📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O melhor onze de sempre do FC Porto: Vítor Baía

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoUnanimemente considerado um dos maiores e melhores guarda-redes da história do futebol mundial, Vítor Manuel Martins Baía, nascido em Vila Nova de Gaia a 15 de outubro de 1969 e atualmente com 47 anos, é, ao mesmo tempo, um dos símbolos incontornáveis da história do FC Porto.

São 700 jogos oficiais numa carreira estrondosa que, para além do FC Porto, teve ainda episódios no Barcelona e na Seleção Nacional. Foi, contudo, de azul e branco que Baía viveu os seus anos de glória, conquistando todos os títulos possíveis e imaginários.

Ainda que presente no plantel de 87/88, foi na época seguinte que o guardião se mostrou ao “mundo da bola”, numa temporada que, de resto, seria de má memória já que os dragões nada conquistaram. A partir daí, seria sempre a somar: dez campeonatos nacionais, nove Supertaças, cinco Taças de Portugal, uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA (Liga Europa), uma Taça Intercontinental, uma Supertaça Europeia e uma Taça das Taças.

Baía conquistou tudo que havia para conquistar Fonte: vitorbaia99fans.no.comunidades.net
Baía conquistou tudo que havia para conquistar
Fonte: vitorbaia99fans.no.comunidades.net

Baía conta 29 títulos ao serviço dos dragões, num total de 18 épocas que o configuram como uma lenda entre a nação azul e branca. E foi desta maneira que o 99 se despediu, dos relvados, em 2007, depois de participar na conquista do bicampeonato, sob a alçada do Professor Jesualdo Ferreira: “É com um misto de emoções que hoje interrompo a minha ligação profissional de mais de 20 anos ao clube do meu coração. Foi para mim uma casa de emoções onde aprendi tudo não só dentro mas também fora das quatro linhas.”

Atualmente é visto como um dos potenciais sucessores do reinado de Jorge Nuno Pinto da Costa na presidência do FC Porto. Na estrutura azul e branca Baía foi também nomeado Diretor da Relações Internacionais, dando início a uma história que promete encontrar novos capítulos no futuro no dirigismo do clube da invicta.

Foto de Capa: UEFA

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Salário de Tiquinho Soares dificulta saída do Santos

O Santos quer vender o avançado Tiquinho Soares, porém não parecem existir clubes interessados devido ao salário elevado do jogador.

Luís Castro regressa ao Brasil para treinar o Grémio

Luís Castro foi oficializado como novo treinador do Grémio. O técnico português regressa ao Brasil, depois de já ter orientado o Botafogo.

Daniel Ramos eleito o Treinador do Ano da China

No seu primeiro ano no Henan FC, Daniel Ramos foi eleito o Treinador do Ano da China após levar o clube à final da Taça.

Feirense triunfa no terreno do Torreense com golo nos últimos instantes: eis os resultados do dia da Segunda Liga

O Feirense derrotou o Torreense por 3-2, em jogo da jornada 14 da Segunda Liga. Eis os resultados do dia da competição.

PUB

Mais Artigos Populares

João Pedro Sousa antevê o Sporting x AVS SAD: «Admito que não é o adversário ideal»

João Pedro Sousa fez a antevisão do Sporting x AVS SAD, da Primeira Liga. O técnico admitiu que enfrentar os leões não é ideal, nesta altura.

Óscar vai rescindir contrato com o São Paulo e terminar a carreira

Óscar decidiu terminar a carreira no futebol e rescindir contrato com o São Paulo, após ser diagnosticado com síncope vasovagal.

Golo de Gonçalo Guedes não evita nova derrota da Real Sociedad frente ao Girona

A Real Sociedad foi derrotada pelo Girona por 2-1, no jogo de abertura da 16.ª jornada da La Liga. Gonçalo Guedes foi o autor do único golo do clube de San Sebástian.