O misterioso caso de Mamadou Loum: do relvado para a bancada

- Advertisement -

Afinal de contas o que se passa com Mamadou Loum? O médio senegalês foi contratado ao SC Braga em janeiro de 2019 por 7,75 milhões de euros, enquanto representava o Moreirense FC a título de empréstimo. Foi em Moreira de Cónegos que se destacou e convenceu a direção portista a realizar um forte investimento.

A realidade é que desde a chegada ao Dragão, Loum ainda não mostrou o porquê do dinheiro investido, à exceção de um conjunto de jogos que alinhou no decorrer desta época desportiva. Atualmente, desde o reatamento do campeonato português, após a paragem devido à COVID-19, Loum é o único jogador de todo o plantel que ainda não foi convocado para qualquer partida.

O facto de Loum ainda não ter sido inscrito na ficha de jogo de Sérgio Conceição torna-se ainda mais misterioso porque o jogador não apresenta qualquer lesão ou problema físico e treina normalmente com a equipa no Olival. Além disso, agora são permitidas cinco substituições e é permitida a presença de nove elementos no banco de suplentes, logo, poderia ser convocado e não o é.

Em detrimento do senegalês, o técnico dos azuis e brancos tem convocado os jovens João Mário e Fábio Vieira, sendo que o último até já se estreou e fez uma assistência. Além destes, Vitinha também já obteve alguns minutos e já era opção regular antes da paragem da competição.

Desde a chegada de Loum ao FC Porto, os dragões realizaram 71 jogos e o médio de 23 anos apenas alinhou em dez deles, sendo que sete deles foram esta temporada. O primeiro foi em outubro contra o SC Coimbrões, a contar para a Taça de Portugal. Poucas semanas depois, Loum foi titular cinzo vezes seguidas, sendo que três delas foram para o campeonato (Boavista FC, FC Paços de Ferreira e Belenenses SAD), uma para a Taça (Vitória FC) e a outra na Liga Europa (BSC Young Boys).

Numa dessas partidas, chegou a marcar um dos golos da vitória dos portistas contra os pacenses e recebeu rasgados elogios de Sérgio Conceição, que apontou para uma oportunidade bem agarrada por parte do senegalês. Desde a partida contra o Belenenses, nessa série de participações de Loum no miolo dos dragões, foi opção apenas mais uma vez contra o Académico de Viseu FC, nas meias-finais da Taça de Portugal.

Desde esse momento, Loum nunca mais jogou pelo FC Porto e fez parte do banco de suplentes poucas vezes. Desde o regresso da liga, ainda não há sinais do senegalês, sendo o único jogador do plantel principal que ainda não fez parte das contas de Sérgio Conceição para a reta final do campeonato.

Esta decisão é um tanto estranha não só pela quantidade de dinheiro investido no jogador, como pela forma como o técnico do FC Porto falou do jogador pouco depois da sua chegada. Sérgio garantiu aos adeptos que podiam ficar descansados, pois iam ter um médio defensivo para muitos anos. A dúvida recai agora entre quebra de rendimento, pouco aproveitamento nos treinos, ou até mesmo falta de confiança do treinador no atleta.

Loum não está certamente na sua melhor fase a nível profissional e já referiu que quando a época terminar vai-se sentar com o empresário para tomar uma decisão sobre o futuro.

Foto de Capa: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

João Pedro Rocha
João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Brighton faz o pleno dos prémios do mês de setembro da Premier League

O Brighton arrecadou as três distinções individuais do mês da Premier League. Fabian Hurzeler, Pascal Gross e Lewis Dunk foram os premiados.

Lionel Messi deixa mensagem para o Eldense: «Força Deportivo»

Lionel Messi, agora proprietário do Eldense, acompanhou, à distância, a vitória da sua nova equipa, por 4-1, frente ao Real Oviedo.

Ruben Amorim testou novo sistema e AC Milan empata em jogo particular

Ruben Amorim abandonou o seu sistema habitual e não foi além de um empate frente ao Padova, num jogo-treino. O AC Milan experimentou um 4-2-3-1.

Daniel Banjaqui garante concentração nos Sub-21: «Temos de estar focados»

Daniel Banjaqui falou aos jornalistas antes do treino, tendo em vista o jogo final da qualificação para o Europeu Sub-21, frente à Chéquia.

PUB

Mais Artigos Populares

Fotis Ioannidis mostra-se exigente com a Grécia e elogia adversário: «É o melhor defesa atualmente»

Fotis Ioannidis foi protagonista no empate entre a Grécia e os Países Baixos. Avançado fez o rescaldo do encontro.

Pedro Porro não fecha a porta ao Barcelona: eis o que faria o lateral tentar rumar à Catalunha

Pedro Porro encontra-se ao serviço do Tottenham, mas poderá mudar-se num futuro próximo para o Barcelona.

Fábio Vieira assume «situação chata» com Cristiano Ronaldo, mas avisa: «O mais importante é que Portugal volte a ganhar os próximos jogos»

Fábio Vieira comentou a mais recente polémica na seleção de Portugal. Médio do Hamburgo analisou situação que envolve Cristiano Ronaldo.