O ano de afirmação de Evanilson | FC Porto

- Advertisement -

Evanilson tem sido uma das grandes surpresas deste FC Porto 2012/2022. Basta pensar que o jovem avançado de 22 anos, na reta final da época passada, desceu à equipa B para ajudar à conquista da manutenção na Segunda Liga Portuguesa. Agora, é uma das principais referências na equipa A dos dragões e, inclusive, foi eleito o melhor avançado do mês de janeiro.

A saída de Moussa Marega no verão passado deixou um vácuo na frente de ataque portista. Após o fecho do mercado de transferências, os nomes escolhidos para os terrenos mais avançados eram Taremi, Toni Martínez e Evanilson.

O iraniano era um jogador já com provas dadas no FC Porto, mas restavam dúvidas sobre quem iria ser o seu par. Toni Martínez até partiu (e bem) à frente na luta pela titularidade, mas rapidamente Evanilson conquistou Sérgio Conceição e os adeptos portistas.

Evanilson
Evanilson desceu à equipa B na temporada passada para participar em cinco jogos
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

O primeiro golo da época foi frente ao SU Sintrense para a Taça de Portugal. Até então, o avançado tinha sido pouco utilizado – foi titular apenas no jogo antecedente ao da Taça, contra o FC Paços de Ferreira. Contudo, este foi o ponto de viragem para Evanilson. Até ao momento, Evanilson participou em 30 jogos, tendo marcado 14 golos e realizado três assistências.

Contudo, Evanilson não vive só de golos ou assistência. Quando olhamos para o número 30 do FC Porto, vemos o reflexo das ideias de Conceição – um autêntico batalhador incansável, capaz de pressionar alto com intensidade e consistência, juntando a isso uma capacidade técnica acima da média e uma certa habilidade no jogo aéreo e posicionamento ofensivo.

Evanilson, no final da época passada, surpreendeu ao dizer que tinha como meta para a atual temporada a marca dos 20 golos na conta pessoal. A verdade é que está apenas a seis golos desta meta, um número facilmente atingível tendo em conta o número de jogos que ainda faltam cumprir nesta temporada.

Com apenas 22 anos, Evanilson vai dando passos largos no processo de afirmação no FC Porto e torna-se aos poucos num jogador essencial para a equipa.

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Fulham de Marco Silva continua interessado em ponta de lança da Eredivisie

O Fulham vai voltar à carga pela contratação de Ricardo Pepi. O ponta de lança pertence aos quadros do PSV Eindhoven.

Liga Saudita responde a Cristiano Ronaldo: «Nenhum indivíduo, por mais importante que seja, determina decisões além do seu próprio clube»

A Liga Saudita deixou uma mensagem de resposta ao protesto de Cristiano Ronaldo, que já falhou uma partida da competição.

Luís Guilherme estreia-se a marcar pelo Sporting com belo golo

O Sporting está a vencer o AVS SAD por 1-0 nos quartos de final da Taça de Portugal. Vê como foi o primeiro golo da partida.

Mercado de verão já mexe em fevereiro: Inter Milão em contactos por guarda-redes da Premier League

O Inter Milão entrou em contactos com os representantes de Guglielmo Vicario, guarda-redes que pertence aos quadros do Tottenham.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Gonçalves confirmado como reforço do Konyaspor

O Konyaspor anunciou a contratação de Diogo Gonçalves. O avançado português de 28 anos assinou contrato válido para as próximas duas temporadas e meia.

Fábio Vieira mostra-se recetivo a um regresso ao FC Porto: «Estou sempre de portas abertas para regressar»

Fábio Vieira representa atualmente o Hamburgo, mas não fecha a porta a um regresso ao FC Porto, equipa onde se formou.

Palmeiras de Abel Ferreira contrata avançado na Premier League por 25 milhões de euros

O Palmeiras garantiu a contratação de Jhon Arias. O clube treinado por Abel Ferreira vai pagar 25 milhões de euros pelo ponta de lança do Wolverhampton.