Mérito na Europa para o FC Porto

- Advertisement -

O FC Porto esteve em grande destaque no panorama europeu esta época. Os azuis e brancos fizeram uma fase de grupos da Liga dos Campeões quase irrepreensível, tendo apenas perdido dois pontos no primeiro jogo, na Alemanha, frente ao FCG Schalke 04.

Seguiu-se a AS Roma, que deu bastante trabalho aos dragões. Uma derrota em Itália não tirou a ambição aos portistas que venceram os romanos por 3-1 no Estádio do Dragão, com recurso a prolongamento. Depois de concluída a fase de grupos e jogada a eliminatória com a Roma, o FC Porto encontrava-se no topo do ranking de clubes da UEFA nesta época, com 23 pontos.

Chegados os quartos-de-final, o teto das equipas portuguesas nos últimos anos na Champions, calhou o Liverpool FC e, mesmo lutando nos dois jogos, a equipa de Sérgio Conceição acabou por perder as duas partidas e ser eliminada da prova europeia.

O FC Porto chegou a liderar o ranking UEFA esta época
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

O FC Porto, com esta prestação, foi o clube português que mais contribuiu para a soma de pontos de Portugal no ranking UEFA, num ano em que Portugal, pela primeira vez nos últimos anos, fez mais pontos do que a Rússia.

Portugal estabeleceu-se como o quinto classificado, se for contabilizada apenas esta época, mas mesmo assim não conseguiu ultrapassar a Rússia no ranking geral, mantendo assim o sétimo lugar.

O FC Porto provou, esta época, que os clubes não trabalham para si, mas em representação do país. Se todos os clubes portugueses se esforçarem na Europa como o FC Porto fez esta época, com certeza teremos brevemente de volta os nossos dois lugares garantidos na fase de grupos da Champions League.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Thomas Frank despedido do Tottenham depois de não vencer qualquer jogo da Premier League em 2026

Thomas Frank foi despedido do Tottenham. Decisão foi tomada pela hierarquia dos spurs e já foi oficializada pelo clube.

Eis o inacreditável falhanço de baliza aberta de Cole Palmer nos descontos no empate do Chelsea contra o Leeds United

Cole Palmer falhou um lance de baliza aberta. Golo do inglês teria permitido ao Chelsea evitar tropeço contra o Leeds United.

Há mais um jogador do Real Madrid descontente com Álvaro Arbeloa e em conflito com o treinador

Álvaro Arbeloa não tem uma missão fácil nas mãos e tem mais um conflito no plantel. David Alaba está descontente com falta de minutos.

Morten Hjulmand | O cérebro de um clássico equilibrado

O empate a uma bola deixou tudo praticamente na mesma. Ainda assim, houve um claro destaque individual: Morten Hjulmand

PUB

Mais Artigos Populares

Fim de linha: Tottenham despede Thomas Frank

O Tottenham despediu Thomas Frank do comando técnico. Spurs estão atualmente no 16.º lugar da Premier League.

Ser maior aos 17 | Benfica e o Seixal como base

Os jogadores do Benfica sabem o que é ser jogador de equipa grande e quem veste a camisola do Benfica sabe que tem de dar a cara

Nuno Espírito Santo e o West Ham x Manchester United: «É um empate que nos deixa tristes, mas a forma como competimos foi muito...

Nuno Espírito Santo já fez a análise ao empate no West Ham x Manchester United. Jogo terminou 1-1 na Premier League.