📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Nakajima fecha semana (mais) animada

- Advertisement -

Shoya Nakajima já foi oficializado como o terceiro reforço do FC Porto para 2019/2020, sossegando o desespero de quem via os dias a passar e um plantel muito desfalcado para compor. O nipónico dispensa apresentações, mas trazemos agora um olhar daquilo que o pequeno mago japonês tem para oferecer, ele que, juntamente com Zé Luís, fecha uma semana bem mais animada do defeso azul e branco.

Os 12,5 milhões de euros que os dragões pagaram ao Al Duhail do Catar, por 40% do passe de Nakajima, é um bom indicador do que se espera do jogador de 24 anos: uma mais-valia essencialmente no plano desportivo, com efeitos imediatos, do que propriamente no plano económico. A evolução que se espera durante a passagem de Nakajima pelo Dragão pode levar a que a SAD, no futuro, invista na aquisição de uma maior percentagem de Shoya, por forma a poder retirar os maiores dividendos económicos de um jogador que promete.

A velocidade e a técnica apuradas não são novidade para ninguém e o estatuto de indiscutível que vem adquirindo na seleção japonesa deixam antever que Nakajima está mais do que preparado para o desafio que será fazer esquecer Brahimi. Já agora, será uma luta muito interessante aquela que o japonês terá de travar com Luís Diaz, Galeno e, eventualmente, Fernando Andrade, pela titularidade do lado esquerdo do ataque azul e branco. Isto, partindo do princípio de que o flanco direito estará reservado para Corona.

Depois de Portimão, Nakajima segue para a Invicta
Fonte: Portimonense SC

As três opções novas que Sérgio Conceição terá para esta época para o lado canhoto do ataque indiciam também a introdução de uma nova variável na forma de jogar azul e branca: mais verticalidade. Isto porque tanto Nakajima, como Galeno e Luís Diaz (tudo aponta para que fique fechado no início da próxima semana) fazem da velocidade e da explosão a arma para debelar as marcações adversárias.

O japonês revela ainda a capacidade de jogar por zonas mais interiores, isto é, partindo da esquerda para a direita, ora para alvejar a baliza contrária, ora para virar o centro de jogo para o flanco contrário. O futebol rendilhado que muitas vezes foi seu apanágio durante a passagem por Portimão (com combinações às mil maravilhas com Tabata ou Paulinho, essencialmente) não deverá ter eco no Dragão, uma vez que não é esse o estilo de jogo que SC preconiza, mas antes um futebol mais vertical e que faz da velocidade a arma preferencial, assim como a pressão alta na procura pela recuperação de bola o mais próximo possível da baliza adversária.

Quanto aos números da carreira, são muito interessantes aqueles que traz de Portimão: 15 golos em 47 jogos, em ano e meio. As boas exibições fizeram o Al Duhail deixar no Algarve a ‘módica’ quantia de 35 milhões. O clima e a realidade do Catar não ajudaram a uma adaptação que Nakajima dispensa agora neste regresso ao país onde mostrou o melhor do seu futebol.

Foto de Capa: Portimonense SC

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli deixa reparos à 2ª parte do FC Porto e elogios a jogador: «Fez um grande jogo. Não é o primeiro jogo deste...

Francesco Farioli fez a análise à vitória do FC Porto diante do Nice por 3-0. Encontro referente à jornada 5 da fase regular da Europa League.

Stephen Eustáquio chegou aos 150 jogos pelo FC Porto com muitos elogios: «Temos uma equipa técnica competente em todos os aspetos e jogadores inteligentes»

Stephen Eustáquio analisou o desfecho da jornada 5 da fase regular da Europa League. O FC Porto defrontou o Nice no Estádio do Dragão.

Alberto Costa parabeniza seleção sub-17 pelo Mundial e espera ver-se nos mesmos palcos em 2026: «Vou fazer tudo para estar entre os escolhidos»

Alberto Costa analisou o desfecho da jornada 5 da fase regular da Europa League. O FC Porto defrontou o Nice no Estádio do Dragão.

Gabri Veiga bisou pelo FC Porto: «Há dias com mais sorte»

Gabri Veiga analisou o desfecho da jornada 5 da fase regular da Europa League. O FC Porto defrontou o Nice no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafael Quintas é capitão de Portugal nas conquistas do Europeu e do Mundial Sub-17: «Demonstrámos a nossa humildade e respeito pelos adversários»

Rafael Quintas celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.

José Neto entrevistado pelo capitão Rafael Quintas e com cachecol do Aljustrense: «Guardo sempre o povo na minha memória»

José Neto celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.

David Rodrigues sem tempo para descansar: «Segunda-feira no Braga temos já um jogo para ganhar. Pelos vistos não há férias»

David Rodrigues celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.