O melhor onze de sempre do FC Porto: Vítor Baía

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoUnanimemente considerado um dos maiores e melhores guarda-redes da história do futebol mundial, Vítor Manuel Martins Baía, nascido em Vila Nova de Gaia a 15 de outubro de 1969 e atualmente com 47 anos, é, ao mesmo tempo, um dos símbolos incontornáveis da história do FC Porto.

São 700 jogos oficiais numa carreira estrondosa que, para além do FC Porto, teve ainda episódios no Barcelona e na Seleção Nacional. Foi, contudo, de azul e branco que Baía viveu os seus anos de glória, conquistando todos os títulos possíveis e imaginários.

Ainda que presente no plantel de 87/88, foi na época seguinte que o guardião se mostrou ao “mundo da bola”, numa temporada que, de resto, seria de má memória já que os dragões nada conquistaram. A partir daí, seria sempre a somar: dez campeonatos nacionais, nove Supertaças, cinco Taças de Portugal, uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA (Liga Europa), uma Taça Intercontinental, uma Supertaça Europeia e uma Taça das Taças.

Baía conquistou tudo que havia para conquistar Fonte: vitorbaia99fans.no.comunidades.net
Baía conquistou tudo que havia para conquistar
Fonte: vitorbaia99fans.no.comunidades.net

Baía conta 29 títulos ao serviço dos dragões, num total de 18 épocas que o configuram como uma lenda entre a nação azul e branca. E foi desta maneira que o 99 se despediu, dos relvados, em 2007, depois de participar na conquista do bicampeonato, sob a alçada do Professor Jesualdo Ferreira: “É com um misto de emoções que hoje interrompo a minha ligação profissional de mais de 20 anos ao clube do meu coração. Foi para mim uma casa de emoções onde aprendi tudo não só dentro mas também fora das quatro linhas.”

Atualmente é visto como um dos potenciais sucessores do reinado de Jorge Nuno Pinto da Costa na presidência do FC Porto. Na estrutura azul e branca Baía foi também nomeado Diretor da Relações Internacionais, dando início a uma história que promete encontrar novos capítulos no futuro no dirigismo do clube da invicta.

Foto de Capa: UEFA

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manuel Pellegrini fala do interesse do Sporting em Sergi Altimira: «São especulações e rumores que não vale a pena analisar»

Manuel Pellegrini foi questionado sobre o interesse do Sporting em Sergi Altimira, médio que representa o Real Bétis.

Braga: Há novidade de peso no treino do Braga antes de enfrentar o Real Bétis

Rodrigo Zalazar é a grande novidade do treino do Braga antes de enfrentar o Real Bétis. Médio ofensivo tem estado fora por lesão.

Sporting quer manter Francisco Costa e Martim Costa para 2026/27: eis o plano

O Sporting quer manter Francisco Costa e Martim Costa por mais uma temporada. A saída dos jogadores é quase certa em 2027.

Hugo Seco coloca ponto final na carreira aos 37 anos

Hugo Seco anunciou o fim de carreira aos 37 anos. O extremo português representava o Marialvas desde o inicio da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Um resumo da época do Arsenal antes de receber o Sporting: Desde o Mercado à Premier League, Taças e Champions League

O Arsenal e o Sporting voltam a enfrentar-se nesta quarta-feira para a Champions League. Fica com um resumo da época dos ingleses.

Surpresa: custou 55 milhões de euros ao PSG em 2025 e pode estar de saída

Lucas Chevalier pode sair do PSG no mercado de verão de 2026, somente um ano depois da sua chegada ao plantel dos gauleses.

Lembras-te do grande golo de Pedro Gonçalves no Arsenal x Sporting? Recorda aqui

O Sporting afastou o Arsenal na última eliminatória em que as equipas se encontraram. Pedro Gonçalves marcou um golo de meio-campo.