Nova face no Dragão

    Nas laterais ofensivas residem dois dos mais talentosos jogadores do futebol nacional, Brahimi e Corona. O argelino parece melhor fisicamente nesta altura da preparação para a nova época, mas ambos garantem qualidade tanto em largura como em movimentos interiores que deverão ser uma constante ao longo da época dada a largura e profundidade que será dada por Ricardo Pereira e Alex Telles, laterais direito e esquerdo respetivamente. O português (de regresso após empréstimo ao Nice) e o brasileiro são, por esta altura, os melhores laterais da Liga NOS e os que detêm maior capacidade no apoio ao ataque. A pressão alta exercida pelos extremos, a sua reação à perda de bola e a performance dos laterais são mais alguns aspetos de relevo desta pré-época.

    Fonte: FC Porto
    Fonte: FC Porto

    No meio campo vemos Óliver Torres adiantar-se para perto dos avançados para pressionar, deixando Danilo sozinho no apoio à defesa, e recuar quando em posse para assumir a batuta e ser ele próprio o principal municiador da equipa. Trabalho exigente para o espanhol, que o obrigará a um desgaste extra, e para o português que se vê, agora, mais desapoiado na proteção dos centrais.

    É uma ideia de jogo de equipa grande (ao contrário do que sucedia no ano passado), o que atesta a aposta em Sérgio Conceição como homem certo para o cargo. No entanto, é uma forma de jogar com bastante risco e que exige o mínimo de falhas porque, como se verificou ontem, ultrapassada a primeira linha de pressão, a equipa fica desprotegida.

    Ontem, no final do jogo, Sérgio Conceição pedia (e bem) tempo para a equipa atingir o seu apogeu, procurando reduzir as expectativas e mostrar que, apesar dos bons resultados, a equipa ainda não é uma máquina perfeita e que, jogando com adversários de maior valia, talvez os números no que aos golos sofridos dizem respeito, pudessem ser substancialmente piores. Resta também perceber a capacidade dos suplentes para serem verdadeiras e válidas alternativas a um onze de enorme qualidade.

    Assim, tem sido uma pré-época prometedora, muito mais pelas ideias em que assenta o jogo da equipa do que pelos resultados, que sendo animadores pouco contam nesta altura tão precoce da temporada.

    Por fim, uma palavra para os adeptos do FC Porto que encheram o Estádio do Dragão e pedir-lhes que mantenham o apoio à equipa ao longo de uma época que se espera muito difícil e de extrema importância para o futuro e sustentabilidade do clube. Somos Porto.

    Foto de Capa: FC Porto

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Artigo anterior
    Próximo artigo
    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.