Mérito na Europa para o FC Porto

O FC Porto esteve em grande destaque no panorama europeu esta época. Os azuis e brancos fizeram uma fase de grupos da Liga dos Campeões quase irrepreensível, tendo apenas perdido dois pontos no primeiro jogo, na Alemanha, frente ao FCG Schalke 04.

Seguiu-se a AS Roma, que deu bastante trabalho aos dragões. Uma derrota em Itália não tirou a ambição aos portistas que venceram os romanos por 3-1 no Estádio do Dragão, com recurso a prolongamento. Depois de concluída a fase de grupos e jogada a eliminatória com a Roma, o FC Porto encontrava-se no topo do ranking de clubes da UEFA nesta época, com 23 pontos.

Chegados os quartos-de-final, o teto das equipas portuguesas nos últimos anos na Champions, calhou o Liverpool FC e, mesmo lutando nos dois jogos, a equipa de Sérgio Conceição acabou por perder as duas partidas e ser eliminada da prova europeia.

O FC Porto chegou a liderar o ranking UEFA esta época
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

O FC Porto, com esta prestação, foi o clube português que mais contribuiu para a soma de pontos de Portugal no ranking UEFA, num ano em que Portugal, pela primeira vez nos últimos anos, fez mais pontos do que a Rússia.

Portugal estabeleceu-se como o quinto classificado, se for contabilizada apenas esta época, mas mesmo assim não conseguiu ultrapassar a Rússia no ranking geral, mantendo assim o sétimo lugar.

O FC Porto provou, esta época, que os clubes não trabalham para si, mas em representação do país. Se todos os clubes portugueses se esforçarem na Europa como o FC Porto fez esta época, com certeza teremos brevemente de volta os nossos dois lugares garantidos na fase de grupos da Champions League.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting já tem sucessor para Morten Hjulmand no posto de capitão

O Sporting pode ver Morten Hjulmand deixar o emblema de Alvalade no próximo verão e Francisco Trincão é visto como o sucessor no posto de capitão.

Gonçalo Nunes e segredo do Torreense: «Há uma estabilidade grande e um projeto de continuidade»

Gonçalo Nunes analisou o desfecho do Benfica x Torreense. Supertaça Feminina jogou-se no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Ivan Baptista: «É a beleza do futebol esta imprevisibilidade e capacidade de equipas que não são favoritas conquistarem troféus»

Ivan Baptista analisou o desfecho do Benfica x Torreense. Supertaça Feminina jogou-se no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Mudanças praticamente confirmadas: os 3 jogadores no último ano de contrato com o Sporting

O Sporting tem três jogadores que estão no último ano de contrato com os leões: Jeremiah St. Juste, Matheus Reis e Hidemasa Morita.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges mantém confiança total num dos capitães de equipa do Sporting

Rui Borges vai continuar a confiar em Matheus Reis, mesmo que o jogador já tenha entrado no seu último ano de contrato com os leões.

A bênção de Jota | Arménia 0-5 Portugal

Em Yerevan, Portugal iniciou com altivez a sua caminhada de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, triunfando por 5-0 frente à Arménia.

Eis as 7 destaques da vitória do Torreense sobre o Benfica na Supertaça Feminina

O Torreense venceu o Benfica por 2-1 na Supertaça Feminina. Fica com as sete maiores destaques do encontro jogado no Estoril, no Estádio António Coimbra da Mota.