Moreirense FC 1-2 FC Porto: Dragões Seguem na Taça de Portugal e Há Clássico nas “Meias”

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

A última vaga das meias-finais da Taça de Portugal ficou preenchida hoje e pertence ao FC Porto. Os azuis e brancos bateram esta noite o Moreirense FC por duas bolas a uma, no derradeiro jogo dos quartos-de-final da competição, e têm agora pela frente o Sporting CP, que eliminou ontem o CD Cova da Piedade.

O favoritismo pertencia ao FC Porto, na teoria, ainda antes do início do jogo. Na prática, era preciso fazer isso valer depois do apito inicial. Frente a frente duas equipas da Primeira Liga, com percursos bastante diferentes no campeonato: de um lado um Moreirense FC na luta pela manutenção, do outro um FC Porto na perseguição a um título que tem vindo a escapar há quatro anos. No que diz respeito à Taça de Portugal os de Moreira de Cónegos garantiram os quartos-de-final apenas depois da decisão por grandes penalidades, frente ao CD Santa Clara, enquanto que os dragões golearam em casa o Vitória SC.

Esta noite foram mesmo os azuis e brancos que assumiram o início da partida. Logo aos nove minutos de jogo Herrera abriu o marcador, com um chapéu a Jhonatan, depois do trabalho de Soares, que o isolou. Com o marcador a assinalar 0-1 o FC Porto ficou confortável no jogo e, aos 20 minutos, chegou com naturalidade ao 0-2, desta vez com Miguel Layún como protagonista. O Moreirense FC deu mostras de querer crescer no terreno e conseguiu chegar com perigo à baliza dos dragões à passagem da meia hora de jogo. Peña rematou forte e obrigou Iker Casillas a uma boa defesa e, na recarga, Zizo atirou ao lado. Sem mais oportunidades claras de nenhum dos lados os 45 minutos terminaram com a saída de Brahimi que, ao que tudo indica, abandonou o relvado com problemas físicos.

Brahimi, uma das figuras da equipa, saiu antes do intervalo, aparentemente com problemas físicos Fonte: FC Porto
Brahimi, uma das figuras da equipa, saiu antes do intervalo, aparentemente com problemas físicos
Fonte: FC Porto

Com uma casa bem composta no Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a segunda metade da partida começou novamente com o FC Porto por cima. Os dragões levaram a bola algumas vezes à baliza de Jhonatan, no entanto, em nenhum dos lances obrigaram o guarda-redes da casa a aplicar-se, não conseguindo criar situações de perigo. Do outro lado, também Casillas tinha a vida facilitada perante um Moreirense FC pouco certeiro na concretização dos seus lances ofensivos. Até os 75 minutos. Edno, na sua estreia com a camisola dos de Moreira de Cónegos, deu o melhor seguimento possível ao cruzamento de Tozé e, de cabeça, reduziu a desvantagem para 1-2. O golo da equipa da casa relançou a partida mas o FC Porto foi voltando a assumir o controlo do jogo na tentativa de chegar ao terceiro golo. Soares esteve por duas vezes perto de o conseguir, mas acabou a desperdiçar os dois lances. Primeiro, aos 80 minutos, atirou de primeira por cima, após cobrança de livre de Layún e, quatro minutos depois, voltou a atirar ao lado, de cabeça, com a bola a passar muito perto do poste.

O Moreirense FC ainda teve esperança na recuperação, depois de fazer o 1-2, mas o FC Porto acabou por se organizar e assegurar o domínio do jogo, colocando intensidade na partida e impedindo os de Moreira de Cónegos de chegar perto da baliza de Casillas. Os azuis e brancos garantiram assim a presença nas meias-finais da Taça de Portugal, onde terão agora pela frente o Sporting CP, com mais um clássico à vista entre dois dos candidatos ao título.

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

5 pontos sobre a goleada do Sporting com 5 golos

O Sporting voltou a sorrir. E, depois de cinco desaires, nada como cinco golos para afastar o mau olhado que se abateu sobre a turma de Alvalade.

Vítor Pereira analisa vitória frente ao Chelsea: «Demonstrámos mais uma vez que este é um grupo especial»

Vítor Pereira reagiu à quinta vitória consecutiva do Nottingham Forest na visita ao Chelsea. O técnico abordou também a lesão de Morgan Gibbs-White.

Mallorca define preço de Samu Costa perante assédio da Premier League e Arábia Saudita

O Mallorca exige 12 milhões de euros para vender Samu Costa, alvo do Al Ahli e de equipas da Premier League. O médio quer assegurar a sua presença no Mundial 2026.

De Dortmund para Bilbau: Athletic anuncia Edin Terzic como novo treinador até 2028

O Athletic anunciou em comunicado oficial que Edin Terzić, ex-Borussia Dortmund, assinou contrato como novo treinador da equipa principal até 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica e Veneza reúnem-se esta semana por Issa Doumbia: italianos exigem 15 milhões de euros

O Benfica agendou uma reunião com o Veneza para tentar garantir a contratação do médio Issa Doumbia por menos de 15 milhões de euros. O Sporting também está na corrida pelo jogador.

Efeito Francesco Farioli: 10 jogadores do FC Porto atingem números inéditos na carreira

Dez jogadores do FC Porto bateram recordes pessoais esta época com Francesco Farioli. Os destaques vão de Diogo Costa a Deniz Gul.

FC Porto: Francesco Farioli resiste ao interesse da Premier League

Apesar do interesse do Chelsea, Francesco Farioli pretende continuar no FC Porto. André Villas-Boas vê o técnico como parte integral do projeto.