Nakajima fecha semana (mais) animada

- Advertisement -

Shoya Nakajima já foi oficializado como o terceiro reforço do FC Porto para 2019/2020, sossegando o desespero de quem via os dias a passar e um plantel muito desfalcado para compor. O nipónico dispensa apresentações, mas trazemos agora um olhar daquilo que o pequeno mago japonês tem para oferecer, ele que, juntamente com Zé Luís, fecha uma semana bem mais animada do defeso azul e branco.

Os 12,5 milhões de euros que os dragões pagaram ao Al Duhail do Catar, por 40% do passe de Nakajima, é um bom indicador do que se espera do jogador de 24 anos: uma mais-valia essencialmente no plano desportivo, com efeitos imediatos, do que propriamente no plano económico. A evolução que se espera durante a passagem de Nakajima pelo Dragão pode levar a que a SAD, no futuro, invista na aquisição de uma maior percentagem de Shoya, por forma a poder retirar os maiores dividendos económicos de um jogador que promete.

A velocidade e a técnica apuradas não são novidade para ninguém e o estatuto de indiscutível que vem adquirindo na seleção japonesa deixam antever que Nakajima está mais do que preparado para o desafio que será fazer esquecer Brahimi. Já agora, será uma luta muito interessante aquela que o japonês terá de travar com Luís Diaz, Galeno e, eventualmente, Fernando Andrade, pela titularidade do lado esquerdo do ataque azul e branco. Isto, partindo do princípio de que o flanco direito estará reservado para Corona.

Depois de Portimão, Nakajima segue para a Invicta
Fonte: Portimonense SC

As três opções novas que Sérgio Conceição terá para esta época para o lado canhoto do ataque indiciam também a introdução de uma nova variável na forma de jogar azul e branca: mais verticalidade. Isto porque tanto Nakajima, como Galeno e Luís Diaz (tudo aponta para que fique fechado no início da próxima semana) fazem da velocidade e da explosão a arma para debelar as marcações adversárias.

O japonês revela ainda a capacidade de jogar por zonas mais interiores, isto é, partindo da esquerda para a direita, ora para alvejar a baliza contrária, ora para virar o centro de jogo para o flanco contrário. O futebol rendilhado que muitas vezes foi seu apanágio durante a passagem por Portimão (com combinações às mil maravilhas com Tabata ou Paulinho, essencialmente) não deverá ter eco no Dragão, uma vez que não é esse o estilo de jogo que SC preconiza, mas antes um futebol mais vertical e que faz da velocidade a arma preferencial, assim como a pressão alta na procura pela recuperação de bola o mais próximo possível da baliza adversária.

Quanto aos números da carreira, são muito interessantes aqueles que traz de Portimão: 15 golos em 47 jogos, em ano e meio. As boas exibições fizeram o Al Duhail deixar no Algarve a ‘módica’ quantia de 35 milhões. O clima e a realidade do Catar não ajudaram a uma adaptação que Nakajima dispensa agora neste regresso ao país onde mostrou o melhor do seu futebol.

Foto de Capa: Portimonense SC

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Negócios fechado: Morten Hjulmand a caminho do Atlético Madrid

Morten Hjulmand está a caminho do Atlético Madrid. O médio vai deixar o Sporting por 40 milhões de euros, mais uma verba de bónus.

Eis os resultados do dia da Conference League que teve vários portugueses em ação

Mais jogos da primeira mão da primeira pré-eliminatória da Conference League. Vieirinha e Rafa Pinto estiveram em ação.

A publicação de Cristiano Ronaldo: «Portugal Sempre»

Cristiano Ronaldo fez esta quarta-feira publicação nas redes sociais. «Portugal Sempre», escreve o internacional português.

Tottenham para João Palhinha: «Farás sempre parte da nossa família»

O Tottenham despediu-se de João Palhinha. Médio português esteve emprestado pelo Bayern Munique aos Spurs em 2025/26.

PUB

Mais Artigos Populares

Universitatea Craiova de Filipe Coelho goleia na Champions League: eis os resultados

O Universitatea Craiova goleou fora de casa o Vitebsk por 4-1 na primeira mão da primeira pré-eliminatória da Champions League.

Concorrência de peso: Liverpool prepara proposta de 25 milhões de euros por alvo do Benfica

O Liverpool oferece 25 milhões para tentar contratar Sergio Arribas, um alvo que também está na lista de possíveis reforços do Benfica.

Red Bull prepara saída de Jurgen Klopp e pensa em ex-Benfica para o cargo

Red Bull pensa em Roger Schmidt para substituir Jurgen Klopp que está de saída para assinar pela seleção alemã.