Chegou o momento de afirmação de Vitinha | FC Porto

- Advertisement -

“Põe o Vitinha a jogar!”

De facto, é verdade: nós, enquanto adeptos, não vemos os treinos da nossa equipa, tampouco temos acesso a vídeos, ou qualquer outro tipo de recurso, que nos demonstre o desempenho da equipa e de determinado jogador em específico.

Por conseguinte, o que nos resta ser, é o famoso “treinador de bancada” – sim, aquele adepto que critica o estilo de jogo e as opções do treinador, julgando saber mais do que o próprio que está com a equipa todos os dias.

Mas cá entre nós, todos somos treinadores de bancada, só que alguns o são a um nível extremo, outros a um nível mais sereno.

É normal, cada um tem a sua forma de ver o futebol e, com isso, damos preferência a determinados jogadores em detrimento de outros. Lá no fundo, ser treinador de bancada é bom e, por vezes, alguns deles têm razão no que dizem.

Vitinha FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

“O Vitinha tem de jogar!”, arrisco dizer que é a frase mais ouvida por Sérgio Conceição desde o início da época 2021/22. Nas redes sociais, nos cafés e nas ruas da cidade do Porto, Vitinha é dos assuntos mais falados quando não entra a titular, ou não é opção, num determinado jogo.

Só que, ao que parece, nós, treinadores de bancada, desta vez tínhamos razão. Não quero com isto dizer que Sérgio Conceição não sabia da qualidade de Vitinha, pelo contrário, mas o médio formado no olival tardava em figurar nos titulares da equipa azul e branca.

Vitinha FC Porto Portugal
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Numa primeira instância, alegávamos que o treinador não contava com ele por conta de o jogador poder vir a ser vendido até ao fecho do mercado de verão. Contudo, tal via não se sucedeu e, ainda assim, Vitinha continuava a não ser uma aposta vincada na equipa.

Criavam-se outras teorias também, como o facto de o jogador não ter intensidade suficiente para o estilo de jogo a que o FC Porto está habituado, ou até mesmo não tinha qualidade para estar no plantel.

Basta vermos os últimos três jogos a contar para o campeonato para esclarecermos essas dúvidas, que se quer deveriam de existir. Vitinha é muito acima da média – é dos melhores jogadores sub-21 do mundo. Sérgio Conceição sempre soube o que tinha em mãos.

Creio que o que faltava a Vitinha era jogar mais e ter mais objetividade no seu jogo, e, a cada jogo que passa, nota-se que tem evoluído bastante, está cada vez mais entrosado com as dinâmicas da equipa.

Acredito, e quero mesmo acreditar, que Vitinha caminha a passos largos para a afirmação total no onze do FC Porto. Dá outra qualidade à equipa: forte no transporte de bola, no passe e no drible, Vitor Ferreira oferece critério com bola ao jogo dos dragões, algo que tem sido pouco valorizado no jogo de Sérgio Conceição nos últimos anos.

Numa grande equipa, os grandes craques devem jogar e Vitinha, claramente, entra neste lote restrito.

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Amar Dedic despede-se do Benfica: «Foi uma das maiores honras da minha vida»

Amar Dedic despediu-se do Benfica, através das suas redes sociais, com uma mensagem antes de rumar ao Newcastle.

Imprensa inglesa avança: Aston Villa volta à carga por João Palhinha

O Aston Villa reatou contactos por João Palhinha e ameaça os planos de um Benfica que já tem acordo verbal com o jogador.

Besiktas avança por Dodi Lukebakio: Eis a proposta dos turcos ao Benfica

O Besiktas ofereceu 20 milhões de euros por Dodi Lukebakio, que foi recentemente alvo de uma chamada de atenção de Marco Silva.

Benfica divulga pormenores da transferência de Amar Dedic para o Newcastle

O Benfica detalhou em comunicado oficial a venda de Amar Dedic ao Newcastle por 35,9 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Viagem marcada: Rodrigo Mora é esperado em Roma

Rodrigo Mora chega esta terça-feira a Roma para selar a transferência do FC Porto, num negócio que pode atingir 52 milhões de euros.

Lazio de olho em 2 centrais que também são alvos do Benfica

O Benfica disputa com a Lazio as contratações dos defesas Josip Sutalo e Stepan Chaloupek para colmatar a saída de António Silva.

João Palhinha cada vez mais perto do Benfica, avança imprensa nacional: Médio recusa Newcastle

João Palhinha recusou o Newcastle por razões familiares, deixando o Benfica e o Aston Villa como os únicos destinos possíveis.