No Dragão já Mora um fenómeno: Rodrigo Mora

- Advertisement -

Rodrigo Mora ainda é um “menino”, mas já dá nas vistas como caloiro na Primeira Liga A Supertaça ganha (e bem ganha) pelo FC Porto ao Sporting, ainda na força do calor tórrido de agosto, fazia antever uma época de conquistas por parte dos dragões. Pura ilusão. O campeonato até nem começou mal para os azuis e brancos, mas a inconsistência do futebol praticado começou a dar sinais de preocupação. Era apenas uma questão de tempo até aparecerem os maus resultados, o que se veio a verificar, que culminou com a saída do treinador Vítor Bruno.

Samu foi dos únicos a mostrar serviço e lá ia disfarçando com golos as pobres exibições da formação azul e branca. Atualmente na quarta posição, o FC Porto luta com o Braga pelo último lugar do pódio, e só não está mais longe dos bracarenses, porque nas duas últimas jornadas houve um “menino” de 17 anos que resolveu partir a loiça toda.

Rodrigo Mora no jogo entre o FC Porto e o AFSA
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Rodrigo Mora tem levado o Dragão às costas nos tempos mais recentes, e é ele o responsável pelo barco azul e branco não se estar a afundar cada vez mais. O que este puto tem feito com uma bola nos pés, e os golos que tem marcado com uma subtileza impressionante, faz antever que não deve ficar muito tempo na cidade invicta. Estreou-se pela equipa principal portista num encontro da Liga Europa, em setembro do ano passado, e pouco a pouco foi conquistando o seu espaço, e hoje é peça imprescindível de Martín Anselmi. Os golos foram aparecendo de forma natural e já é o terceiro melhor marcador do plantel com oito remates certeiros.

Tem aquele ar de menino inocente, mas quando a bola lhe chega aos pés, qual diabo à solta, encara sem medo qualquer adversário que lhe apareça pela frente. Estamos a falar de um jogador criativo que usa bem os dois pés e que revela muita frieza na hora de atirar à baliza. A sua última exibição na partida com o Famalicão é o perfeito exemplo de que estamos na presença de um génio em fase de crescimento. Mas não é só pelos golos e pela sua fantasia que o extremo esquerdo tem dado nas vistas. A forma como trabalha para a equipa e participa nas acções defensivas, mostra que tem já uma maturidade acima da média, tendo em conta a sua tenra idade.

A questão agora é saber como é que a direção liderada por André Villas-Boas vai gerir todo o talento deste jovem prodígio. A não ser que apareça uma daquelas propostas loucas a que o futebol já nos habituou, manter Rodrigo Mora no plantel para as próximas temporadas será a decisão mais acertada. Por várias razões. Uma delas é fazer crescer ainda mais um jogador com um potencial enorme, e prepará-lo para o futuro. Casos de sucesso como Cristiano Ronaldo não acontecem todos os dias, e na última década somam-se os casos de jogadores que saíram demasiado cedo dos seus clubes de formação, e que depois se perderam.

Há depois a vertente desportiva. Ter na equipa um jogador que faz a diferença, e que já mostrou ser decisivo, pode não ser sinónimo de sucesso colectivo. Só com um plantel renovado e com qualidade, que este não tem, o FC Porto pode voltar às conquistas. E acredito que numa equipa competitiva, o internacional português pelos Sub-21 pode brilhar ainda mais. Rodrigo Mora está a poucos dias de atingir a maioridade, e como é óbvio ainda tem muito para aprender. O deslumbramento nestas idades é normal, e há que ter cabeça para saber descer à terra quando for preciso. Só o tempo vai dizer se estamos na presença de um craque que vai vingar noutras paragens. Porque por cá, a história está a começar a ficar bonita.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho: Instituição anti-racismo acusa o técnico de «manipulação psicológica» a Vinícius Júnior

A instituição Kick It Out deixou críticas às declarações de José Mourinho, reprovando que a forma como «não reconheceu a denúncia».

Mikael Silvestre deixa a garantia: «Estamos a tentar encontrar formas de sancionar jogadores que estão a falar enquanto tapam a boca»

Mikael Silvestre garantiu que a FIFA está em busca de formas de castigar jogadores que falem com a boca tapada.

Primeira Liga: conhecidos os árbitros da 23.ª jornada

Foram reveladas durante esta quarta-feira as equipas de arbitragem dos encontros relativos à 23.ª jornada da Primeira Liga.

Namorada de Vinícius Júnior elogia o seu parceiro após polémica no Estádio da Luz: «Temos de falar sobre a coragem dele»

Virgínia Fonseca defendeu o namorado Vinícius Júnior após as acusações a Gianluca Prestianni de proferir insultos racistas durante o Benfica x Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Jornalista espanhol não perdoa: «Tenho vergonha de que ontem Prestianni tenha saído como um herói do campo»

Ricardo Rosety, conhecido jornalista espanhol, abordou o caso de racismo no qual Gianluca Prestianni e Viníicus Júnior não protagonistas.

Lewis Hamilton sai em defesa de Vinícius Júnior: «Estamos contigo»

Lewis Hamilton também comentou a situação entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni, apoiando o extremo brasileiro nas suas redes sociais.

FC Porto esteve no Olival em dia marcado por operação de Samu Aghehowa: Francesco Farioli chamou jovens ao treino

O FC Porto realizou esta quarta-feira mais um treino, tendo em vista o encontro dos dragões frente ao Rio Ave, para a Primeira Liga.