Aproveitar moral da Champions para recuperar terreno | Gil Vicente x FC Porto

- Advertisement -
FC Porto Cabeçalho
Primeira Liga, 23.ª jornada: domingo, 25 de fevereiro de 2024, 18h00.

A ANTEVISÃO: GALOS RECEBEM DRAGÕES SEM MARGEM DE MANOBRA

É em Barcelos que o FC Porto procura dar continuidade à sequência de triunfos para o campeonato. A noite de gala assinalada pelo golaço de Wenderson Galeno, na última quarta-feira reforçou o ânimo azul e branco, mas a margem de erro para Benfica e Sporting CP é nula. Os rivais de Lisboa estão com sete pontos de vantagem e por isso só a conquista dos três pontos interessa aos azuis e brancos. Pela frente, os dragões vão encontrar um Gil Vicente em crescendo anímico, depois do regresso às vitórias na sempre difícil deslocação ao terreno do Estoril Praia.

Assim sendo, O FC Porto chega a este encontro com a moral em alta depois da vitória na Liga dos Campeões, no tempo de compensação. A equipa de Sérgio Conceição tinha vencido antes o Estrela da Amadora, para o campeonato, em partidas com abordagens muito distintas e que provam que os dragões chegam a esta fase da época com versatilidade. Se contra os estrelistas dominaram e só ficou a faltar um pouco mais de eficácia, com os ‘gunners’, verificou-se uma verdadeira lição tática e uma aula defensiva.

Para esta partida espera-se que os dragões voltem a assumir o papel dominador, na tentativa de melhorar o fraco registo ofensivo (esta época só marcaram 37 golos no campeonato, embora defensivamente sejam a segunda melhor equipa, com 16). Em termos de resultados destaca-se o elevado número de derrotas (quatro), para o que o FC Porto tem habituado os seus adeptos, isto além de ter somado já três empates.

Garantindo foco máximo para este embate, o treinador dos azuis e brancos admite uma ou outra alteração nas primeiras escolhas da sua equipa. Com Gonçalo Ribeiro, Iván Marcano e Zaidu Sanusi fora de combate, existe ainda a dúvida sobre a utilização de Wendell – treinou condicionado – e Mehdi Taremi, em tratamento no último apronto antes do desafio.

Após a sólida exibição frente ao Arsenal, é esperado que Otávio permaneça ao lado de Pepe, ficando a dúvida sobre quem rende Wendell à esquerda. João Mendes está convocado, mas não está fora de hipótese o desvio de João Mário para o flanco esquerdo da defesa e para a eventual entrada em ação de Jorge Sánchez. Do meio-campo para a frente, Marko Grujić e Stephen Eustáquio podem ser opções válidas, depois do desgaste acumulado por Alan Varela e Nico González a meio da semana.

Já o Gil Vicente está numa senda intermitente, mas bateu o Estoril, pondo fim a uma série negativa de três derrotas, e já leva onze derrotas esta época. Os 25 pontos foram conquistados através de sete vitórias e quatro derrotas, o que deixa a equipa no meio da tabela, embora os candidatos à descida não estejam muito longe. A equipa de Vítor Campelos já mostrou, a espaços, muita qualidade ofensiva, mas deixa um pouco a desejar nos momentos defensivos tendo já sofrido 36 golos no campeonato.

Quanto às escolhas, o técnico dos minhotos deve manter grande parte da base do último duelo, esperando-se que o duplo pivô mais recuado do miolo – Mory Gbane e Pedro Tiba – e Tidjany Touré permaneçam de início, em detrimento de nomes como Martim Neto, Kanya Fujimoto ou Ali Alipour.

10 DADOS RÁPIDOS

1. Nos doze jogos realizados em casa, o Gil Vicente marcou em onze.

2. Em casa, o Gil Vicente só perdeu um dos dez últimos jogos – precisamente o último, frente ao Vizela.

3. O Gil Vicente vem de uma vitória, depois de três derrotas consecutivas.

4. Fora de casa, o FC Porto sofre golos no campeonato há quatro jogos.

5. Nos quatro últimos jogos realizados fora de casa na Liga, o FC Porto só ganhou um.

6. O FC Porto não sofreu qualquer golo nos dois últimos jogos.

7. Nos onze últimos jogos, o FC Porto só perdeu um.

8. O FC Porto soma duas vitórias consecutivas.

9. Em Barcelos, a última vitória do Gil Vicente frente ao FC Porto foi em 2019/20 (2-1).

10. Nos dez últimos jogos realizados entre as duas equipas, o Gil Vicente só ganhou um: 1-2, no Estádio do Dragão, na época passada.

