Militão e o regresso da galinha dos ovos de ouro

- Advertisement -

São já longínquas as vendas astronómicas de Hulk, James, Falcão, Danilo ou Alex Sandro. É bom lembrar que a despedida destes craques do Dragão levou consigo tempos de glória ao clube e que motivou um hiato de longos e penosos quatro anos sem conquistas.

Durante esse tempo, de resto – e não me querendo aprofundar num campo que não domino – a gestão efetuada pelo clube mereceu muitas e, a meu ver, fundamentadas críticas. Desde o descalabro financeiro que culminou com a intervenção do organismo tutelador do futebol europeu aos ‘camiões’ de jogadores de qualidade duvidosa que aterrava no Porto.

Pinto da Costa e os seus pares sempre se revelaram mestres na hora de olhar o mercado, dotar o plantel de jovens e promissores valores (a maior parte proveniente da América do Sul) a baixo custo, para os fazer evoluir, mostrá-los aos tubarões e vendê-los por valores categóricos.

Essa estratégia resultou em pleno durante anos, pelo que a mudança de rumo acabou por surpreender ao ponto de o próprio rumo do clube e consequentemente da equipa principal ficar seriamente comprometido.

Hulk e James foram das “grandes” vendas do FC Porto
Fonte: FC Porto

2017 revela-se o ano decisivo no que à transformação da história diz respeito. Chega Conceição, os custos reformulam-se, as contratações praticamente não existem e o clube reentra no caminho do sucesso, muito tempo depois. O ‘murro na mesa’ acabou também por resultar em mudanças na super badalada estrutura. E é aí que chegamos a Éder Militão.

O jovem brasileiro de 20 anos faz lembrar os bons velhos tempos, nos quais se comprava bom e barato para se vender bem caro (na nossa realidade, claro). Nesta equação entra também o departamento de scouting, até então num aparente sono profundo.

A chegada de Militão, a ascensão que conseguiu em menos de um ano e o potencial que todos lhe reconhecem são não só um importante contributo financeiro para as contas do clube como também um excelente cartão de visita para que outras jovens promessas lhe possam seguir as pisadas, optando pelo FC Porto quando outros projetos igualmente aliciantes lhes aparecerem pela frente, procurando ter na invicta a visibilidade e a rampa de lançamento para o topo europeu que tanto almejam.

O dragão parece ter reencontrado a sua galinha dos ovos de ouros e, desta vez, o importante mesmo seria não dar-lhe o fim que todos conhecemos.

Foto de Capa: FC Porto

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Trincão iguala Viktor Gyokeres e Liedson na liderança e Alisson Santos entra no top-10: eis os melhores marcadores do Sporting na Champions League

O Sporting venceu o Athletic por 3-2. Jogo trouxe mudanças à lista de melhores marcadores dos leões na Champions League.

Eis os 5 recordes atingidos pelo Sporting e por Rui Borges após a vitória sobre o Athletic e o top-8 da Champions League

O Sporting venceu o Athletic por 3-2 e conseguiu a passagem direta para os oitavos de final da Champions League. Foram batidos vários recordes.

Imprensa espanhola olha para a vitória do Benfica sobre o Real Madrid: «Mourinho humilha o Real Madrid»

Em Espanha, foi muita a atenção dada à vitória do Benfica e à derrota do Real Madrid. Eis o que escreveram alguns dos principais periódicos espanhóis.

Sporting em amor com os descontos: 3 últimas vitórias chegaram depois dos 90

O Sporting venceu PSG, Arouca e Athletic nos últimos três jogos. As três vitórias chegaram todas em tempo de descontos.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Cunha: o apanha-bolas dos sub-14 do Benfica que festejou com José Mourinho

Num momento de puro êxtase, José Mourinho abraçou o apanha bolas nos festejos do golo de Anatoliy Trubin. O jovem é Francisco Cunha, jogador dos sub-14 do Benfica.

Afonso Patrão troca o Braga pelo Westerlo

Afonso Patrão deixou o Braga e assinou pelo Westerlo. A transferência garantiu ao clube bracarense direitos de formação e uma percentagem numa futura transferência.

James Ward-Prowse troca o West Ham de Nuno Espírito Santo pelo Burnley

James Ward-Prowse vai jogar no Burnley até ao final da temporada, depois de o clube ter assegurado a sua chegada por empréstimo proveniente do West Ham.