O estranho caso de Aboubakar

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

“Não regressarei ao FC Porto. Não importam as condições, não voltarei. É uma decisão pessoal. Mesmo que haja dinheiro, o importante para mim é estar onde me sinto respeitado e valorizado.”

É estranho que ultimamente se venha associando o nome de Aboubakar a um eventual regresso ao FC Porto, sobretudo depois de, por mais do que uma vez, o avançado camaronês ter deixado bem vincada a sua vontade de nunca mais voltar ao Dragão.

Face à obrigação de rentabilizar o que tem, abdicando de grandes esforços financeiros para reforçar o plantel, o FC Porto, por via do seu novo treinador, parece determinado a dar uma nova oportunidade a alguns jogadores que no último ano foram rodando em vários clubes na tentativa de se valorizarem e, posteriormente, renderem milhões ao clube. São os casos de Indi, Reyes e, agora, Aboubakar que, muito sinceramente, me parece muito pouco provável que esteja em condições, essencialmente psicológicas, de singrar na invicta.

Aboubakar fez uma época bastante positiva na Turquia. Ao serviço do Besiktas conseguiu marcar 19 golos em 38 jogos e, para que os turcos pudessem continuar a contar com os serviços do goleador, teriam de desembolsar dez milhões de euros. O próprio Fenerbahçe entrou em cena, mas também viu as suas investidas serem negadas, ora pela vontade do jogador, ora pela vontade do FC Porto.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Ainda há dias falava da possibilidade de o FC Porto contratar Lautaro Martínez porque, de facto, é preciso reforçar o ataque face à saída de André Silva. Muito sinceramente, parece-me um jogador de grande qualidade e, também, com um preço nada convidativo. Porém, creio que uma eventual inclusão de Aboubakar no plantel possa vir a ter um custo igualmente muito grande.

Sabemos que o camaronês tem boa técnica, é forte fisicamente, movimenta-se bem e detém um remate potentíssimo, mas no que à estabilidade emocional diz respeito está muitos furos abaixo do exigível. Jogar neste FC Porto, neste contexto e com estes adeptos sedentos de vitórias e intoleráveis ao erro não me parece de todo fácil para um jogador com as características de Aboubakar.

Depois, convém também não esquecer as próprias declarações do jogador em abril, dando conta da impossibilidade de voltar ao FC Porto. Aboubakar queixa-se do tratamento incorreto de que foi alvo e, por isso, não quero crer que o seu afastamento se deva exclusivamente a um imbróglio com Nuno Espírito Santo.

Não me parecem, portanto, críveis as notícias que dão conta de um eventual regresso. Contudo, a acontecer, será curioso ver de que forma será feito o reencontro com os adeptos e se o avançado estará em condições de voltar a mostrar competência. As coisas, de facto, mudam de um dia para o outro no futebol.

Foto de Capa: Footmercato

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.

Vítor Pereira enaltece vitória na sua estreia pelo Nottingham Forest: «Foi um jogo consistente para nós, merecemos o resultado»

Vítor Pereira fez a análise da vitória do Nottingham Forest frente ao Fenerbahçe, na primeira-mão dos playoffs da Europa League.

Antigo assessor do Benfica sai em defesa de Gianluca Prestianni: «Não é racista»

O antigo assessor de comunicação do Benfica, Ricardo Lemos, saiu em defesa de Gianluca Prestianni, no âmbito da acusação de Vinícius Júnior contra o avançado argentino.

FPF abre inquérito após incidentes entre adeptos antes do Sporting x Benfica em Futsal

A Federação Portuguesa de Futebol abriu um inquérito para apurar responsabilidades sobre os confrontos entre adeptos, antes do Sporting x Benfica, em Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal celebra mesmo sem jogar: eis o Ranking UEFA depois dos jogos da Europa League e da Conference League

Boas notícias para Portugal depois da quinta-feira europeia. Eis as consequências dos jogos da Europa League e da Conference League.

Wolfsburgo elimina a Juventus em Turim e Manchester United confirma qualificação: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

Esta quinta-feira, o Wolfsburgo e o Manchester United garantiram a passagem aos quartos-de-final da Champions League Feminina.

Portugal está a apenas uma vitória de terminar a época no 6º lugar do Ranking UEFA.

Portugal precisa que apenas uma das suas equipas vença mais um jogo para garantir o sexto lugar do Ranking UEFA e uma terceira equipa na Champions League.