O meio campo do FC Porto: Boas dores de cabeça

- Advertisement -

O campeonato já começou, substituições já aconteceram, formas de jogar perante diferentes cenários já se preveem. Quando penso na forma (ou diferentes formas de jogar do FC Porto), penso imediatamente no meio campo que, diria eu, está sobrelotado.

No meu passado artigo, previ que a dupla habitual de médios do FC Porto seria Grujic e Uribe. Ora bem: aproveito estas linhas a que tenho direito para fazer um mea culpa. Nem sequer considerei o nome de Sérgio Oliveira porque, fazendo um arriscado exercício de futurologia, prevejo que o internacional português acabe por ser vendido antes do fim do mês.

Até lá, vejamos as opções:

Uma dupla composta por Uribe e Sérgio Oliveira é, a priori, uma dupla com grande complementaridade. Confesso que, para mim, Uribe é o melhor médio do FC Porto (não quero com isto dizer que seja o mais completo nem o mais decisivo).

Referenciado como um box-to-box com muita chegada à área, Uribe terá, a esse nível, desiludido alguns adeptos do futebol português. Desde que o vejo no FC Porto, sempre vi no colombiano as mesmas caraterísticas: um grande médio equilibrador, constantemente bem posicionado e muito forte nos duelos.

meio campo FC Porto
Uribe fez 41 e 46 jogos respetivamente nas duas épocas que passou em Portugal.
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Assim sendo, Uribe tem de jogar e, mais do que isso, tem de ser o médio defensivo da equipa. Já ao lado do colombiano… Sérgio Conceição tem a palavra.

Para mim, Sérgio Oliveira é o médio capaz de equilibrar a equipa e de desequilibrar o adversário ao mesmo tempo, mas há outras opções que não são necessariamente piores.

Vitinha é, na minha opinião, e caso o clube não o queira vender, o melhor candidato a sucessor do Sérgio Oliveira do ano passado. Se Uribe jogar ao lado do médio que acumulou, na época passada, momentos de Premier League (mal seria se não fosse, hoje, melhor jogador) ao lado de nomes como Moutinho ou Rúben Neves, o meio campo do FC Porto tem tudo para ser melhor.

Vitinha é um jogador capaz de discernir os momentos de fazer rodar a bola ou de meter um último passe. É um médio que, não sendo um 10, é tecnicamente forte o suficiente para fazer a diferença.

Há, contudo, ainda outra opção: Fábio Vieira (jogador que, creio eu, está condenado ao facto de a equipa não jogar com três médios)… Os adeptos portistas que se lembrarem de um tal de Óliver Torres saberão do que estou a falar.

Já nesta época, em Famalicão, o FC Porto retirou um ponta-de-lança para colocar um extremo e permitir que Otávio fosse terceiro médio. Fábio Vieira é, para mim, em condições normais, o melhor médio ofensivo da equipa e, nos momentos em que a equipa precisar dele, deve manter Otávio na ala. Fábio Vieira, sim, deve substituir o ponta-de-lança.

Sobram Grujic e Bruno Costa.

Grujic é um grande jogador, mas, se jogar com Uribe, a equipa vai sentir falta de algo no momento ofensivo. Estou a pensar nele para os jogos de Liga dos Campeões… Creio que um meio campo a três, em que Grujic e Uribe assegurassem que um jogador como Otávio ou Fábio Vieira podia desequilibrar, faria um FC Porto muito competitivo, mesmo a nível europeu.

meio campo FC Porto
O médio sérvio regressou ao FC Porto depois de uma época emprestado aos dragões.
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Bruno Costa tem tido, curiosamente, mais tempo de jogo do que os jogadores descritos anteriormente (apesar de o caso de Grujic estar explicado pela sua lesão). Talvez Sérgio Conceição queira criar um “clone” de Sérgio Oliveira e, na verdade, até são jogadores parecidos: ambos têm colocação de bola, ambos cumprem a atacar e a defender e ambos interpretam muito bem o papel de “segundo médio” de que o treinador tanto gosta.

No fundo, creio que Fábio Vieira e Vitinha têm mais potencial do que Oliveira ou Bruno Costa, mas menos probabilidades de jogar.

Todos terão momentos de protagonismo durante a época. O jogo contra o Famalicão, por exemplo, provou que o “problema não está do meio-campo para a frente” (a frase é do próprio Sérgio Conceição).

Diria mais: os médios darão muitas das chamadas boas dores de cabeça a Sérgio Conceição este ano. O problema será decidir quem fica de fora.

Artigo revisto por Andreia Custódio

José Alberto Machado
José Alberto Machadohttp://mariooliveira
Apaixonado por jornalismo, por futebol e cheio de vontade desta fusão a sua vida. Licenciado em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, não passa um dia sem folhear jornais. Passou ao lado de uma péssima carreira de jogador de futebol, mas está à procura do seu espaço no jornalismo desportivo português. De caneta ou teclado em punho, tem dois objetivos quando escreve um artigo: que ninguém perceba qual o clube do seu coração e que, mesmo quem não goste de futebol, goste de ler o artigo..                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho rejeita milagre na 2ª mão: «É necessário jogar muito bem. Milagres não»

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico recusou necessidade de milagres.

José Mourinho não vai estar no banco no regresso ao Santiago Bernabéu: «A única coisa positiva que vejo é que não vou à imprensa...

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico falou nas consequências da expulsão.

José Mourinho foi expulso e deixou críticas ao árbitro: «Não ficou contente em jogar só este jogo e quis jogar o próximo. Ele sabe...

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico abordou expulsão.

José Mourinho e o caso entre Vinícius Júnior e Prestianni: «Passa-se sempre com o mesmo, é a única coisa que não se entra»

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico falou de Vinícius Júnior.

PUB

Mais Artigos Populares

Federico Valverde e o alegado racismo a Vinicius Júnior: «Se tapas a boca para dizer algo…»

Federico Valverde marcou presença na flash interview depois da partida entre o Benfica e o Real Madrid, que se realizou na noite desta terça-feira.

Kylian Mbappé deixa nova mensagem após acusações de racismo: «Baila Vinícius Júnior»

Kylian Mbappé voltou a deixar uma mensagem a Vinícius Júnior. Avançado deixou nova publicação nas redes sociais.

Álvaro Arbeloa responde ao Bola na Rede: «Arda Guler é um jogador especial, é dos diferentes»

Álvaro Arbeloa respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, depois de uma vitória do Real Madrid contra o Benfica por uma bola a zero.