logo-BnR.png

ÚLTIMA HORA:

FC Porto SS Lazio Liga Europa

Sorteio Oitavos de Final – Os melhores duelos da Liga Europa e Liga Conferência

Terminada a fase dos play-off da Liga Europa e Liga Conferência onde tivemos grandes surpresas, como o apuramento do SC Braga apenas depois de um desempate por grandes penalidades, a eliminação do BVB Borussia Dortmund à mão do Rangers FC, ou até a eliminação de duas das três equipas italianas, o SSC Napoli e a SS Lazio, agora é o momento de virar a nossa atenção para a fase dos oitavos de final das provas.

A primeira mão das eliminatórias serão disputadas a 10 de março, enquanto os jogos decisivos realizar-se-ão uma semana depois, a 17 de março.

Os emparelhamentos que saíram dos sorteios de hoje perspectivam “duelos” de qualidade entre equipas muito diferentes, sobretudo pelo historial de cada uma e todas cheias de vontade de brilhar nos palcos europeus.

Dos oito jogos sorteados por cada competição, escolhemos e analisámos os três que, no nosso entender, serão os mais interessantes.

 

UEFA Liga Europa –  Aulas de francês para Braga e Porto

Os oitavos de final para as duas equipas portuguesas têm o seu toque de francês. O FC Porto de Sérgio Conceição, após o apuramento contra a SS Lazio, irá receber os franceses do Olympique Lyonnais.

Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

O conjunto liderado por Peter Bosz é extramente solido e competitivo em cada setor do campo. Na defesa, por exemplo, conta com jogadores de experiência e qualidade como Emerson Palmieri e Jerome Boateng.

Na linha de frente, o ponta-de-lança Moussa Dembelé, é um dos jogadores mais completos naquela posição: forte fisicamente, rápido, tem qualidade nos pés e também marca muito de cabeça. Os portistas deverão ter em campo toda a atenção do mundo para conter uma equipa muito ofensiva e  onde há muitas soluções para lutar pela vitória em cada jogos. Será realmente necessário um super FC Porto para “domar” os franceses.

Por outro lado, o Sporting de Braga irá receber o AS Monaco, sexta classificado da Liga Francesa. A equipa de Clement conta com vários jogadores relevantes, sobretudo no meio campo. Destaque especial para Yossouf Fofana, médio muito versátil e que desperta o interesse de várias equipas italianas e inglesas; e o médio central Tchouaméni, muito capaz fisicamente e eficaz na fase de construção de jogo e até sem bola. O Braga, como sabemos, conta muito sobre a força do seu coletivo, e também com a experiência do seu capitão, Ricardo Horta.

Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

 

UEFA Liga Europa – Missão alemã para a Atalanta BC

Sorteio complicado para a Atalanta Bergamasca Calcio de Gasperini, a única italiana sobrevivente dos play-off, e que irá enfrentar os alemães do Bayer 04 Leverkusen, terceiros na Bundesliga.

Os neroazzurri já não são surpresa nenhuma nas competições europeias, visto que já marcam presença há três anos consecutivos. Claro que, a qualidade das equipas adversárias na Europa é muito mais elevada, mas se há uma característica dos bergamascos que gostamos muito e que pode fazer a diferença é o grande carácter e agressividade que mete em campo a cada jogo, por não falar da imensa qualidade de alguns jogadores, como Mario Pasalic, Djimsiti e Malinovskyi.

Não será um passeio simples o que a equipa de Gaperini dará na Alemanha, mas como se diz, o caminho faz-se caminhando.

 

UEFA Liga Europa –  FC Barcelona, o caminho para o paraíso passa daqui

O FC Barcelona de Xavi parece estar de volta às grandes prestações a que estamos habituados. Os quatro golos apontados contra o SSC Napoli foram uma boa lembrança dos tempos que foram, e que poderão voltar a ser.

A equipa blaugrana está a transitar por uma fase de purgatório, em que está a redescobrir-se e criar uma nova era pós – Messi.

Os degraus de volta para o paraíso das grandes passam pelos jogos contra o Galatasaray SK, uma equipa com um historial importante nas competições europeias. Certamente a qualidade entre os dois emblemas é muito diferente, mas geralmente as equipas turcas conseguem sempre dar enormes dores de cabeças aos clubes que as enfrentam, sobretudo porque são muito predispostas para jogos muito físicos, ao contrario dos catalães, que são mestres em elegância e técnica.

