Meio da época e mercado de Inverno

cabeçalho fc porto

Chegámos quase a meio da época e prepara-se para abrir o mercado de inverno pelo que podemos tirar já algumas ilações e fazer outras tantas considerações.

Pela primeira vez na era Lopetegui os Dragões estão em primeiro lugar isolado na liga. É uma surpresa, portanto, ver como a equipa e treinador irão reagir a esta nova posição de comando, sendo que o primeiro grande teste é frente ao Sporting. Em caso de vitória podemos ficar com quatro pontos de avanço e lançar uma segunda volta dominante à boa velha maneira portista. Em jeito de balanço, não se pode falar de uma época muito boa até agora já que a eliminação precoce dos portistas da Liga dos Campeões é um rombo desportivo e financeiro a quem aspirava voos um pouco mais altos. embora definitivamente não a considere negativa devido à nossa classificação nas competições internas. A verdade é que estamos em primeiro e continuamos na Taça de Portugal e na famigerada Taça da Liga. Longe de reunir consensos, o treinador basco vai cumprindo um pouco aos empurrões o que lhe é pedido. Mas não foi assim com Vítor Pereira?

Do jogo portista, em relação ao ano passado, destaco a evolução na primeira fase de construção e nas bolas paradas. Mas ainda há muito a fazer em relação ao último terço e à distância da baliza a que a equipa circula a bola e portanto a dificuldade em criar perigo. Pontos a melhorar ainda esta época.

André Silva pode ser opção Fonte: FC Porto
André Silva pode ser opção
Fonte: FC Porto

A nível de jogadores a grande desilusão é Imbula, que continua perdido em campo, e o destaque positivo é Layun, que é um autêntico atleta no relvado. Se nas laterais estamos bem servidos o meio campo continua a ser insosso – cumpre mas não deslumbra. Há jogadores que se apresentaram a bom nível, como Rúben Neves, André e um pouco mais discretamente Danilo. O Porto esteve (e está, parece-me) um pouco refém da constante movimentação de André, o que não é bom devido à dependência de um jogador e também porque pode ser sintoma de um problema de posicionamento ou estratégia. No entanto devido à abundância de médios (Herrera, Evandro, Imbula, Bueno, Sérgio Oliveira) e à eliminação precoce da Champions a ida ao mercado não é realista. No ataque contámos com um Brahimi um pouco irregular (tal como no ano passado) mas mais cumpridor, com Corona, que se tem revelado uma boa aquisição, e Aboubakar, que se eclipsou depois de um forte início de época. Dani Osvaldo tem tido poucas oportunidades de modo que é difícil fazer uma avaliação séria do seu rendimento, mas não tem a total confiança de Lopetegui.

O jogador que tem agradado cada vez que entra é Bueno, o médio ofensivo (que ficou numa situação injusta no último jogo pela discordância dos adeptos em relação à sua escolha para entrar) tem toque de bola e boas decisões, mas só peca pelo fraco poder de choque que apresenta. Sinceramente o Porto não precisa de grandes reforços de inverno ficando talvez lugares vagos para a saída de Osvaldo (que em principio será ocupado por André Silva) e Varela; quem sabe se não serão ocupados por jogadores da equipa B, que tem feito uma caminhada notável.

O ambiente está melhor no reino do Dragão e o primeiro lugar é a prenda no sapatinho que os portistas queriam. De resto o Porto tem-se mantido à margem de grandes polémicas no futebol e tem evitado declarações inflamadas que soam a surrealismo. Só mesmo a pouca paciência dos adeptos e a paixão inflamada têm abanado o reino do Dragão. E, fazendo as contas, segundo alguns surrealistas nós só somos entre 500 mil a 1 milhão de adeptos… O que seria se tivéssemos 6 milhões e 3,5 milhões de adeptos?!

A todos os portistas desejo um feliz Natal azul e branco e que os Dragõezinhos (quem precisa de renas quando se tem dragões?) tragam o título de campeão nacional embrulhado que nós não nos importamos de abrir o presente só em Maio.

Foto de Capa: FC Porto

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.