Publicidade

Nakajima fecha semana (mais) animada

Ricardo Anselmo · 2 min

Nakajima fecha semana (mais) animada
Foto: Portimonense SC

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Shoya Nakajima já foi oficializado como o terceiro reforço do FC Porto para 2019/2020, sossegando o desespero de quem via os dias a passar e um plantel muito desfalcado para compor. O nipónico dispensa apresentações, mas trazemos agora um olhar daquilo que o pequeno mago japonês tem para oferecer, ele que, juntamente com Zé Luís, fecha uma semana bem mais animada do defeso azul e branco.

Os 12,5 milhões de euros que os dragões pagaram ao Al Duhail do Catar, por 40% do passe de Nakajima, é um bom indicador do que se espera do jogador de 24 anos: uma mais-valia essencialmente no plano desportivo, com efeitos imediatos, do que propriamente no plano económico. A evolução que se espera durante a passagem de Nakajima pelo Dragão pode levar a que a SAD, no futuro, invista na aquisição de uma maior percentagem de Shoya, por forma a poder retirar os maiores dividendos económicos de um jogador que promete.

A velocidade e a técnica apuradas não são novidade para ninguém e o estatuto de indiscutível que vem adquirindo na seleção japonesa deixam antever que Nakajima está mais do que preparado para o desafio que será fazer esquecer Brahimi. Já agora, será uma luta muito interessante aquela que o japonês terá de travar com Luís Diaz, Galeno e, eventualmente, Fernando Andrade, pela titularidade do lado esquerdo do ataque azul e branco. Isto, partindo do princípio de que o flanco direito estará reservado para Corona.

Depois de Portimão, Nakajima segue para a Invicta
Fonte: Portimonense SC

As três opções novas que Sérgio Conceição terá para esta época para o lado canhoto do ataque indiciam também a introdução de uma nova variável na forma de jogar azul e branca: mais verticalidade. Isto porque tanto Nakajima, como Galeno e Luís Diaz (tudo aponta para que fique fechado no início da próxima semana) fazem da velocidade e da explosão a arma para debelar as marcações adversárias.

O japonês revela ainda a capacidade de jogar por zonas mais interiores, isto é, partindo da esquerda para a direita, ora para alvejar a baliza contrária, ora para virar o centro de jogo para o flanco contrário. O futebol rendilhado que muitas vezes foi seu apanágio durante a passagem por Portimão (com combinações às mil maravilhas com Tabata ou Paulinho, essencialmente) não deverá ter eco no Dragão, uma vez que não é esse o estilo de jogo que SC preconiza, mas antes um futebol mais vertical e que faz da velocidade a arma preferencial, assim como a pressão alta na procura pela recuperação de bola o mais próximo possível da baliza adversária.

Quanto aos números da carreira, são muito interessantes aqueles que traz de Portimão: 15 golos em 47 jogos, em ano e meio. As boas exibições fizeram o Al Duhail deixar no Algarve a ‘módica’ quantia de 35 milhões. O clima e a realidade do Catar não ajudaram a uma adaptação que Nakajima dispensa agora neste regresso ao país onde mostrou o melhor do seu futebol.

Foto de Capa: Portimonense SC

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.