 

UEFA Liga Conferência –  SBV Vitesse – AS Roma

Sorteio afortunado para a equipa de José Mourinho que irá competir com os neerlandeses do SBV Vitesse. Acreditamos que a equipa romana tem todas as cartas para conseguir o apuramento os quartos de final, sendo superior em qualidade aos adversários. Contudo, sabemos que a AS Roma, as vezes, é capaz de se complicar a vida sozinha, sobretudo pela carência de atenção defensiva necessária nos momentos-chave dos jogos. O Vitesse poderá ser um adversário de menor nomeada no caminho dos giallorossi, mas acreditamos também que para já será melhor aguentar o folêgo.

 

UEFA Liga Conferência – Olympique de Marseille – FC Basel


Os franceses, no nosso entender, são umas das equipas candidatas à vitória final da competição. O sorteio até lhes sorriu bastante, visto que foram emparelhados com o FC Basel, equipa suíça, habituada às competições europeias, tanto na Liga dos Campeões como na Liga Europa, mas que nunca conseguiu ultrapassar os oitavos de final.

O plantel de Jorge Sampaoli tem grande qualidade tanto na técnica como na tática de jogo e, portanto, não deverá ter problemas em assegurar a qualificação à fase seguinte, a não ser que o Basel consiga surpreender-nos.

 

 

UEFA Liga Conferência – Leicester City FC – Stade Rennais FC

O “duelo” entre os ingleses do Leicester City FC e os franceses do Stade Rennais FC será certamente um dos mais incertos da competição. Tanto uma como a outra equipa, são consideradas dois dos “grandes nomes” da competição, contudo, achamos que a balança pende ligeiramente a favor da vitória do Rennes.

A equipa de Bruno Génésio é bastante nova e está a realizar uma ótima temporada. Não é segredo nenhum que a formação francesa costuma lançar jovem jogadores de talento com enorme regularidade, e neste momento entre as suas fileiras já está a brilhar a estrela de Loum Tchaouna, de 18 anos apenas, mas que já faz parte da equipa principal desde o inicio da temporada, e que na Liga Conferência conta já com duas assistências para golo importantes.

Do lado inglês, o conjunto de Rodgers tem certamente jogadores mais experientes, que querem dar uma imagem diferente a esta temporada que está a ser dominada por muitos altos e baixos em termos de prestações.

Aqui, o resultado, é mais que aberto.

 

UEFA Liga Europa – Calendário

Rangers FC –  FK Estrela Vermelha
SC Braga – AS Monaco
FC Porto – Olimpique Lyonnais
Atalanta BC – Bayer 04 Leverkusen
Sevilla FC – West Ham UFC
FC Barcelona – Galatasaray SK
RB Leipzig – FK Spartak de Moscovo
Real Betis Balompié – Eintracht Frankfurt FAG

 

UEFA Liga Conferência – Calendário:

Olympique de Marseille – FC Basel
FK Bodo/Glimt – AZ Alkmaar
Leicester City FC  – Stade Rennais FC
PAOK FC – KAA Gent
SK Slavia Praga – LASK Linz
PSV Eindhoven – FC Copenhaga
SBV Vitesse – AS Roma
FK Partizan – Feyenoord Roterdão

 

 

Artigo de opinião de Paola Amore

A Paola nasceu e cresceu na Itália, mas há seis anos foi “adotada” por Lisboa, onde atualmente reside. Formou-se em Comunicação e Jornalismo na Sapienza - Universitá degli Studi di Roma, e atualmente está a tirar uma Pós-Graduação na Universidade Católica Portuguesa em Comunicação e Marketing de Conteúdos. Viu a sua primeira partida de futebol com seis anos e nunca mais parou, decidindo que um dia ia tornar jornalista de desporto, sonho que concretizou aos 21 anos, quando adquiri a sua carteira profissional. Adora ouvir os jogos de futebol no rádio, sobretudo Liga Serie A e Liga Portugal, e adora visceralmente o Alessandro Del Piero. É mais fácil encontrá-la em qualquer estádio ou pavilhão - porque também gosta de vólei e futsal – que não na sua casa!

A Paola nasceu e cresceu na Itália, mas há seis anos foi “adotada” por Lisboa, onde atualmente reside. Formou-se em Comunicação e Jornalismo na Sapienza - Universitá degli Studi di Roma, e atualmente está a tirar uma Pós-Graduação na Universidade Católica Portuguesa em Comunicação e Marketing de Conteúdos. Viu a sua primeira partida de futebol com seis anos e nunca mais parou, decidindo que um dia ia tornar jornalista de desporto, sonho que concretizou aos 21 anos, quando adquiri a sua carteira profissional. Adora ouvir os jogos de futebol no rádio, sobretudo Liga Serie A e Liga Portugal, e adora visceralmente o Alessandro Del Piero. É mais fácil encontrá-la em qualquer estádio ou pavilhão - porque também gosta de vólei e futsal – que não na sua casa!

[my_elementor_post_nav_output]

FC PORTO vs CD TONDELA