Anúncio Publicitário

fc porto cabeçalho

A cada dia que passa se torna mais evidente que Sérgio Conceição (SC) dará preferência a um sistema de jogo onde existem dois pontas-de-lança. Nada de novo no FC Porto, muito menos em Portugal, mas que mesmo assim levanta uma dúvida: existem avançados suficientes no plantel orientado por SC para jogar dessa forma?

Se fossemos apenas olhar para a dupla Soares-Aboubakar, que aparenta recolher unanimidade como sendo a que mais garantias dá, a resposta seria “sim, sem dúvida.” Mas toda a gente sabe que uma equipa é muito mais que o onze base e que é nas alturas em que este se encontra indisponível que surgem os verdadeiros testes. Por isso é preciso olhar a alternativas à dupla já mencionada.

Anúncio Publicitário

Começando pelo mais óbvio, há Rui Pedro. O herói do FC Porto-Braga da época de 207/2018 tem tudo para ser o melhor ponta-de-lança português a curto prazo. O estilo de jogo à poacher, sempre de olhos postos na baliza, faz-me lembrar em muito Falcao. Rui Pedro parece sempre procurar a forma mais rápida de chegar ao golo. Se SC tem dado sinais de querer um FC Porto mais objectivo, então este pode muito bem ser o ano do jovem português.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Otávio foi testado nessa função numa fase mais inicial da época, mas não acredito que a desempenhe a não ser como solução de recurso ou quando SC entenda haver necessidade de reforçar o meio-campo.

Sobra Marega. A primeira passagem pelo clube não foi a melhor e esta segunda começou com um atraso enorme. O maliano tem agora algumas semanas para convencer o treinador e tirar da cabeça de toda a gente a ideia de que o FC Porto não tem nele um jogador fiável e, por isso mesmo, terá forçosamente de ir ao mercado.

E é essa a minha opinião: o FC Porto deve procurar, dentro das suas possibilidades, dar a SC uma alternativa válida a Soares e Aboubakar, mas que tenha capacidade de lutar pela titularidade. Se não for possível comprar ninguém que cumpra estes requisitos, então que não se compre ninguém e se aposte em Rui Pedro e Marega.

Foto de Capa: FC Porto

Anúncio Publicitário