JOGADORES A TER EM CONTA

Maxime Dominguez a jogar pelo Gil Vicente
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Maxime Dominguez – A realizar uma primeira temporada de excelência em Portugal (já leva seis golos e cinco assistências, em 24 jogos), o médio suíço será certamente um dos principais motores de jogo da equipa gilista, que, se quiser fazer mossa ao FC Porto, terá de fazer a maior parte do seu jogo passar por ele. Além disso, o talentoso centrocampista tem uma forte apetência para as bolas paradas, onde pode ser decisivo.

Wenderson Galeno FC Porto
Fonte: UEFA

Wenderson Galeno – Depois daquele golo espetacular ao Arsenal, dificilmente poderia escolher outro jogador portista para colocar aqui nesta secção. O extremo brasileiro estará certamente moralizado e quererá voltar a fazer o gosto ao pé, tal como o fez na época passada, quando o FC Porto venceu por 0-2 em Barcelos.

XI´s PROVÁVEIS

Gil Vicente: Andrew Ventura; Alex Pinto; Gabriel Pereira; Rúben Fernandes; Leonardo Buta; Mory Gbane; Pedro Tiba; Tidjany Touré; Maxime Dominguez; Murilo Souza; Félix Correia

Treinador: Vítor Campelos

«Ainda agora venceu o Arsenal e isso demonstra todo o poderio do FC Porto, mas nós também temos as nossas armas, somos das equipas com mais pontos em casa e, respeitando muito o adversário, queremos fazer um bom jogo, porque sabemos que jogando bem estamos mais perto de ganhar».

FC Porto: Diogo Costa; Jorge Sánchez; Pepe; Otávio Ataíde; João Mário; Alan Varela; Nico González; Francisco Conceição; Pepê; Wenderson Galeno; Evanilson

Treinador: Sérgio Conceição

«Dentro daquilo que é a nossa base, os jogadores estão identificados com o que há para fazer, sempre com uma ou outra nuance. O Gil Vicente está a fazer um campeonato tranquilo, tem um treinador experiente nestas andanças. O Vítor Campelos trabalhou comigo no Vitória. Já conseguiram classificações interessantes, com bons jogadores. Espero dificuldades. Temos de fazer mais do que aquilo que fizemos na última deslocação [ao reduto do Arouca]».

PREVISÃO DE RESULTADO: Gil Vicente 1-2 FC Porto

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid quer contratar internacional português a custo zero e define plano

Bernardo Silva tem o futuro nas mãos e está em final de contrato com o Manchester City. Internacional português é alvo do Atlético Madrid.

Ruben Amorim considerado um erro por vários nomes da hierarquia do Manchester United

Ruben Amorim foi despedido do Manchester United já em 2026. Hierarquia do clube considera a contratação do técnico um erro.

Tiago Tomás em lágrimas dedica golo ao pai: «Tem sido o pior momento para da minha vida, mas sei que ele está orgulhoso de...

Tiago Tomás marcou um dos golos da goleada do Estugarda frente ao Celtic. Avançado confessou momento difícil devido à morte do pai.

Liam Rosenior defende Vinícius Júnior e apela: «Se algum treinador, jogador ou dirigente for considerado culpado de racismo, não deveria estar no futebol»

Liam Rosenior reagiu ao alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni na direção de Vinícius Júnior. Técnico do Chelsea manifestou-se.

PUB

Mais Artigos Populares

Boston Celtics vão a São Francisco vencer os Golden State Warriors na NBA com Neemias Queta em destaque

Os Boston Celtics venceram os Golden State Warriors na NBA. Neemias Queta foi titular e teve contributo importante.

Lanús vence Flamengo e ganha vantagem na final da Supertaça Sul-Americana

O Lanús está em vantagem na Supertaça Sul-Americana. Na primeira mão da final, vitória dos argentinos sobre o Flamengo por 1-0.

Orkun Kokçu ainda nem é jogador do Besiktas em definitivo e já recebe propostas de transferência de 30 milhões de euros

Orkun Kokçu é alvo do Zenit, mas o Besiktas mete entraves à saída. Clube turco já recusou proposta de 30 milhões de euros dos russos.