O melhor onze de sempre do FC Porto: Vítor Baía

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoUnanimemente considerado um dos maiores e melhores guarda-redes da história do futebol mundial, Vítor Manuel Martins Baía, nascido em Vila Nova de Gaia a 15 de outubro de 1969 e atualmente com 47 anos, é, ao mesmo tempo, um dos símbolos incontornáveis da história do FC Porto.

São 700 jogos oficiais numa carreira estrondosa que, para além do FC Porto, teve ainda episódios no Barcelona e na Seleção Nacional. Foi, contudo, de azul e branco que Baía viveu os seus anos de glória, conquistando todos os títulos possíveis e imaginários.

Ainda que presente no plantel de 87/88, foi na época seguinte que o guardião se mostrou ao “mundo da bola”, numa temporada que, de resto, seria de má memória já que os dragões nada conquistaram. A partir daí, seria sempre a somar: dez campeonatos nacionais, nove Supertaças, cinco Taças de Portugal, uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA (Liga Europa), uma Taça Intercontinental, uma Supertaça Europeia e uma Taça das Taças.

Baía conquistou tudo que havia para conquistar Fonte: vitorbaia99fans.no.comunidades.net
Baía conquistou tudo que havia para conquistar
Fonte: vitorbaia99fans.no.comunidades.net

Baía conta 29 títulos ao serviço dos dragões, num total de 18 épocas que o configuram como uma lenda entre a nação azul e branca. E foi desta maneira que o 99 se despediu, dos relvados, em 2007, depois de participar na conquista do bicampeonato, sob a alçada do Professor Jesualdo Ferreira: “É com um misto de emoções que hoje interrompo a minha ligação profissional de mais de 20 anos ao clube do meu coração. Foi para mim uma casa de emoções onde aprendi tudo não só dentro mas também fora das quatro linhas.”

Atualmente é visto como um dos potenciais sucessores do reinado de Jorge Nuno Pinto da Costa na presidência do FC Porto. Na estrutura azul e branca Baía foi também nomeado Diretor da Relações Internacionais, dando início a uma história que promete encontrar novos capítulos no futuro no dirigismo do clube da invicta.

Foto de Capa: UEFA

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Galatasaray vence e Alanyaspor de João Pereira empata na Taça da Turquia

O Galatasaray derrotou o Fethiyespor, na segunda jornada do grupo A da Taça da Turquia. Já o Alanyaspor de João Pereira empatou com o Karagumruk.

Al Ittihad de Sérgio Conceição cede empate frente ao Damac de Armando Evangelista e interrompe série vitoriosa na Liga da Arábia Saudita

O Damac e o Al Ittihad empataram a um golo na jornada 15 da Liga da Arábia Saudita. A equipa de Sérgio Conceição estava numa série de seis vitórias consecutivas.

As primeiras palavras de Michael Carrick como sucessor de Ruben Amorim no Manchester United: «Sei o que é preciso para ter sucesso aqui»

Michael Carrick é o novo treinador do Manchester United. O treinador inglês sucede a Ruben Amorim no posto de técnico principal dos red devils e já falou como novo timoneiro da equipa.

Benfica: Enzo Barrenechea regressa à convocatória para o embate com o FC Porto

Enzo Barranechea é a novidade na convocatória de José Mourinho para o jogo da próxima quarta-feira frente ao FC Porto, na Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United confirma Michael Carrick como sucessor de Ruben Amorim

Está confirmado: Michael Carrick é o novo treinador do Manchester United. O treinador inglês sucede a Ruben Amorim no posto de técnico principal dos red devils.

Arouca oficializa regresso de Ignacio de Arruabarrena

O Arouca confirmou a contratação de Ignacio de Arruabarrena. O guarda-redes uruguaio de 28 anos está de volta ao emblema da Primeira Liga.

Rio Ave anuncia contratação de Diogo Bezerra

Diogo Bezerra foi anunciado como reforço do Rio Ave. O avançado brasileiro de 23 anos foi contratado ao OFK Beograd, da Sérvia.