle junta Richard Ríos a médio do FC Porto na lista de alvos para o meio-campo

O Newcastle quer encontrar um substituto para Bruno Guimarães. Richard Ríos, médio do Benfica, está na lista dos magpies.

A grande surpresa do Benfica para o jogo frente ao Hearts

O Benfica vai enfrentar o Hearts a partir das 20 horas desta quinta-feira, num encontro realizado no Estádio da Luz.