O FC Porto esteve em grande destaque no panorama europeu esta época. Os azuis e brancos fizeram uma fase de grupos da Liga dos Campeões quase irrepreensível, tendo apenas perdido dois pontos no primeiro jogo, na Alemanha, frente ao FCG Schalke 04.

Seguiu-se a AS Roma, que deu bastante trabalho aos dragões. Uma derrota em Itália não tirou a ambição aos portistas que venceram os romanos por 3-1 no Estádio do Dragão, com recurso a prolongamento. Depois de concluída a fase de grupos e jogada a eliminatória com a Roma, o FC Porto encontrava-se no topo do ranking de clubes da UEFA nesta época, com 23 pontos.

Chegados os quartos-de-final, o teto das equipas portuguesas nos últimos anos na Champions, calhou o Liverpool FC e, mesmo lutando nos dois jogos, a equipa de Sérgio Conceição acabou por perder as duas partidas e ser eliminada da prova europeia.

O FC Porto chegou a liderar o ranking UEFA esta época
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

O FC Porto, com esta prestação, foi o clube português que mais contribuiu para a soma de pontos de Portugal no ranking UEFA, num ano em que Portugal, pela primeira vez nos últimos anos, fez mais pontos do que a Rússia.

Portugal estabeleceu-se como o quinto classificado, se for contabilizada apenas esta época, mas mesmo assim não conseguiu ultrapassar a Rússia no ranking geral, mantendo assim o sétimo lugar.

O FC Porto provou, esta época, que os clubes não trabalham para si, mas em representação do país. Se todos os clubes portugueses se esforçarem na Europa como o FC Porto fez esta época, com certeza teremos brevemente de volta os nossos dois lugares garantidos na fase de grupos da Champions League.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Comentários