📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

No Dragão já Mora um fenómeno: Rodrigo Mora

- Advertisement -

Rodrigo Mora ainda é um “menino”, mas já dá nas vistas como caloiro na Primeira Liga A Supertaça ganha (e bem ganha) pelo FC Porto ao Sporting, ainda na força do calor tórrido de agosto, fazia antever uma época de conquistas por parte dos dragões. Pura ilusão. O campeonato até nem começou mal para os azuis e brancos, mas a inconsistência do futebol praticado começou a dar sinais de preocupação. Era apenas uma questão de tempo até aparecerem os maus resultados, o que se veio a verificar, que culminou com a saída do treinador Vítor Bruno.

Samu foi dos únicos a mostrar serviço e lá ia disfarçando com golos as pobres exibições da formação azul e branca. Atualmente na quarta posição, o FC Porto luta com o Braga pelo último lugar do pódio, e só não está mais longe dos bracarenses, porque nas duas últimas jornadas houve um “menino” de 17 anos que resolveu partir a loiça toda.

Rodrigo Mora no jogo entre o FC Porto e o AFSA
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Rodrigo Mora tem levado o Dragão às costas nos tempos mais recentes, e é ele o responsável pelo barco azul e branco não se estar a afundar cada vez mais. O que este puto tem feito com uma bola nos pés, e os golos que tem marcado com uma subtileza impressionante, faz antever que não deve ficar muito tempo na cidade invicta. Estreou-se pela equipa principal portista num encontro da Liga Europa, em setembro do ano passado, e pouco a pouco foi conquistando o seu espaço, e hoje é peça imprescindível de Martín Anselmi. Os golos foram aparecendo de forma natural e já é o terceiro melhor marcador do plantel com oito remates certeiros.

Tem aquele ar de menino inocente, mas quando a bola lhe chega aos pés, qual diabo à solta, encara sem medo qualquer adversário que lhe apareça pela frente. Estamos a falar de um jogador criativo que usa bem os dois pés e que revela muita frieza na hora de atirar à baliza. A sua última exibição na partida com o Famalicão é o perfeito exemplo de que estamos na presença de um génio em fase de crescimento. Mas não é só pelos golos e pela sua fantasia que o extremo esquerdo tem dado nas vistas. A forma como trabalha para a equipa e participa nas acções defensivas, mostra que tem já uma maturidade acima da média, tendo em conta a sua tenra idade.

A questão agora é saber como é que a direção liderada por André Villas-Boas vai gerir todo o talento deste jovem prodígio. A não ser que apareça uma daquelas propostas loucas a que o futebol já nos habituou, manter Rodrigo Mora no plantel para as próximas temporadas será a decisão mais acertada. Por várias razões. Uma delas é fazer crescer ainda mais um jogador com um potencial enorme, e prepará-lo para o futuro. Casos de sucesso como Cristiano Ronaldo não acontecem todos os dias, e na última década somam-se os casos de jogadores que saíram demasiado cedo dos seus clubes de formação, e que depois se perderam.

Há depois a vertente desportiva. Ter na equipa um jogador que faz a diferença, e que já mostrou ser decisivo, pode não ser sinónimo de sucesso colectivo. Só com um plantel renovado e com qualidade, que este não tem, o FC Porto pode voltar às conquistas. E acredito que numa equipa competitiva, o internacional português pelos Sub-21 pode brilhar ainda mais. Rodrigo Mora está a poucos dias de atingir a maioridade, e como é óbvio ainda tem muito para aprender. O deslumbramento nestas idades é normal, e há que ter cabeça para saber descer à terra quando for preciso. Só o tempo vai dizer se estamos na presença de um craque que vai vingar noutras paragens. Porque por cá, a história está a começar a ficar bonita.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.