O misterioso caso de Mamadou Loum: do relvado para a bancada

- Advertisement -

Afinal de contas o que se passa com Mamadou Loum? O médio senegalês foi contratado ao SC Braga em janeiro de 2019 por 7,75 milhões de euros, enquanto representava o Moreirense FC a título de empréstimo. Foi em Moreira de Cónegos que se destacou e convenceu a direção portista a realizar um forte investimento.

A realidade é que desde a chegada ao Dragão, Loum ainda não mostrou o porquê do dinheiro investido, à exceção de um conjunto de jogos que alinhou no decorrer desta época desportiva. Atualmente, desde o reatamento do campeonato português, após a paragem devido à COVID-19, Loum é o único jogador de todo o plantel que ainda não foi convocado para qualquer partida.

O facto de Loum ainda não ter sido inscrito na ficha de jogo de Sérgio Conceição torna-se ainda mais misterioso porque o jogador não apresenta qualquer lesão ou problema físico e treina normalmente com a equipa no Olival. Além disso, agora são permitidas cinco substituições e é permitida a presença de nove elementos no banco de suplentes, logo, poderia ser convocado e não o é.

Em detrimento do senegalês, o técnico dos azuis e brancos tem convocado os jovens João Mário e Fábio Vieira, sendo que o último até já se estreou e fez uma assistência. Além destes, Vitinha também já obteve alguns minutos e já era opção regular antes da paragem da competição.

Desde a chegada de Loum ao FC Porto, os dragões realizaram 71 jogos e o médio de 23 anos apenas alinhou em dez deles, sendo que sete deles foram esta temporada. O primeiro foi em outubro contra o SC Coimbrões, a contar para a Taça de Portugal. Poucas semanas depois, Loum foi titular cinzo vezes seguidas, sendo que três delas foram para o campeonato (Boavista FC, FC Paços de Ferreira e Belenenses SAD), uma para a Taça (Vitória FC) e a outra na Liga Europa (BSC Young Boys).

Numa dessas partidas, chegou a marcar um dos golos da vitória dos portistas contra os pacenses e recebeu rasgados elogios de Sérgio Conceição, que apontou para uma oportunidade bem agarrada por parte do senegalês. Desde a partida contra o Belenenses, nessa série de participações de Loum no miolo dos dragões, foi opção apenas mais uma vez contra o Académico de Viseu FC, nas meias-finais da Taça de Portugal.

Desde esse momento, Loum nunca mais jogou pelo FC Porto e fez parte do banco de suplentes poucas vezes. Desde o regresso da liga, ainda não há sinais do senegalês, sendo o único jogador do plantel principal que ainda não fez parte das contas de Sérgio Conceição para a reta final do campeonato.

Esta decisão é um tanto estranha não só pela quantidade de dinheiro investido no jogador, como pela forma como o técnico do FC Porto falou do jogador pouco depois da sua chegada. Sérgio garantiu aos adeptos que podiam ficar descansados, pois iam ter um médio defensivo para muitos anos. A dúvida recai agora entre quebra de rendimento, pouco aproveitamento nos treinos, ou até mesmo falta de confiança do treinador no atleta.

Loum não está certamente na sua melhor fase a nível profissional e já referiu que quando a época terminar vai-se sentar com o empresário para tomar uma decisão sobre o futuro.

Foto de Capa: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

João Pedro Rocha
João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vítor Pereira em ação: onde ver as meias-finais da Europa League entre o Nottingham Forest e o Aston Villa

Vai haver duelo inglês nas meias-finais da Europa League. Nottingham Forest e Aston Villa têm encontro marcado com vista à final da competição.

Melsungen vence FC Porto na Alemanha e ganha vantagem nos quartos de final da EHF European League de Andebol

O Melsungen ganhou vantagem na European League de Andebol. Vitória sobre o FC Porto na primeira mão dos quartos de final.

Onde ver o Braga x Friburgo das meias-finais da Europa League?

É na Pedreira que se iniciam as meias-finais da Europa League para o Braga. Arsenalistas recebem o Friburgo esta quinta-feira.

Al Hilal de Rúben Neves vence e mete pressão no Al Nassr e Al Fateh de José Gomes soma mais um ponto: eis os...

O Al Hilal venceu o Damac por 1-0 na 30.ª jornada da Liga Saudita. Vitória mete equipa de Simone Inzaghi a cinco pontos do Al Nassr.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica é um dos 3 interessados em Angyal Adrian Valentin e jogador já tem preço definido

Angyal Adrian Valentin é uma das maiores promessas do futebol húngaro. O Benfica é um dos clubes interessados no jogador húngaro.

Torreense empata com o Feirense e continua a 4 ponto do Académico de Viseu e da promoção direta na Segunda Liga

O Torreense encerrou a jornada 31 da Segunda Liga com um empate diante do Feirense. Mantém-se as distâncias para o segundo lugar.

Onde ver o Atlético Madrid x Arsenal das meias-finais da Champions League?

O Atlético Madrid recebe o Arsenal na primeira mão das meias-finais da Champions League. Eliminatória arranca em Madrid.