Marcano: O exorcista do fantasma de Alex Telles? | FC Porto

    Zaidu meteu água, Wendell foi contratado mas, surpreendentemente, é Iván Marcano quem está na pole position para a titularidade em Alvalade, no próximo sábado, dia 11 de setembro.

    Ainda o campeonato está no início e já aí está a primeira “crise de identidade tática” do FC Porto. É caso para dizer que o fantasma de Alex Telles demorou a chegar, mas chegou.

    Ao longo da primeira metade da época passada, Zaidu assumiu-se como um titular: a velocidade do nigeriano e a sua noção de posicionamento faziam com que, ao mesmo tempo, conseguisse estar no sítio certo a atacar e a defender, mas o problema da definição técnica sempre causou alguma dúvida nos adeptos.

    Acho Zaidu um bom jogador, que está a atravessar um mau momento. O nigeriano tem características que se adaptam ao jogo de Conceição e arrisco-me a dizer que Wendell, mesmo que tenha valências técnicas mais perfumadas, terá alguma dificuldade em impor-se de vez no FC Porto.

    Zaidu Marcano
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Ainda assim, é possível que a época chegue para ambos serem úteis… Se ultrapassarem Marcano na “hierarquia dos defesas-esquerdos”.

    A adaptação do espanhol a lateral tem sido uma agradável surpresa. O experiente defesa-central tem a confiança do treinador e justifica-a em campo.

    Não conseguindo imprimir a intensidade rotativa que Zaidu ou Wendell conseguirão dar àquele flanco, Marcano define muito bem mentalmente os momentos em que pode aparecer no último terço.

    E a verdade é que, não tirando muitos cruzamentos, raramente toma uma má decisão.

    Marcano
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    É um perfil de lateral que não é muito visto, mas que faz sentido no FC Porto, tendo até em conta que à sua frente joga Luis Díaz e que o lateral do flanco oposto é João Mário.

    Marcano, sendo defesa-esquerdo, é um pensador do momento defensivo da equipa que ataca quando pode. João Mário dá muita profundidade e Marcano equilibra…

    Luis Díaz arrisca no um para um e Marcano equilibra. Quem melhor do que um defesa-central rápido para cumprir este papel?

    Acredito que Marcano não venha a ser o lateral do FC Porto durante toda a época (mas também não ficava surpreendido se fosse), contudo, para já, é a melhor opção de Conceição.

    Artigo revisto por Joana Mendes

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    José Alberto Machado
    José Alberto Machadohttp://mariooliveira
    Apaixonado por jornalismo, por futebol e cheio de vontade desta fusão a sua vida. Licenciado em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, não passa um dia sem folhear jornais. Passou ao lado de uma péssima carreira de jogador de futebol, mas está à procura do seu espaço no jornalismo desportivo português. De caneta ou teclado em punho, tem dois objetivos quando escreve um artigo: que ninguém perceba qual o clube do seu coração e que, mesmo quem não goste de futebol, goste de ler o artigo..                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.