Marchesín: Alternativa experiente para o clássico | FC Porto

- Advertisement -

À passagem do minuto 87 soaram os alarmes portistas em Arouca. Durante o encontro que opunha o FC Arouca ao FC Porto, o guarda-redes dos dragões, Diogo Costa, caiu mal na disputa de uma bola.

A queda aparatosa levou a uma longa intervenção da equipa médica do FC Porto, e forçou o jogador a sair de maca em direção ao hospital.

Para os minutos finais da vitória dos azuis e brancos sobre o Arouca por 2-0, entrou Marchesín para segurar o resultado.

Apesar de o jovem guarda redes do FC Porto ter tido alta hospitalar e não ter passado de um enorme susto, a verdade é que vai ser avaliado durante a semana que antecede o embate da segunda volta do campeonato, entre os dragões e o leões.

Diogo Costa tem sido aposta constante de Sérgio Conceição na baliza do FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Se Diogo Costa estiver apto, deverá ser ele o eleito para guardar a baliza do atual líder do campeonato. Mas, se porventura, Sérgio Conceição decidir que o jovem português deve descansar e recuperar totalmente, Marchesín será a escolha óbvia para o clássico de sexta-feira.

Primeiro, porque, a par com Diogo Costa, Marche é o guarda-redes com mais ritmo de jogo e mais entrosado com os companheiros da defesa. Segundo, porque costuma ser chamado para o banco de suplentes de Diogo Costa, em detrimento do terceiro guarda-redes, Cláudio Ramos. E terceiro, porque é um guardião com muita experiência e seguro quando se trata de jogos grandes.

À data, quarta-feira, Diogo Costa ainda consta do boletim clínico dos dragões e por isso deve mesmo falhar o jogo de sexta-feira.

O guarda-redes argentino tendo perdido o estatuto de titular no início desta época, tem sido apenas opção para os jogos da Taça de Portugal, como é habitual no FC Porto.

Nas duas épocas em que foi aposta regular para o campeonato, por parte de Sérgio Conceição, Marchesín sofreu 51 golos no total dos dois anos, tendo sido campeão na primeira época de dragão ao peito.

Com Marche na baliza, o FC Porto nunca perdeu frente aos leões.
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

No que diz respeito ao adversário de sexta-feira, Marche nunca perdeu frente aos leões, o que não deixa de ser um dado curioso. O argentino de 33 anos soma duas vitórias e dois empates, sempre para o campeonato.

Estes são alguns pontos válidos para uma eventual aposta no guarda-redes argentino, para a próxima jornada. A isto junta-se o facto de Marchesín ser um excelente guardião e ter muita capacidade para defender a baliza.

Se a Marchesín lhe reconhecíamos a capacidade de jogar bem com os pés, ou mesmo os seus reflexos felinos, podemos ver agora essas qualidades em Diogo Costa. O jovem guarda-redes aprendeu, certamente, com o argentino e, em alguns aspetos, não lhe fica nada atrás. Ainda assim, o experiente guardião tem uma melhor percepção de quando deve sair da baliza e, algumas vezes, da própria grande área. É, certamente, um atributo que se vai ganhando ao longo dos anos e com vários erros pelo meio.

Pessoalmente, se eu fosse Sérgio Conceição, escolheria Diogo Costa para o clássico. Saber aproveitar o bom momento que o jovem atravessa e a segurança que dá ao sector defensivo e, sobretudo, dar-lhe o voto de confiança para assumir mais um jogo grande. Se Diogo Costa não estiver fisicamente apto para defrontar o Sporting, Marche é sempre uma excelente opção, sobretudo pelo factor experiência.

Conceição deve ter boas dores de cabeça para a posição de guarda-redes, qualquer que seja o homem escolhido, é uma válida e segura opção.

Artigo de opinião por Francisco Macedo Amaral

Francisco Macedo Amaral
Francisco Macedo Amaralhttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é recém licenciado em Jornalismo e Comunicação e tem a paixão do jornalismo desportivo. Fim de semana perfeito é estar no sofá a ver tardadas de futebol. Gosta ainda de jogar e ver cinema.

Subscreve!

Artigos Populares

Samuel Dahl e os momentos vividos pelo Benfica antes do quarto golo: «Percebi que precisávamos de um golo»

Samuel Dahl analisou na zona mista o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

FC Porto chega a acordo com o Nice para empréstimo com opção de compra de Terem Moffi

Esta quarta-feira, o FC Porto chegou a acordo com o Nice para o empréstimo de Terem Moffi. O negócio inclui uma cláusula de opção de compra de 8 milhões de euros.

Eis o ranking da UEFA após as vitórias épicas de Benfica e Sporting na Champions League

As vitórias do Benfica e do Sporting na Champions League deram uma força acrescida a Portugal no ranking da UEFA. Os Países Baixos foram oficialmente ultrapassados.

José Mourinho não quis os créditos da vitória: «Estou numa fase em que penso menos em mim e mais nos jogadores e clube»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho pede desculpa a Álvaro Arbeloa pelos festejos: «Naquele momento nos esquecemos de tudo»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

Anatoliy Trubin torna-se o primeiro guarda-redes a marcar ao Real Madrid em competição europeia

Anatoliy Trubin tornou-se o primeiro guarda-redes a marcar um golo contra o Real Madrid em competição europeia.

Sporting deu grande ajuda ao Benfica: não foi apenas o golo de Anatoliy Trubin que foi decisivo

O Sporting deu uma grande ajuda ao Benfica, para que os encarnados tenham conseguido a passagem para o playoff da Champions League.