📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Nakajima fecha semana (mais) animada

- Advertisement -

Shoya Nakajima já foi oficializado como o terceiro reforço do FC Porto para 2019/2020, sossegando o desespero de quem via os dias a passar e um plantel muito desfalcado para compor. O nipónico dispensa apresentações, mas trazemos agora um olhar daquilo que o pequeno mago japonês tem para oferecer, ele que, juntamente com Zé Luís, fecha uma semana bem mais animada do defeso azul e branco.

Os 12,5 milhões de euros que os dragões pagaram ao Al Duhail do Catar, por 40% do passe de Nakajima, é um bom indicador do que se espera do jogador de 24 anos: uma mais-valia essencialmente no plano desportivo, com efeitos imediatos, do que propriamente no plano económico. A evolução que se espera durante a passagem de Nakajima pelo Dragão pode levar a que a SAD, no futuro, invista na aquisição de uma maior percentagem de Shoya, por forma a poder retirar os maiores dividendos económicos de um jogador que promete.

A velocidade e a técnica apuradas não são novidade para ninguém e o estatuto de indiscutível que vem adquirindo na seleção japonesa deixam antever que Nakajima está mais do que preparado para o desafio que será fazer esquecer Brahimi. Já agora, será uma luta muito interessante aquela que o japonês terá de travar com Luís Diaz, Galeno e, eventualmente, Fernando Andrade, pela titularidade do lado esquerdo do ataque azul e branco. Isto, partindo do princípio de que o flanco direito estará reservado para Corona.

Depois de Portimão, Nakajima segue para a Invicta
Fonte: Portimonense SC

As três opções novas que Sérgio Conceição terá para esta época para o lado canhoto do ataque indiciam também a introdução de uma nova variável na forma de jogar azul e branca: mais verticalidade. Isto porque tanto Nakajima, como Galeno e Luís Diaz (tudo aponta para que fique fechado no início da próxima semana) fazem da velocidade e da explosão a arma para debelar as marcações adversárias.

O japonês revela ainda a capacidade de jogar por zonas mais interiores, isto é, partindo da esquerda para a direita, ora para alvejar a baliza contrária, ora para virar o centro de jogo para o flanco contrário. O futebol rendilhado que muitas vezes foi seu apanágio durante a passagem por Portimão (com combinações às mil maravilhas com Tabata ou Paulinho, essencialmente) não deverá ter eco no Dragão, uma vez que não é esse o estilo de jogo que SC preconiza, mas antes um futebol mais vertical e que faz da velocidade a arma preferencial, assim como a pressão alta na procura pela recuperação de bola o mais próximo possível da baliza adversária.

Quanto aos números da carreira, são muito interessantes aqueles que traz de Portimão: 15 golos em 47 jogos, em ano e meio. As boas exibições fizeram o Al Duhail deixar no Algarve a ‘módica’ quantia de 35 milhões. O clima e a realidade do Catar não ajudaram a uma adaptação que Nakajima dispensa agora neste regresso ao país onde mostrou o melhor do seu futebol.

Foto de Capa: Portimonense SC

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.