- Advertisement -

fc porto cabeçalho

O FC Porto perdeu este verão aquela que era, para muitos adeptos, a sua jóia da coroa. No meu entender, André Silva foi sempre sobrevalorizado pela opinião pública e publicada mas ficamos a aguardar pelas exibições futuras do jovem português em solo italiano para tirar todas as teimas.

De qualquer forma, levanta-se, agora, o problema da sucessão ou, se quisermos, da sua substituição, visto que apenas um ano na equipa principal do Porto não será suficiente para deixar um legado.

O FC Porto tem nas suas fileiras um jogador que aprecio de sobremaneira: Vincent Aboubakar. Ponta de lança camaronês que chegou ao FC Porto pela mão de Julen Lopetegui e que esteve, no ano passado e após duas épocas a vestir de azul e branco, emprestado aos turcos do Besiktas. Atualmente com 25 anos de idade, vai mais do que a tempo de singrar no FC Porto.

A incorporação deste jogador no plantel principal do FC Porto para a época que se avizinha poderá ser, ainda assim, bastante complicada. Será sempre um processo delicado e a gerir com pinças pela SAD e por Sérgio Conceição. Eu dividiria toda esta questão em três pontos fundamentais: o lado desportivo, o lado financeiro e, ainda, o lado emocional.

Ora vejamos, desportivamente seria a solução ideal para o clube. Há poucos avançados da qualidade de Aboubakar ao alcance do FC Porto no mercado. O camaronês não atingiu, ainda, a plenitude da sua forma dadas todas as características físicas e técnicas que possui. É um jogador de técnica apurada e que sabe ter a bola no pé (goleia na comparação com André Silva neste aspeto). Apesar de um considerável porte físico que lhe permite rivalizar com qualquer central, trata-se de um jogador veloz e muito forte a jogar na profundidade. Aprimorou, nomeadamente na última temporada, a finalização, tanto pelo ar como pelo chão. É, portanto, um ponta de lança muito completo.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Segue-se, então, a questão financeira. Aqui existem prós e contras. Ou melhor: facilitadores e bloqueadores da operação. Aboubakar habituou-se, na Turquia, a um nível salarial incomportável para clubes portugueses, já que naquele país a carga fiscal para remunerações deste tipo é substancialmente inferior à de Portugal (12% contra mais de 50%) e, como tal, não será fácil a renovação de um contrato que termina no próximo verão. No entanto, o Porto apenas detém 37,5% dos direitos económicos do jogador, tornando a alienação do seu passe uma operação pouco lucrativa tendo em conta a qualidade do jogador, a situação de tesouraria do clube e a carência existente no plantel para a posição. Assim, valerá a pena um esforço suplementar para segurar o camisola 10 da seleção dos Camarões.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Brian Riemer: «Portugal teve um grande selecionador que foi Roberto Martínez e agora tem outro grande treinador

Brian Riemer fez a análise ao encontro entre Portugal e a Dinamarca, encontro da terceira jornada da Liga das Nações.

Imprensa catalã reage ao triunfo de Portugal: «Portugal e Cancelo sabem golear sem Cristiano Ronaldo»

A vitória de Portugal contra a Dinamarca por quatro bolas a duas está a ser alvo de análise por parte da imprensa internacional.

Portugal: eis a hora para o regresso a solo luso da seleção nacional

A seleção de Portugal regressa a solo nacional durante a próxima sexta-feira, deixando assim Copenhaga, capital da Dinamarca.

Jorge Jesus 1-0 Cristiano Ronaldo: Tendência para manter? Ou princípio do fim da polémica?

Portugal foi ao terreno da Dinamarca vencer por quatro bolas a duas, num encontro a contar para a Liga das Nações.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Mendes: «Estou a gostar muito de trabalhar com Jorge Jesus»

Nuno Mendes fez a análise ao encontro entre Portugal e a Dinamarca, encontro da terceira jornada da Liga das Nações.

Rafael Leão e a utilização do número 7: «O Cris é um ídolo de infância, o 7 é um número especial, foi a data...

Rafal Leão fez a análise ao encontro entre Portugal e a Dinamarca, encontro da terceira jornada da Liga das Nações.

Eis as contas para Portugal garantir o apuramento na Liga das Nações já no próximo jogo

Portugal tem o caminho aberto para fechar o apuramento para os quartos de final da Liga das Nações. Conhece as contas nacionais.