O ano de afirmação de Evanilson | FC Porto

- Advertisement -

Evanilson tem sido uma das grandes surpresas deste FC Porto 2012/2022. Basta pensar que o jovem avançado de 22 anos, na reta final da época passada, desceu à equipa B para ajudar à conquista da manutenção na Segunda Liga Portuguesa. Agora, é uma das principais referências na equipa A dos dragões e, inclusive, foi eleito o melhor avançado do mês de janeiro.

A saída de Moussa Marega no verão passado deixou um vácuo na frente de ataque portista. Após o fecho do mercado de transferências, os nomes escolhidos para os terrenos mais avançados eram Taremi, Toni Martínez e Evanilson.

O iraniano era um jogador já com provas dadas no FC Porto, mas restavam dúvidas sobre quem iria ser o seu par. Toni Martínez até partiu (e bem) à frente na luta pela titularidade, mas rapidamente Evanilson conquistou Sérgio Conceição e os adeptos portistas.

Evanilson
Evanilson desceu à equipa B na temporada passada para participar em cinco jogos
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

O primeiro golo da época foi frente ao SU Sintrense para a Taça de Portugal. Até então, o avançado tinha sido pouco utilizado – foi titular apenas no jogo antecedente ao da Taça, contra o FC Paços de Ferreira. Contudo, este foi o ponto de viragem para Evanilson. Até ao momento, Evanilson participou em 30 jogos, tendo marcado 14 golos e realizado três assistências.

Contudo, Evanilson não vive só de golos ou assistência. Quando olhamos para o número 30 do FC Porto, vemos o reflexo das ideias de Conceição – um autêntico batalhador incansável, capaz de pressionar alto com intensidade e consistência, juntando a isso uma capacidade técnica acima da média e uma certa habilidade no jogo aéreo e posicionamento ofensivo.

Evanilson, no final da época passada, surpreendeu ao dizer que tinha como meta para a atual temporada a marca dos 20 golos na conta pessoal. A verdade é que está apenas a seis golos desta meta, um número facilmente atingível tendo em conta o número de jogos que ainda faltam cumprir nesta temporada.

Com apenas 22 anos, Evanilson vai dando passos largos no processo de afirmação no FC Porto e torna-se aos poucos num jogador essencial para a equipa.

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

1º teste à porta aberta: Onde ver o Gil Vicente x FC Porto?

O Gil Vicente e o FC Porto enfrentam-se esta quarta-feira num jogo particular. Duelo será transmitido na Sport TV 1.

Conference League: Onde ver o jogo entre o Braga e o Zeleznicar Pancevo?

O Braga vai enfrentar o Zeleznicar Pancevo na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Conference League. Jogo passa na Sport TV 5.

Floriana de Daniel Portela empata com final dramático: eis os resultados do dia da Conference League

O Floriana de Daniel Portela empatou 1-1 com o Drita na primeira mão da segunda ronda da Conference League. Eis os resultados.

Al Nassr de Cristiano Ronaldo e João Félix com acordo fechado por internacional português

Samu Costa está a caminho do Al Nassr de Cristiano Ronaldo e João Félix. «O negócio entre o Mallorca e o Al Nassr está fechado».

PUB

Mais Artigos Populares

À atenção do Benfica: Hearts goleado pelo Sturm Graz na Champions League

O Sturm Graz venceu o Hearts por 4-0 na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Champions League. Fica com os resultados.

Bélgica: Sérgio Conceição é candidato ao cargo mas há favorito

Sérgio Conceição é um dos candidatos para o cargo da Seleção da Bélgica. Mark van Bommel é, neste momento, o favorito.

Estoril Open: Jaime Faria segue em frente e já conhece próximo adversário

Jaime Faria venceu o neerlandês Botic van de Zandschulp por 6-3 e 6-4 e qualificou-se para a segunda ronda do Estoril Open.