O futebol é 11 contra 11 e no final ganha o Sérgio. Falta saber qual | FC Porto x Estrela da Amadora

    Primeira Liga, 22.ª jornada: sábado, 17 de fevereiro de 2024, 20h30.

    A ANTEVISÃO: DRAGÃO PRECISA TESTAR O ARSENAL ANTES DE RECEBER O ARSENAL

    É na senda de uma vitória, por 3-0 na receção ao Portimonense, que o Estrela da Amadora visita o Estádio do Dragão para defrontar um FC Porto que não venceu nas últimas duas jornadas (nulo na receção ao Rio Ave e derrota em Arouca, por 3-2). O histórico é muito favorável aos dragões, sem surpresa, e as receções aos estrelistas não têm trazido grande perigo para os azuis-e-brancos. 

    Exceto quando pecam na finalização, algo que tem voltado a ser recorrente e que foi particularmente notório na última partida em casa (apesar dos golos anulados). Ainda assim, é o FC Porto o teórico favorito, numa partida que interessa duplamente aos dragões: interessa vencer pelo que não foi feito nos últimos jogos e interessa vencer pelo que é preciso fazer nos próximos. Quarta-feira há receção ao Arsenal e convém ao Dragão voltar às vitórias.

    Será uma partida muito disputada e muito interessante de se acompanhar, apesar de não se esperarem muitos golos. Os dois conjuntos sabem e sentem o peso e a importância de triunfar nesta partida, ainda para mais sabendo ambos que a jornada se encerra com um SL Benfica x Sporting CP.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O FC Porto venceu 24 dos 39 confrontos diretos (62%), registando-se ainda dez empates e cinco triunfos dos estrelistas. 
    2. Os dragões têm mais 50 golos marcados do que os amadorenses nos embates entre ambos (78 contra 28 tentos).
    3. No Porto, os azuis-e-brancos venceram 16 dos 19 confrontos com o Estrela da Amadora, somando-se dois nulos e um triunfo estrelista, fez este mês 17 anos (0-1, em fevereiro de 2007). De notar que nas três receções que não venceu, o FC Porto não marcou.
    4. O Estrela da Amadora só marcou em quatro das 19 visitas ao Dragão (sempre apenas um golo).
    5. Em sete das 19 receções, o FC Porto venceu por pelo menos três golos de diferença.
    6. A turma de Sérgio Vieira tem o quinto pior registo de diferença de golos da Primeira Liga, a equipa de Sérgio Conceição tem o terceiro melhor.
    7. O Estrela é, a par do Sporting, a equipa que mais golos marca de canto, mas é a terceira que mais sofre dessa forma. Os dragões ainda não sofreram de canto.
    8. Só GD Chaves (seis), Arouca (seis) e Famalicão (sete) têm mais vermelhos do que FC Porto e Estrela da Amadora (cinco).
    9. O Estrela da Amadora tem o segundo pior registo de expected goals do campeonato (0,82), só superado pelo registo de 0,8 do Boavista.
    10. O FC Porto é a equipa da Liga com mais posse de bola, em média (61,6%). O Estrela é sexto neste registo (46%).

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Francisco Conceição
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Francisco Conceiçãoo tecnicista português tem feito uma época em crescendo e de clara consolidação, sendo o principal motor de desbloqueio do jogo para os portistas. Além da capacidade de 1×1 e até de 1×2, tem mostrado que sabe decidir no último terço, somando já nove participações em golos (cinco golos e quatro assistências) ao serviço dos dragões em 23/24.

    Leo Jaba no Estrela da Amadora já foi um dos craques do Football Manager.
    Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

    Léo Jabá – bastaria escrever “idem”. O que Francisco Conceição tem sido para o FC Porto, Léo Jabá tem sido para o Estrela da Amadora. Capacidade de desequilíbrio e decisão no último terço. Estes ingredientes já lhe permitiram cozinhar cinco golos e três assistências de estrela ao peito. Vem de dois golos apontados nos últimos três jogos. 

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Otávio, Zaidu; Eustáquio, Nico, Pepê, Francisco Conceição, Galeno; Evanilson.

    Treinador: Sérgio Conceição

    (Sobre o Estrela da Amadora) «Em termos de se reforçar, foi a equipa, a par do Rio Ave, onde houve mais entrada de jogadores. É uma equipa que em termos de dinâmica não mudou muito os seus princípios, mas tem jogadores com características diferentes e pode ter alguma nuance diferente. Não há jogos fáceis no nosso campeonato, temos de fazer o máximo pelos três pontos».

    Estrela da Amadora: Brígido; Pedro Mendes, Kialonda Gaspar, Rúben Lima; Hevertton Santos, Aloísio Souza, Léo Cordeiro, Nilton Varela; Léo Jabá, Regis, Rodrigo Pinho.

    Treinador: Sérgio Vieira

    «A maior parte do nosso foco é o que nós podemos e temos de fazer. Dar sequência ao nosso processo, recuperar lesionados e reorganizar com a entrada de novos jogadores, a recuperação das nossas regras e do nosso futebol, em relação ao nosso modelo e às ideias. O que queremos do Dragão é dar sequência aos nossos processos e exibições e lutar pelos três pontos, ou algo que se possa assemelhar a isso».

    Previsão de resultado: FC Porto 4-0 Estrela da Amadora

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.