Natal: Que prendas trará?

- Advertisement -

atodososdesportistas

Neste dia natalício, onde o futebol é trocado pelos famosos e típicos pratos de peru e bacalhau, desejo, desde já, uma quadra festiva feliz para todos os leitores do Bola na Rede.

Sem grandes novidades para o lado das hostes portistas, hoje escrevo sobre as prendinhas que gostaria de ver no sapatinho do plantel azul-e-branco. Nunca fui apologista de rupturas no mercado de inverno, a não ser que quem saia, esteja a mais, e que quem entre se revele uma verdadeira mais-valia. Logo, não desejo a integração do central senegalês Abdoulaye no plantel (nem na equipa B) e gostava de ver sair do clube o jovem central Reyes e o centrocampista Evandro – o primeiro por empréstimo para ganhar minutos; o segundo a título definitivo, caso surja uma proposta aliciante. Depois temos os casos de jogadores de enorme qualidade, mas que se encontram “tapados”, e, por isso, o empréstimo seria uma agradável solução: Tiago Rodrigues (fala-se do interesse de Nacional da Madeira); Kelvin (o jovem que deixou Jesus de joelhos, mas que nunca se impôs, sendo a “eterna promessa”); Otávio (brasileiro que tem “samba nos pés” e que, a continuar sem oportunidades na equipa principal, deve ser emprestado a um clube com um treinador que saiba trabalhar jovens, aparecendo o Vitória de Guimarães como a opção ideal). Temos ainda os casos de Ivo Rodrigues, que é claramente jogador a mais para a segunda liga portuguesa, e o excessivo número de guardiões: Helton, Fabiano, Andrés e Ricardo, sendo que a saída do espanhol parece-me a mais acertada, visto que Fabiano tem sido a primeiro escolha, Ricardo é útil na medida em que ocupa uma das vagas a preencher por jogadores portugueses na Champions e Helton ainda deverá ir a tempo de jogar a Taça da Liga e assim se despedir dos adeptos, que tanto o acarinham. Aqui, porém, tudo depende do técnico Lopetegui.

Com tanta possível saída, surge agora a questão: e entradas? Sem Brahimi durante Janeiro e talvez parte de Fevereiro e, possivelmente, sem Reyes e Evandro, quem poderá entrar e colmatar tais saídas? Mais-valias, assim o espero…

1
Jackson Martínez: a sua continuidade é a mais desejadas das prendas para os portistas
Fonte: Página de Facebook do FC Porto

Parece-me imperioso um extremo que se destaque. Continuo a discordar daqueles que acham que Quaresma tem de ser titular indiscutível: o ‘ciganito’ é jogador para mexer com o jogo, entrar a 20/25 minutos do fim e assim explorar o cansaço dos adversários, à imagem do que fez nos jogos da selecção, onde Fernando Santos “encontrou” a melhor forma de aproveitar a magia de RQ7; Adrián continua a demonstrar não ser capaz de jogar em outro esquema que não o 1-4-4-2, como fazia e tão bem no Atlético. No meio campo, penso que, com a subida de rendimento de Quintero, não precisamos de jogadores que colmatem a saída do brasileiro Evandro (embora Carlos Eduardo esteja numa forma soberba em frança, à atenção de Pinto da Costa e Lopetegui). Por fim, caso Opare continue sem ser opção, um lateral que jogue nas duas faixas seria bem-vindo (sou um fã incondicional de Raphael Guerreiro). Ainda assim, a maior “prenda” que os portistas desejam é a continuidade de Jackson Martinez, um dos melhores e mais seguidos avançados da Europa. O “Cha Cha Cha” é cobiçado por meio mundo e tem Tottenham e Roma como clubes que mais o seguem, embora os valores estejam longe daquilo que o Porto pretende e que o jogador vale. Essa seria a verdadeira grande noticia para os adeptos azuis-e-brancos, e esperamos que a SAD do Futebol Clube do Porto faça o esforço necessário para manter o colombiano na frente de ataque da equipa.

Rematando – e penso que isto é um desejo geral –, gostaria de ver arbitragens menos tendenciosas para os lados da Luz. Este ano tem sido por demais evidente, e não querendo dizer que os árbitros fazem “de propósito”, a verdade é que, consequentemente, o Benfica tem sido beneficiado “em caso de dúvida” (onde dúvidas é raro haver), jogo após jogo. A única partida que me lembro do Benfica ter vencido no campeonato sem casos que objectivamente beneficiaram as águias (mesmo jogos onde golearam) foi o jogo do Dragão. Já são muitos pontos a mais, e que colocam o Benfica numa posição muito duvidosa face ao futebol praticado e aos excessivos “erros” de arbitragem. E a fraca campanha europeia veio confirmar aquilo que aqui escrevo. Mas não quero, nesta quadra natalícia, entrar por ai…

Faltam muitos jogos e quem se sagrar campeão, direi que assim o foi por mérito próprio (como sempre disse): o campeonato é uma maratona e quem joga melhor é justo vencedor.

Que todos tenham as prendas desejadas, em particular o nosso clube!

Foto de capa: Página de Facebook do FC Porto

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

António Conceição sem saudades da Arábia Saudita: «Jogadores ricos que já tinham bastante dinheiro e levavam aquilo como um hobby»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Técnico falou da experiência na Arábia Saudita em 2014/15.

António Conceição anseia pelo Mundial 2030: «Estou convicto que Marrocos, Portugal e Espanha vão organizar um Mundial a roçar a perfeição»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador garantiu que Marrocos organizará, com Portugal e Espanha, um bom Mundial 2030.

António Conceição e a polémica final da CAN 2025: «Ainda bem que pairou o bom senso num jogador que tem um comportamento e civismo...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador comentou a final da CAN 2025.

António Conceição destaca 2 jogadores africanos a acompanhar e escolhe melhor seleção do continente: «É a seleção mais perto de um perfil de equipa...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador destacou Marrocos, Amad Diallo e Christian Kofane.

PUB

Mais Artigos Populares

António Conceição foi despedido por Samuel Eto’o: «Vim para Portugal passar 15 dias de férias. Passados uns dias, recebi um e-mail a dizer que...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Treinador falou de Samuel Eto'o e do despedimento dos Camarões.

António Conceição destaca Vincent Aboubakar: «Nem estava muito feliz no FC Porto. Disse-lhe que, independentemente de jogar muito ou pouco no FC Porto, contava...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Vincent Aboubakar foi tema de conversa.

António Conceição cheio de elogios para Andre Onana: «Foi um dos jogadores que nos ajudou na integração com os colegas. Já tinha a filosofia...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O técnico elogiou Andre Onana, que treinou nos Camarões.