O FC Porto de Sérgio Conceição é afetado pelas pausas internacionais?

- Advertisement -

As pausas internacionais, muitas vezes, são encaradas pelos clubes como um fator extremamente prejudicial, não só pelo “desmanche” recorrente de grande parte do plantel, como também pelas possíveis lesões que poderão ser contraídas ao “serviço da pátria”. O FC Porto, certamente, não é exceção. Não está distante o período em que os jogos pós-pausa internacional eram um autêntico pesadelo para os azuis e brancos. Contudo, cada vez mais este fator é continuamente desvalorizado pela massa adepta portista; será que Sérgio Conceição consegue escapar a esta “maldição”? Analisemos os dados e veremos se esta “despreocupação” é, de todo, justificada.

Voltemos à época de estreia de Sérgio Conceição ao serviço dos dragões: o FC Porto enfrentou 4 pausas internacionais: pausas essas que resultaram em 3 triunfos e 1 derrota. Após a primeira delas, numa fase prematura do campeonato, os azuis e brancos receberam e venceram o Chaves, no Dragão, por 3-0, de modo a “acompanhar” o Sporting na liderança da Liga NOS.

Ainda no ano de 2017, Sérgio Conceição veria o seu plantel “desmembrado” em mais duas ocasiões. Contudo, esses dois períodos “pós-desmembramento” resultariam em duas vitórias: 0-6 frente ao Lusitano de Évora e 3-2 frente ao Portimonense, ambos os jogos a contar para a Taça de Portugal.

Tudo parecia correr às “mil maravilhas”, até que a última pausa internacional chegou: numa altura fulcral da época, o FC Porto estava numa luta renhida com os encarnados pela liderança do campeonato, com vantagem para os da Invicta, até que, à 28ª jornada, os, até aquela altura, líderes do campeonato, deslocaram-se até o Restelo e saíram de lá derrotados por 2-0, num jogo em que Sérgio Conceição e os seus jogadores “ofereciam” o primeiro lugar ao Benfica.

Chegamos a 2018/19: uma temporada, até à data, “carregada” de pausas internacionais. Nestes primeiros meses, o FC Porto viu os seus trabalhos “sabotados” em três momentos; desta vez, não existem derrotas no histórico portista, todavia o empate frente ao Chaves (1-1), no Dragão, na Taça da Liga, acaba por “deteriorar” a campanha que engloba também as duas vitórias na prova rainha, frente ao Vila Real (0-6) e Belenenses (2-0).

No mais recente encontro pós-pausa internacional com golos de Soares e Otávio o FC Porto venceu por 2-0 o Belenenses
Fonte: FC Porto

Veredito: Contas feitas, é visível que o FC Porto de Sérgio Conceição ainda sente algumas dificuldades no pós-pausa internacional; quando analisados os números, é visível um saldo de golos positivo de 16 golos (no entanto esse mesmo saldo justifica-se com os confrontos com equipas de escalões inferiores), e um registo que, apesar de não poder ser caracterizado como negativo, não poderá ser visto também como positivo numa equipa com as pretensões do FC Porto. Portanto, concluo que a “maldição” do período pós-pausa internacional, apesar de manifestar-se mais levemente, continua a “assolar” o Dragão.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O impacto das lesões no resto da temporada do FC Porto

O impacto das lesões começa a assumir contornos decisivos no Dragão e ameaça condicionar de forma séria o que resta da temporada do FC Porto.

UFC Fight Night: o Mau e o Fofinho

UFC Fight Night, 21 de fevereiro de 2026, 1h00: Antevisão: Sean Strickland e Anthony Hernandéz lutam pela chance de desafiar Chimaev.

A Batalha Eterna | Braga x Vitória SC

Continua a eterna batalha entre guerreiros e conquistadores, desta vez com palco na cidade de Braga. Pouco mais de um mês depois, joga-se novamente o domínio pela região do Minho, que marca vantagem tangencial para a equipa de Guimarães, após a vitória na final da Taça da Liga.

Teste exigente do leão na perseguição ao líder | Moreirense x Sporting

Não é muito habitual acontecer, mas nesta jornada Sporting e Benfica entram em campo ao mesmo tempo para disputarem a 23.ª jornada do campeonato.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni já foi interrogado pela UEFA e revelou a sua versão sobre o que terá dito a Vinícius Júnior

Gianluca Prestianni já foi interrogado pela UEFA. O avançado argentino revelou que chamou "maricón" a Vinícius Júnior durante o Benfica x Real Madrid.

Tondela ganha na casa do Estrela da Amadora e volta aos triunfos na Primeira Liga

O Tondela vence fora de casa o Estrela da Amadora por 2-0 na jornada 23 da Primeira Liga e regressa aos triunfos.

Sporting: Há grande novidade na convocatória para o jogo frente ao Moreirense

Fotis Ioannidis está integrado na comitiva do Sporting e volta assim à convocatória. Leões enfrentam este sábado o Moreirense.