📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Meixedo, João Mário e Fábio Vieira – o que esperar deste trio?

- Advertisement -

O plantel principal do FC Porto tem acolhido três caras novas desde que regressou aos treinos no Olival: Francisco Meixedo, Fábio Vieira e João Mário. Os três miúdos da equipa B  têm tido nos seus pés a oportunidade para agarrar um lugar onde só moram os fora-de-série. Não terá sido a primeira vez para alguns destes três atletas, mas significa que Sérgio Conceição está de olho neles. Quais as expetativas que os portistas podem criar destes três jogadores?

Todos eles tiveram, até ao momento, caminhos muito semelhantes ao nível da formação. Meixedo é o mais novo dos três, pelo que ainda militava nos juniores durante esta época, tendo feito um jogo pela equipa B durante a atual temporada. Fábio Vieira e João Mário são já figuras da formação secundária portista e, tendo isso em conta, têm mais chances de continuar no plantel sénior dos dragões.

Fábio Vieira é o mais promissor dos três. Já é internacional pela seleção portuguesa de sub-21 e marcou um golo e assistiu outro na sua estreia, frente à Noruega. Olhando para os números no FC Porto B, perfaz um total de 11 golos em todas as competições e é o melhor marcador do plantel. O médio ofensivo, que também pode jogar a extremo esquerdo, destaca-se pela técnica que exibe, quer no passe, no drible ou na finalização. Um jogador ofensivo, mas que não tem problemas em descer no terreno, seja para construir ou desconstruir. A continuar assim, não deve faltar muito tempo para vê-lo brilhar pelos azuis e brancos.

João Mário talvez seja mais discreto nos números, mas não na habilidade. Nesta época ainda não conseguiu fazer o gosto ao pé em 19 jogos, mas é um extremo que dá muito à equipa dentro das quatro linhas. É daqueles jogadores que consegue driblar o adversário dentro de uma cabine telefónica e sair com a bola no pé. Já conta com duas temporadas na equipa B a jogar contra seniores e isso pode ser um fator decisivo para Sérgio Conceição contar com ele já nesta temporada.

Quanto a Francisco Meixedo, esta chamada para treinar a equipa principal é, com certeza, uma avaliação da equipa técnica do FC Porto quanto ao seu potencial. O guardião de 1,84m, ainda não passou pelo plantel B dos dragões e o mais certo será que este assuma o lugar de Ricardo Silva no próximo ano, uma vez que a equipa A já tem Mbaye como terceira opção. Nesta época, foi o guarda-redes titular da equipa que disputou a UEFA Youth League e as suas prestações agradaram ao staff do FC Porto.

A ver vamos se este trio de jovens recebe a sua oportunidade para brilhar e, quem sabe, daqui a uns anos marcarem uma geração no FC Porto. A qualidade todos sabemos que está presente, mas o salto da equipa B para a equipa A não é fácil de ser dado. Contudo, a vontade de vencer, a garra, a paciência e o espírito de sacrifício inerentes ao ADN portista pode levar estes três jovens ao estrelato.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.