📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Clã Paciência

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoEm 1982 nas camadas de sub-15 do Futebol Clube do Porto, diretamente de Leça da Palmeira chegava o jovem Domingos Paciência, cinco anos depois fez a sua estreia no plantel principal do Porto e nesse mesmo plantel ficou durante dez anos, ganhou um lugar no coração dos adeptos azuis e brancos, com 232 jogos e marcando 92 golos. Posteriormente devido a uma lesão, o ponta de lança perdeu espaço no plantel e cedeu o seu lugar para Mário Jardel. O jogador ainda passou alguns anos em Espanha ao serviço do Tenerife, mas regressou ao Porto para terminar a sua carreira. Depois dedicou-se à carreira de treinador, tendo tido como pontos altos da sua carreira um vice-campeonato na época 2009/2010 e um segundo lugar na Liga Europa, na época 2010/2011.

Domingos deixou saudades ao universo portista, além de 15 títulos e 101 golos, qual foi a herança que Domingos deixou ao clube que o formou?

Domingos deixou uma herança para o seu clube muito mais valiosa que um título, ou um golo, Domingos encaminhou os seus dois filhos Gonçalo e Vasco Paciêcia a ingressar no Futebol clube do Porto para fazer formação.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Começando pelo mais velho, Gonçalo atualmente tem 23 anos, fez a sua estreia oficial enquanto sénior a 12 de janeiro de 2014 com a equipa B do porto, batendo o Portimonense por duas bolas a zero. Um ano depois, a 15 de Janeiro de 2015, Gonçalo fez a sua estreia pelo plantel principal frente ao Braga num jogo a contar para a taça da liga. Gonçalo na época seguinte foi emprestado à Académica, após 30 jogos e quatro golos, o ponta de lança voltou a ser emprestado, desta vez ao Olympiacos, onde acusou um problema cardíaco que o obrigou a regressar mais cedo a Portugal. Em Janeiro no entanto voltou a ser emprestado, desta vez ao Rio Ave. Atualmente, o jogador joga emprestado ao Vitória de Setúbal. Apesar de ainda não se ter afirmado no clube de origem, fez trajetos interessantes ao que toca às seleções de base. Tendo guiado a seleção sub 21 em 2015 até a final do europeu e tendo sido o melhor marcador português nos jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

E o filho mais novo de Domingos Paciência? Vasco atualmente tem 17 anos, fez e está a fazer a sua formação no Porto e, tal como o pai e o irmão, é ponta de lança. Apesar de ter 17 anos, joga com os sub-19 azuis e brancos, onde esta época em 126 minutos jogados em três jogos, fez balançar as redes adversárias uma vez.

E o futuro? Poderemos daqui a cinco ou seis anos ver um plantel orientado por Domingos Paciência e uma frente de ataque liderada pelos seus filhos? Apesar de parecer utópica esta possibilidade, a crescente aposta do Porto nos seus quadros de formação no 11 inicial e ter uma velha glória do clube no cargo de treinador, torna esta possibilidade mais fácil de acontecer.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Domingos

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Gabriel Fábrega
Gabriel Fábregahttp://www.bolanarede.pt
Seja qual for o campo, Lisboa tem mais encanto pintada de azul e branco. Poeta nas horas vagas. Ele é pragmático e tem piada (às vezes). Politicamente (in)correto.                                                                                                                                                 O Gabriel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica quer fechar rapidamente Sidny Cabral, que tem vários interessados: eis o ponto de situação

O Benfica e o Estrela Amadora terão nova ronda de negociações por Sidny Cabral. Lateral cabo-verdiano quer reforçar águias.

Braga revela ter ajudado Caldas para que o jogo fosse disputado no Campo da Mata

O Caldas x Braga, jogo da Taça de Portugal, sofreu alteração de hora e local. Eis o comunicado oficial do emblema da Primeira Liga.

FC Porto em negociações avançadas por jovem, que pode custar cerca de 11 milhões de euros

O FC Porto está muito interessado em contratar Oskar Pietuszewski. Dragões podem pagar cerca de 11 milhões de euros pelo jovem.

Treinador do Caldas e as alterações no jogo frente ao Braga: «A minha vontade é não estar presente»

O Caldas x Braga não vai ser jogado no Campo da Mata, mas sim em Torres Vedras. José Vala, treinador do emblema da Liga 3, já reagiu.

PUB

Mais Artigos Populares

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Penso que nos faltou ali um pouco mais na definição»

O Alverca perdeu em casa contra o FC Porto por 3-0 na Primeira Liga. Custódio Castro respondeu a uma questão do Bola na Rede.

José Mourinho: «Acho que o que aconteceu no Santa Clara x Sporting foi demasiado óbvio»

José Mourinho falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Benfica venceu o Famalicão por 1-0 na Primeira Liga.

José Mourinho: «Aqui não há Mbappés, Vinícius, Yamals. Somos equipa, trabalhamos como equipa, crescemos como equipa»

José Mourinho falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Benfica venceu o Famalicão por 1-0 na Primeira Liga.