📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O homem que se segue

- Advertisement -

Na sua liderança, Sérgio Conceição já promoveu inúmeros jovens da formação do FC Porto para a equipa principal, algo que, refira-se, não era propriamente um apanágio dos técnicos que outrora lideraram a equipa azul e branca. Diogo Leite, Jorge Fernandes, Diogo Dalot, Bruno Costa, Tomás Esteves, Romário Baró, Fábio Silva, André Pereira e Vitinha foram alguns dos exemplos das pérolas do Olival lançadas pelo treinador português. Recorde-se de que Sérgio Conceição também tinha sido campeão como jogador pelos juniores do FC Porto, e isso, decerto, ajudou a que olhasse mais para os escalões da formação.

Neste artigo, vou falar-vos da mais recente aposta do técnico azul e branco, que se estreou no campeonato frente ao Gil Vicente FC.

Vítor Machado Ferreira, mais conhecido por Vitinha, foi o único reforço de inverno para os dragões, e teve a vantagem de não ter custado nada aos cofres portistas. Bruno Costa seguiu para o Portimonense SC e Vitinha subiu para a equipa principal.

Natural da Póvoa de Lanhoso, este médio ofensivo foi presença assídua nos escalões de formação da seleção portuguesa, e isso mostra todo o seu valor. Chegou mesmo a marcar três golos ao serviço dos sub-19 da equipa das quinas.

A sua história de dragão ao peito não foi muito diferente, uma vez que desde a época 2011/2012 foi subindo a pulso na formação azul e branca, contando com um empréstimo ao Padroense FC (sub-17).

Tudo isto contribuiu para que tivesse a atenção de Sérgio Conceição e da sua equipa técnica, mas mal se esperava que ele fosse a estrela do FC Porto B.

Bastaram 17 jogos na Segunda Liga para Vitinha marcar, nada mais, nada menos que nove golos. Quem dera a muitos serem capazes de fazer isto numa liga tão competitiva como esta.

Mesmo já de fora dos “bês” portistas, continua a ser o maior artilheiro desta equipa, e um dos maiores do campeonato.

Foi esta a estreia de Vitinha no campeonato, que quase foi coroada com um golo
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Se me permitem, este é craque da bola! Sempre com a cabeça levantada, é capaz de, com a sua magia, seriedade e comprometimento, mudar o jogo e a forma de jogar da equipa. Gosta de arrancar com a bola, do passe curto, de marcar grandes penalidades (e acreditem que o FC Porto precisa disso) e de rematar à baliza.

Recentemente, renovou contrato, o que é de salientar, face àquilo que infelizmente se vê com as pérolas da formação portista e não só…

A sua estreia pela equipa principal deu-se na Taça de Portugal, frente ao Varzim SC, em que levantou o estádio com uma arrancada travada com uma falta do adversário.

Também jogou alguns minutos na meia-final da Taça da Liga frente ao Vitória SC, e, muito importante, estreou-se no campeonato frente ao Gil Vicente FC. Deu, sem dúvida, uma boa dinâmica à equipa, e esteve muito perto de marcar, após um remate falhado de Romário Baró. Seria uma estreia de sonho para um médio que, a meu ver, se continuar assim, merece uma aposta continuada na equipa portista. Sem tirar o mérito a ninguém, Vitinha, em poucos minutos de utilização frente ao Gil Vicente FC, fez mais do que muitos…

Ontem também entrou em campo na goleada dos portistas no bonfim, e espera-se que tenha uma nova oportunidade, quem sabe a titular, frente ao Académico de Viseu FC. Pode vir a ajudar muito a equipa e ser uma opção mais que válida para o clássico frente ao SL Benfica.

É só mostrares aquilo de que és capaz, Vitinha, e podes crer que vais longe!

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por Joana Mendes

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.