O melhor onze de sempre do FC Porto: Vítor Baía

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoUnanimemente considerado um dos maiores e melhores guarda-redes da história do futebol mundial, Vítor Manuel Martins Baía, nascido em Vila Nova de Gaia a 15 de outubro de 1969 e atualmente com 47 anos, é, ao mesmo tempo, um dos símbolos incontornáveis da história do FC Porto.

São 700 jogos oficiais numa carreira estrondosa que, para além do FC Porto, teve ainda episódios no Barcelona e na Seleção Nacional. Foi, contudo, de azul e branco que Baía viveu os seus anos de glória, conquistando todos os títulos possíveis e imaginários.

Ainda que presente no plantel de 87/88, foi na época seguinte que o guardião se mostrou ao “mundo da bola”, numa temporada que, de resto, seria de má memória já que os dragões nada conquistaram. A partir daí, seria sempre a somar: dez campeonatos nacionais, nove Supertaças, cinco Taças de Portugal, uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA (Liga Europa), uma Taça Intercontinental, uma Supertaça Europeia e uma Taça das Taças.

Baía conquistou tudo que havia para conquistar Fonte: vitorbaia99fans.no.comunidades.net
Baía conquistou tudo que havia para conquistar
Fonte: vitorbaia99fans.no.comunidades.net

Baía conta 29 títulos ao serviço dos dragões, num total de 18 épocas que o configuram como uma lenda entre a nação azul e branca. E foi desta maneira que o 99 se despediu, dos relvados, em 2007, depois de participar na conquista do bicampeonato, sob a alçada do Professor Jesualdo Ferreira: “É com um misto de emoções que hoje interrompo a minha ligação profissional de mais de 20 anos ao clube do meu coração. Foi para mim uma casa de emoções onde aprendi tudo não só dentro mas também fora das quatro linhas.”

Atualmente é visto como um dos potenciais sucessores do reinado de Jorge Nuno Pinto da Costa na presidência do FC Porto. Na estrutura azul e branca Baía foi também nomeado Diretor da Relações Internacionais, dando início a uma história que promete encontrar novos capítulos no futuro no dirigismo do clube da invicta.

Foto de Capa: UEFA

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting bateu recorde com a chegada à final-four da Champions League de Futsal

O Sporting passou à final-four da Champions League de futsal. É a primeira vez que uma equipa se qualifica para as meias-finais por seis vezes consecutivas.

Antevisão GP Austrália: Ninguém conseguiu acompanhar o ritmo de George Russell

Foi um sábado de excelência para George Russell. O britânico terminou em primeiro no terceiro treino livre e durante toda a qualificação foi o mais rápido em pista

Pep Guardiola refere que o Manchester City vai melhorar na próxima temporada: «Estamos num processo de muitas mudanças»

Pep Guardiola refletiu sobre a transformação do Manchester City, garantindo que os cityzens vão melhorar na próxima temporada.

A jornada em que a Primeira Liga começa a ser decidida

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Iraque, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: Imprensa inglesa garante interesse de 7 clubes da Premier League em Daniel Banjaqui

Daniel Banjaqui já tem acordo para renovar com o Benfica. Acumulam-se, ainda assim, os interessados pelo jovem lateral das águias.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede sobre as novas dinâmicas do ataque do Benfica: «Temos de ser bons com bola para que ataquem...

Na antevisão ao Benfica x FC Porto, Francesco Farioli respondeu ao Bola na Rede sobre as novas dinâmicas dos encarnados na frente de ataque.

O Outro Lado da Rede #14 – Fórmula 1 – É a primeira volta na 76.ª edição da Fórmula 1

No décimo quarto episódio do podcast O Outro Lado da Rede, decidimos antever a 76.ª edição da Fórmula 1. Mudanças nos regulamentos, o que acontecerá já na Austrália, previsões para quem será o campeão e ainda o impacto da Guerra do Médio Oriente no calendário são alguns dos temas discutidos neste episódio.