O bichinho de campeão já morde…

- Advertisement -

hic sunt dracones

Paremos por aqui, caro leitor. Provavelmente, se chegou aqui através do Facebook, já terá visto muitos comentários jocosos ou até mesmo depreciativos em relação a este artigo. A probabilidade de mais de 90% deles nem sequer se terem preocupado em conhecer o contexto da frase proferida é grande.  Sabe quem me conhece e talvez alguns daqueles que me seguem desde a primeira hora que não sou pessoa de embandeirar em arco, cantar vitória antes do final. Mas, que me desculpe a minha faceta ponderada, não há como não me sentir já campeão. 

Há um mês atrás escrevi uma rubrica (http://www.bolanarede.pt/nacional/porto/todos-na-casa-de-partida/), onde mencionava o facto de não acreditar que o FC Porto partisse em vantagem por ser o único, dos três potenciais candidatos ao título, a não trocar de treinador. Mas perante um mercado de transferências estupidamente louco como este não há como não achar que os equipamentos do próximo ano vão ser mesmo muito bonitos (referência ao facto de a beleza dos equipamentos depender do escudo de campeão nacional). 

Quero muito acreditar em Iker Casillas. Nos últimos anos fui um dos grandes críticos do espanhol, achando que ele já não era o grande guarda-redes que foi capaz de ombrear com jogadores como Buffon, Van Der Sar e outros tantos. Mas o ar agastado, o cansaço emocional que lhe revia em Madrid desapareceu. Vejo um novo Casillas nos trabalhos de pré-época. E a esperança de ver um dos melhores do mundo a defender as redes do FC Porto continua a crescer de dia para dia.

A mística do dragão, o poder dos guerreiros Fonte: Facebook do FC Porto
A mística do dragão, o poder dos guerreiros
Fonte: Página de Facebook do FC Porto

Maxi, lamento mas quanto a ti a minha opinião não é melhor. Gosto da entrega que colocas em cada lance, da agressividade e da garra com que te dedicas ao jogo. Mas, para mim, o futebol é muito mais do que isso. Atrevo-me a dizer que muitas vezes isso nem serve para nada. Felizmente para nós, passaste os últimos anos com um dos melhores, que te ensinou bastante sobre o jogo jogado. Mas não te acho um jogador capaz de perceber o contexto onde está inserido e de encontrar as melhores soluções a cada momento. Eras o Maxi que eras porque vivias no sistema de Jesus há muitos anos. Mas espero estar enganado. 

Neste momento, só falta um avançado de topo e, talvez, um médio criativo para o meio campo (Bueno?). Fala-se em Llorente e Mitrovic. Se um ou outro vierem, não há como não encomendar as faixas logo no início. Lopetegui, já não te perdoo mais. És, talvez, o treinador com maior autonomia decisória da história do FC Porto. Contratas por milhões, mandas embora jogadores que eram considerados símbolos (apesar de eu nunca ter gostado muito de Quaresma)… Quero mesmo ser campeão. E sei que o digo com o mercado de transferências ainda a meio. Ainda há muito caminho por percorrer, muitos jogadores a entrar e outros tantos a sair. Esperemos que o figurino dos três potenciais campeões ao título não mude muito. Em maio? É para festejar. Ou antes, se possível.

Mister, vamos lá ser campeões?

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alguém consegue travar a França… e o México? – Diário do Mundial 2026 #20

Noruega, França e México seguem para os oitavos de final do Mundial 2026. Dia de grandes jogos e, especialmente, exibições imponentes.

México deu alerta de tempestade ao Equador e cumpriu com um dos melhores jogos deste Mundial 2026 para seguir para os oitavos de final

O México está nos oitavos de final do Mundial 2026. Seleção mexicana superou Equador e fez uma das grandes exibições desta competição.

Já há novo horário para o apito inicial no México x Equador do Mundial 2026

O México x Equador vai começar uma hora depois do previsto. Ameaça de tempestade e más condições climatéricas na origem do adiamento.

México x Equador do Mundial 2026 está atrasado: eis o culpado e os motivos

O México x Equador dos 16 avos de final do Mundial 2026 foi adiado. Ainda não há qualquer informação relativa ao seu apito inicial.

PUB

Mais Artigos Populares

Todas as transmissões televisivas: onde ver os jogos dos 16 avos de final do Mundial 2026 esta quarta-feira, 1 de julho?

Prosseguem os jogos dos 16 avos de final do Mundial 2026. Sabe onde ver os jogos da noite (e madrugada) desta quarta-feira, 1 de julho.

Já estão definidos 3 dos jogos dos oitavos de final do Mundial 2026

O Mundial 2026 tem os oitavos de final cada vez mais definidos. Já são conhecidos três encontros da próxima ronda.

França dá espetáculo e goleia Suécia para chegar com estrondo aos oitavos de final do Mundial 2026

A França não deu qualquer hipótese à Suécia e está nos oitavos de final do Mundial 2026. Franceses só sabem vencer nesta competição.