O Clã Paciência

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoEm 1982 nas camadas de sub-15 do Futebol Clube do Porto, diretamente de Leça da Palmeira chegava o jovem Domingos Paciência, cinco anos depois fez a sua estreia no plantel principal do Porto e nesse mesmo plantel ficou durante dez anos, ganhou um lugar no coração dos adeptos azuis e brancos, com 232 jogos e marcando 92 golos. Posteriormente devido a uma lesão, o ponta de lança perdeu espaço no plantel e cedeu o seu lugar para Mário Jardel. O jogador ainda passou alguns anos em Espanha ao serviço do Tenerife, mas regressou ao Porto para terminar a sua carreira. Depois dedicou-se à carreira de treinador, tendo tido como pontos altos da sua carreira um vice-campeonato na época 2009/2010 e um segundo lugar na Liga Europa, na época 2010/2011.

Domingos deixou saudades ao universo portista, além de 15 títulos e 101 golos, qual foi a herança que Domingos deixou ao clube que o formou?

Domingos deixou uma herança para o seu clube muito mais valiosa que um título, ou um golo, Domingos encaminhou os seus dois filhos Gonçalo e Vasco Paciêcia a ingressar no Futebol clube do Porto para fazer formação.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Começando pelo mais velho, Gonçalo atualmente tem 23 anos, fez a sua estreia oficial enquanto sénior a 12 de janeiro de 2014 com a equipa B do porto, batendo o Portimonense por duas bolas a zero. Um ano depois, a 15 de Janeiro de 2015, Gonçalo fez a sua estreia pelo plantel principal frente ao Braga num jogo a contar para a taça da liga. Gonçalo na época seguinte foi emprestado à Académica, após 30 jogos e quatro golos, o ponta de lança voltou a ser emprestado, desta vez ao Olympiacos, onde acusou um problema cardíaco que o obrigou a regressar mais cedo a Portugal. Em Janeiro no entanto voltou a ser emprestado, desta vez ao Rio Ave. Atualmente, o jogador joga emprestado ao Vitória de Setúbal. Apesar de ainda não se ter afirmado no clube de origem, fez trajetos interessantes ao que toca às seleções de base. Tendo guiado a seleção sub 21 em 2015 até a final do europeu e tendo sido o melhor marcador português nos jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

E o filho mais novo de Domingos Paciência? Vasco atualmente tem 17 anos, fez e está a fazer a sua formação no Porto e, tal como o pai e o irmão, é ponta de lança. Apesar de ter 17 anos, joga com os sub-19 azuis e brancos, onde esta época em 126 minutos jogados em três jogos, fez balançar as redes adversárias uma vez.

E o futuro? Poderemos daqui a cinco ou seis anos ver um plantel orientado por Domingos Paciência e uma frente de ataque liderada pelos seus filhos? Apesar de parecer utópica esta possibilidade, a crescente aposta do Porto nos seus quadros de formação no 11 inicial e ter uma velha glória do clube no cargo de treinador, torna esta possibilidade mais fácil de acontecer.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Domingos

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Gabriel Fábrega
Gabriel Fábregahttp://www.bolanarede.pt
Seja qual for o campo, Lisboa tem mais encanto pintada de azul e branco. Poeta nas horas vagas. Ele é pragmático e tem piada (às vezes). Politicamente (in)correto.                                                                                                                                                 O Gabriel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cluj de António Folha goleado com chapa 5 e favoritos vencem: eis os resultados dos 36 jogos da Conference League

Foram 36 jogos na 3.ª pré-eliminatória da Conference League. António Folha, o único treinador português em ação, viu o Cluj ser goleado.

Anderlecht de Vítor Bruno dá passo em frente, Universitatea Craiova de Filipe Coelho empata e Pafos de Ricardo Sá Pinto teve de lidar com...

Mais um dia de Europa League. Vítor Bruno no Anderlecht, Filipe Coelho no Universitatea Craiova e Ricardo Sá Pinto no Pafos com sortes distintas na prova.

Marco Silva faz o rescaldo da goleada do Benfica contra o Hearts em conferência de imprensa

Marco Silva analisou com maior profundidade o encontro entre o Benfica e o Hearts, jogo da Europa League.

Wouter Vrancken fala no futuro de Cláudio Braga e elogia Benfica com sublinhado: «Tivemos 2 penáltis estúpidos e isso não ajudou»

Wouter Vranckcen já reagiu ao encontro entre o Benfica e o Hearts, partida relativa à terceira eliminatória da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni assinala importância do golo marcado e lança 2ª mão: «O Benfica obriga-te sempre a ganhar em todos os campos»

Gianluca Prestianni já reagiu ao encontro entre o Benfica e o Hearts, partida relativa à terceira eliminatória da Europa League. Encarnados venceram.

Cláudio Braga recusa impossíveis depois da goleada sofrida e lamenta: «Não jogámos o nosso jogo por respeitar demasiado o Benfica»

Cláudio Braga já reagiu ao encontro entre o Benfica e o Hearts, partida relativa à terceira eliminatória da Europa League. Encarnados venceram.

Os 5 destaques do Benfica 6-1 Hearts

O Benfica e o Hearts enfrentaram-se durante a noite desta quinta-feira, num encontro pelo acesso à Europa League.