O Derlei argelino

- Advertisement -

dragaoaopeito

Nabil Ghilas é, a par de Juan Quintero, o jogador que considero menos aproveitado por Paulo Fonseca, no actual plantel portista. Agressivo, possante e um excelente rematador, o avançado argelino parece não conseguir impor-se num Porto medíocre, que tarda em provar que merece ser campeão.

Vindo do Moreirense no mercado de Verão, por 3,8 milhões (por 50% do passe), teve o seu melhor momento no passado jogo contra o Estoril, colocando, com um golo, o Porto nas meias-finais da Taça de Portugal. Antes disso, o penálti sofrido frente ao Marítimo foi também ele fulcral no apuramento (pelo menos, em campo, apurou o clube, vamos ver se, na secretaria, o resultado é outro) da equipa para as meias-finais da Taça da Liga. Como caracterizá-lo na sua restante história no clube tri-campeão? Chamando-o o “gajo que entra em situações de desespero” ou o “gajo que entra para se perder algum tempo perto dos 90 minutos”, porque, de forma geral, é assim que tem sido a sua curta carreira no clube.

Não posso dizer que vejo no número 11 portista um titular indiscutível na equipa do Porto. É, como muitos outros nos últimos anos, o eterno segundo avançado do Porto, aquele que, por muito bom que seja, não joga. Contudo, é preciso registar que Ghilas não é Janko, não é Kleber, não é Walter, nem muitos menos é Liedson (sobretudo na forma em que o avançado brasileiro se apresentou, na ultima época). Ghilas é um jovem de 23 anos (eu sei que não parece), com uma qualidade que fez temer as defesas que jogavam contra a miserável equipa do Moreirense, o ano passado, e que precisa de jogar e evoluir de forma a explorar todo o potencial que tem.

 

Ghilas, por mérito próprio ou por demérito de Jackson, justifica mais minutos Fonte: abola.pt

 

 

Fazendo um paralelismo com Islam Slimani, também ele curiosamente suplente argelino de outro avançado colombiano, de seu nome Fredy Montero (com a devida distância para Cha Cha Cha Martinez), a verdade é que Leonardo Jardim (para mim, o melhor treinador a actuar no nosso país) lhe está a saber dar as oportunidades que este merece. Quando Montero falha, Slimani entra; quando Jackson falha, Licá entra para o lugar de Varela. Esta é a infeliz realidade do Porto e, honestamente, custa-me ver Ghilas no banco até aos últimos 10 minutos da partida, onde a táctica se altera de 4x2x1x3 para 4xtudo-ao-molho-e-Quaresma-cruza-para-o-meio.

Porque o comparo com Derlei? Porque Derlei, com características físicas semelhantes mas bastante mais baixo e, pessoalmente, com menos talento que o avançado argelino, encontrou o seu espaço no Porto como um falso extremo, que facilmente procurava zonas de finalização interiores. Ghilas nunca teve a sua oportunidade nesta posição, e, agora, com o regresso de Quaresma e com uma luta nas alas entre Varela e o talentoso Licá, o argelino parece perder aquela que seria uma boa opção para obter minutos em competições que não sejam a Taça da Liga ou a Taça de Portugal, onde mesmo nestas é Jackson que tem vindo a ter primazia no onze.

Questiono-me sobre se, num futuro próximo, com jogos de quatro competições a encher o calendário do plantel portista, Ghilas obterá finalmente a confiança de Paulo Fonseca, remetendo Jackson Martinez para o banco, de vez em quando (nem que seja ao dar a desculpa de que Cha Cha Cha está cansado ou dorido), já que é preciso salientar que o colombiano tem estado bastante longe do nível exibicional que apresentou o ano passado, no Porto.

Ghilas tem 44 minutos jogados na 1ª Liga, e, se pensarmos que, na Emirates Cup (torneio amigável em que o Porto participou na pré-época), o argelino somou 84 minutos, ficamos com uma boa ideia da imensa utilização do segundo avançado portista. Ghilas merece mais, muito mais…

 

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe chega a acordo com Anderson Talisca para a renovação por mais duas temporadas

Anderson Talisca vai prolongar o seu contrato com o Fenerbahçe por mais duas temporadas. O brasileiro representou o Benfica entre 2014 e 2016.

Thomas Frank tem o pior rácio de vitórias de sempre em clubes do ‘big six’ da Premier League

Thomas Frank venceu apenas 28% dos jogos com o Tottenham, o que representa o pior registo de sempre de um treinador dos seis grandes clubes ingleses.

Brasileirão: Cuiabano é o mais recente reforço do Vasco da Gama

O Vasco da Gama garantiu o seu quinto reforço para a temporada 2026. O lateral-esquerdo cuiabano, chega por empréstimo do Nottingham Forest até ao final da época, com opção de compra.

Swansea de Vítor Matos goleia no Champioship e há golo português

O Swansea de Vítor Matos goleou em casa o Sheffield Wednesday por 4-0 na jornada 31 da Championship. Gonçalo Franco marcou um dos golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Capitão do Chelsea perto do regresso após período afastado por lesão

Reece James está próximo do regresso ao Chelsea depois de ter falhado os últimos jogos devido a lesão. O capitão dos Blues deverá estar disponível para o encontro com o Leeds, marcado para terça-feira em Stamford Bridge.

Alex Oxlade-Chamberlain reforça o Celtic

O Celtic confirmou a contratação de Alex Oxlade-Chamberlain, médio internacional inglês de 32 anos. O jogador assinou até ao final da temporada.

Rui Borges procura os três pontos no Clássico: «Vamos defrontar outra grande equipa, mas aqui só se pensa em ganhar»

Rui Borges falou com a imprensa na antevisão ao Clássico diante do FC Porto. O técnico mostrou-se motivado a alcançar a vitória no Estádio do Dragão.