📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O mistério Casillas!

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Os adeptos portistas são agora confrontados com a novela que rodeia a titularidade na baliza e parece-me essencial sublinhar, desde já, que não se encontra em causa a qualidade de José Sá.

Testemunhamos esta época o melhor arranque de sempre do guarda-redes espanhol de 36 anos: 360 minutos sem sofrer qualquer golo, ultrapassando a anterior marca de 322’ na época de 2010/11.

Em 2015/16, o espanhol defendeu 61 dos 88 remates enquadrados, uma taxa de eficácia de 68%, subiu esse valor para 78% e, já na presente época, além de mais de 500 minutos sem consentir qualquer golo, contava com uma taxa de eficácia de 81%.
Por outro lado, José Sá esteve dois anos nas camadas jovens do Benfica, depois disso foi para o Marítimo entre os juniores e a equipa B, até que, em 2013, se estreou na Primeira Liga contra o Benfica.

Qual deles vai defender no Bessa? Fonte: FC Porto
Qual deles vai defender no Bessa?
Fonte: FC Porto

Encontrou no Euro Sub-21 de 2015 a sua rampa de lançamento, foi vice-campeão e considerado o melhor guarda-redes da competição. Depois disso, chegou ao Porto para trabalhar com aquele que diz ser seu ídolo: Iker Casillas.
A primeira surpresa chegou-nos no onze frente ao Mónaco, com Sérgio Oliveira titular. Quando já não contávamos com novas surpresas (ou rezávamos para que elas não chegassem), Sérgio Conceição atirou-nos a maior de todas: José Sá titular em Leipzig e Iker no banco. Passado umas horas, o treinador conta-nos que sentar o guarda-redes com mais jogos na Liga dos Campeões foi uma «opção técnica».

Quase automaticamente, começaram a ganhar vida várias teorias, entre outras:

  • Iker foi castigado por ser demasiado ativo nas redes sociais. Sérgio Conceição terá advertido o plantel quanto à intervenção nas redes sociais e o guarda-redes espanhol não terá seguido essa recomendação;
  • Má relação com os colegas de equipa, só se dando com os restantes compatriotas (Iván Marcano e Óliver Torres);
  • Sendo Iker o jogador mais caro do plantel, o Porto quererá “livrar-se” dele para fazer face às regras de fairplay financeiro da UEFA (teoria que explicaria a aquisição de Vaná).

Na passada terça feira, frente ao Leixões SC num jogo da Taça da Liga, José Sá foi titular deixando tudo em aberto para o jogo frente ao Boavista no próximo Sábado.

A existência de competitividade dentro do plantel é essencial, em todas as posições. José Sá tem o talento e merece oportunidades para mostrar o que vale, mas merece também tempo para amadurecer e trabalhar esses talentos. Não me parece justificável atirar o jovem às feras num jogo da Liga dos Campeões frente aos vice-campeões alemães.
Resta-nos ter paciência e esperar que Sérgio Conceição volte à realidade, de preferência já no próximo sábado.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

Beatriz Silva
Beatriz Silvahttp://www.bolanarede.pt
Azul e branco é o coração. Portista é a alma. Mais colombiana do que portuguesa. O papel e a caneta são o seu maior refúgio. Gosta de concentrar todas as suas frustrações na correção de erros gramaticais e/ou ortográficos.                                                                                                                                                 A Beatriz escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.