Nova época, novas apostas na formação? | FC Porto

- Advertisement -

O FC Porto deu o início à pré-época 2022/2023, com a presença de João Marcelo, Gonçalo Borges, Rodrigo Conceição e Danny Loader no plantel principal dos Dragões. Quase todos já se estrearam, mas este ano terão a oportunidade de pertencerem ativamente aos quadros dos detentores do título.

A oportunidade irá surgir só têm de a agarrar e seguir os exemplos de Diogo Costa, João Mário, Fábio Vieira, Vitinha, Francisco Conceição e muitos outros que chegaram ao topo vindo da formação azul e branca.

João Marcelo é um defesa central brasileiro que na época passada atuou na equipa B e este ano o clube adquiriu o seu passe promovendo-o ao plantel principal. O atleta chegou a estrear-se na equipa A, tendo estado presente num jogo da Taça de Portugal e outro da Taça da Liga, o suficiente para lhe serem também atribuídos os títulos da “Dobradinha”.

É um central jovem com muito para aprender, mas que já oferece uma segurança e calma no eixo defensivo muito evoluídos para a sua idade. Bem aproveitado e aprendendo com Pepe, poderá ter um grande futuro pela frente.

Gonçalo Borges, um produto da formação azul e branca que também atuou pelos “bês” e teve igualmente a oportunidade de somar alguns minutos ao mais alto nível. O jogador oferece drible e criatividade na ala, mas precisa melhorar o ponto de vista tático, tomada de decisão e último passe.

Ao que tudo indica terá oportunidade de mostrar tudo isso na pré-época ao mister Conceição e lutar por um lugar no plantel do FC Porto.

Rodrigo Conceição, filho do treinador, contratado há dois anos ao SL Benfica, encontrava-se emprestado ao Moreirense e ainda não se estreou pelo plantel principal dos dragões. É um jogador versátil que pode ocupar a linha direita por completo, seja no setor mais avançado ou no mais recuado.

É trabalhador, concentrado e tem bom toque de bola, precisa de definir a sua posição base e trabalhar todos os aspetos que a mesma obriga para se tornar um jogador regular, se o conseguir demonstrar poderá ser um forte concorrente a João Mário.

Danny Loader, melhor marcador da equipa secundária, já esteve às ordens de Sérgio Conceição na Primeira Liga em apenas um jogo, marcou um golo de calcanhar na estreia. O ponta de lança inglês vai ter oportunidade este ano de mostrar toda a sua qualidade e tentar agarrar um lugar na frente de ataque azul e branca.

Danny Loader
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

É um avançado possante, com bom jogo aéreo, técnica, mas que precisa definir melhor as movimentações e o último passe. Bem trabalhado poderá ser uma peça surpresa no xadrez de Conceição.

Flávio Fernandes
Flávio Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, o Flávio sempre foi um amante do desporto e um fanático pelo futebol. Com uma passagem pelos quadros de formação do FC Felgueiras 1932, preferiu pendurar as botas mais cedo e ir em busca da sua formação académica. Acompanha assiduamente o futebol internacional e não falha um único jogo do seu grande FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

À atenção do Benfica: como joga o novo Real Madrid de Álvaro Arbeloa?

Há, no jogo do Real Madrid, um mundo de distâncias entre a primeira e a segunda versão que se apresentaram no Benfica. Não de intenções, necessariamente, mas de consequências aplicadas em campo.

A real oportunidade | Real Madrid x Benfica

Depois de dois jogos eletrizantes entre Real Madrid e Benfica (relativos à última jornada da fase de Liga e primeira mão do play-off), o Estádio Santiago Bernabéu vai ser palco das decisões, onde só uma turma irá garantir o passaporte para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Braga reage à tomada de posição do Governo: «As conclusões apresentadas resultam de uma análise parcial»

O Braga criticou o silêncio do Governo após o Secretário de Estado do Desporto ter apoiado o veto da PSP à coreografia no dérbi do Minho. O clube reclama que ainda não obteve resposta aos pedidos de reunião enviados às autoridades

CBF pretende renovar com Carlo Ancelotti: «Temos a melhor matéria-prima»

Carlo Ancelotti está prestes a renovar o seu contrato como selecionador do Brasil até ao Mundial 2030. O presidente da CBF revelou que a assinatura depende de ajustes burocráticos e jurídicos.

PUB

Mais Artigos Populares

«Só vamos entender o tamanho do que o Vinícius Júnior fez nestes anos daqui a uma década»: a perspetiva da jornalista Tati Mantovani e...

Vinícius Júnior é um dos destaques mundiais na luta contra o racismo. A jornalista Tati Mantovani enquadra o extremo brasileiro neste cenário.

Neymar não vai ser convocado para os últimos jogos particulares antes do Mundial 2026

Neymar não vai ser convocado para os jogos particulares da seleção do Brasil frente à França e à Croácia. Esta é a última convocatória antes do Mundial 2026.

Telma Encarnação dispensada da Seleção Nacional e já tem substituta definida

Telma Encarnação foi dispensada da Seleção Nacional devido a problemas físicos. A avançada foi dada como inapta pela Unidade de Saúde e Performance da FPF e foi rendida por Alícia Correia.