O jogo onde o FC Porto discute o seu futuro na Europa

- Advertisement -

Após um fim de semana em que a agenda do futebol português foi preenchida pelos jogos da Taça de Portugal, temos agora a jornada europeia, onde o FC Porto entrará em ação, na Suíça, para defrontar o Berner Sport Club Young Boys. Este desafio contará para a quarta jornada da Liga Europa do grupo H, que terá como palco o estádio Stade de Suisse, pelas 17:55, sob a supervisão do húngaro Tamás Bognar.

A equipa orientada por Sérgio Conceição terá de encarar esta partida como decisiva, já que se encontra numa situação complicada, visto que ocupa, atualmente, o último lugar do grupo e por isso está virtualmente fora da zona de qualificação para a fase seguinte. Um cenário totalmente improvável à data do sorteio, dado que os dragões eram e são vistos como favoritos ao primeiro lugar da tabela. Todavia, os azuis e brancos não estão a conseguir traduzir na prática o que todos perspetivavam na teoria e já somam dois desaires fora, o primeiro na Holanda contra o Feyenoord Rotterdam e o segundo no terreno do The Rangers FC, além de registar um empate, com os escoceses, e uma vitória, precisamente frente aos helvéticos, dentro de portas.

Conseguirá o favorito FC Porto conquistar os três pontos ou irá trazer de Berna um “chocolate” suíço? Aposta já com a Bet.pt!

Por este cenário descrito, pode-se afirmar que o FC Porto discute aqui o seu futuro nas competições europeias e mais um resultado negativo pode deixar o emblema nortenho pelo caminho. A comitiva portuguesa vai à Suíça com algumas dúvidas na “bagagem”, dado que alguns jogadores vão-se encontrar até ao apito final em dúvida, como é o caso de Pepe, que pode atingir a marca dos 700 jogos na carreira, ou de Zé Luís. Assim como, há a indefinição da manutenção de alguns no onze inicial, como é a situação de Loum ou de Fábio Silva, que já vai em dois jogos seguidos a titular.

O FC Porto venceu o BSC Young Boys no Dragão, na primeira volta, por duas bolas a uma
Fonte: Diogo Cardoso/ Bola na Rede

Agora, é o momento de analisar um pouco como o FC Porto se poderá apresentar no Stade de Suisse, já que há mais dúvidas existentes do que aquelas evidenciadas anteriormente. A primeira começa logo na baliza, uma vez que Diogo Costa tem assumido o posto com a devida segurança e até então ainda não foi sentida a falta de Marchesín, que desde a famosa festa está afastado das opções iniciais.

No eixo defensivo Mbemba deverá manter a confiança do seu treinador, quer no centro ou até na direita, se Sérgio Conceição quiser mais eficácia na transição defensiva pelas alas, e o grande ponto de interrogação neste setor será o regresso ou não de Pepe. Já no meio campo, acredita-se que Loum seguirá na formação inicial, pois tem surpreendido e continuado a corresponder às expetativas lançadas sobre ele. Nas alas, Corona deve manter a titularidade, e a grande dúvida recairá sobre como o FC Porto se apresentará na frente, ou seja, ou com dois jogadores encostados à linha e com duas referências na frente de ataque, ou então com um homem mais no apoio à dupla do meio campo e depois com um tridente ofensivo.

Desta forma, Luís Diaz é uma opção a considerar para que os azuis e brancos consigam mais objetividade na sua produção ofensiva. Por outro lado, Otávio poderá a realizar o papel de “intermediário” entre o meio-campo e a zona mais adiantada, o que permitirá ao FC Porto não perder tanto o equilíbrio no momento da perda da bola, assim como uma outra dinâmica e variabilidade que mais ninguém consegue dar ao jogo da equipa de Sérgio Conceição, salva exceção de Romário Baró.

Assim, o FC Porto jogará amanhã uma cartada decisiva na Europa, num jogo que pode ditar o adeus à competição. Com isto, o pensamento é o mesmo de sempre, a vitória, mas desta vez com uma ênfase mais reforçado.

Foto de capa: FC Porto

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Adana Demirspor afunda-se na Turquia e termina época com -54 pontos e 169 golos sofridos: eis o porquê

Clube turco acaba com um registo profundamente negativo que reflete uma época marcada por castigos e fragilidades competitivas.

Diogo Dalot após a vitória frente ao Liverpool: «Muito feliz pela qualificação para a Champions League»

Em declarações à sua assessoria de imprensa, Diogo Dalot refletiu sobre o triunfo do Manchester United diante do Liverpool.

Jaime Faria perde final do Challenger de Mauthausen após reviravolta

Jaime Faria saiu derrotado este domingo na final do Challenger de Mauthausen, na Áustria, depois de um duelo frente a Roman Safiullin.

Thun faz história e conquista o primeiro título na Suíça ao regressar à elite

O Thun sagrou-se campeão da Suíça pela primeira vez na sua história, num feito alcançado na época de regresso à primeira divisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Começo demolidor acaba em desilusão | Famalicão 2-2 Benfica

O fulgor inicial do Benfica foi diluído numa saída de cabeça baixa, com um resultado que não só sabe a pouco, como abre portas a uma luta acesa com o Sporting por um lugar na Champions League.

Gil Vicente empata a zeros contra o Rio Ave e não aproveita tropeço do Famalicão na luta pelo 5º lugar

Não houve golos no empate entre o Rio Ave e o Gil Vicente. Gilistas não conseguiram apanhar o Famalicão na tabela.

Consagração sem travão na Luz | Benfica 3-1 Sporting

O Benfica entrou em campo com o Hexacampeonato já garantido. Não haverá, no final da época, assim tantas exibições memoráveis em que uma equipa com o título no bolso decida não puxar o 'travão de mão'.