📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: A memória dos Clássicos é a alegria

- Advertisement -

o passado tambem chuta

A bola rolará e as almas em transe apelarão a todos os mitos para regressar a casa com o sorriso do vencedor. O teatro das operações é o belo Estádio da Luz. A relva, ainda que recente e cuidada ao milímetro, aninha todos os monstros sagrados que disputaram estes jogos. Um  dos grandes jogadores de sempre de Portugal e do FC Porto estará presente e aninhado na memória de todos: Pinga.

Participou no jogo em que o Porto sofreu um autêntico tsunami. Perdeu 12-2. Jogou-se no velho Campo Grande às 14 horas e um dos grandes de avançados de sempre do Benfica, Julinho, marcou quatro golos. Corria o ano de 1943 e o frio de Fevereiro foi combatido pelos jogadores do Benfica à base de golos. Ao reler este dérbi lendário, além de mencionar o Pinga, sinto-me na obrigação de mencionar um dos grandes centrais do futebol Português: Francisco Ferreira. Era segundo todos os relatos escritos e orais um defesa extraordinário, mas, como se essa qualidade o obrigasse a mais, nesse jogo, no minuto 77, marcou um golo. Antes já havia centrais que faziam o que hoje é considerado um predicado de alguns nas jogadas de estratégia.

O Benfica teve o privilégio de ter centrais como o Francisco Ferreira ou mais tarde, o Germano, assim o como o Porto teve a sorte de ter um madeirense nas suas filas que ficou para sempre na História do Futebol Português: o genial Pinga.

Pinga, um génio azul e branco Fonte: Memória Azul e Branca
Pinga, um génio azul e branco
Fonte: Memória Azul e Branca

Mas, o futebol é um jogo e jogado no quintal de casa ou no campo do adversário o resultado pode ser, sempre, uma enorme surpresa. Em 1996 jogava-se no Estádio da Luz a 2ª mão da Supertaça. As duas equipas tinham bons jogadores. No Benfica alinhava o brasileiro Valdo e no Porto marcava presença o também brasileiro Edmilson. No Porto jogava o atual comentarista Fernando Mendes e no Benfica dizia presente o seu atual colega de platô José Calado. De um lado alinhava o Jorge Couto e do outro Dimas; a vestir de azul evolucionava o Sérgio Conceição e pelo Benfica driblava o João Pinto. Eram duas equipas de gabarito e com jogadores experientes. Mas, o Porto veio para triunfar. O árbitro mal apitara e o brasileiro Artur fez o primeiro golo. O Estádio da luz começou a gelar. Mas, vieram mais até somar a contundente goleada de O-5. O Porto avassalou e talvez, se não fosse a atuação do guarda-redes benfiquista, Preud` homme, o resultado poderia ter transformado a Luz num gigantesco Iceberg. Não se pode falar deste jogo sem recordar que o Porto tinha, nesse jogo, uns suplentes de luxo que entraram para acabar de esfatiar o rival: Jardel, Rui Barros e Drulovic.

Está presente um novo Benfica-Porto. O passado estará colado às camisolas, no entanto, como o futebol é, felizmente, um jogo; pode acontecer o diluvio ou o tédio. Pode vencer, empatar ou ganhar o favorito ou o outsider. Pode-se chorar ou rir. Mas, fundamentalmente, pode-se disfrutar e ser feliz a ver um jogo de futebol.

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Novidades sobre Rúben Neves: Al Hilal não desiste e vai oferecer renovação ao médio português

Afinal, o Al Hilal ainda não desistiu de Rúben Neves. O clube da Arábia Saudita acredita na renovação e quer contar com o médio português por mais duas temporadas.

Estrela da Amadora abre ao público o treino do primeiro dia de 2026

O Estrela da Amadora vai abrir 30 minutos do primeiro treino de 2026 para os adeptos. O clube vai enfrentar o Braga no próximo sábado, dia 3 de janeiro.

FC Porto explica lesão de Diogo Costa: eis os detalhes do último treino dos dragões

O FC Porto já esclareceu a lesão de Diogo Costa. O guarda-redes sofreu um espasmo muscular com cãibra no gémeo da perna esquerda.

Mercado Sporting: Atlético Mineiro não quer continuar com Biel

Biel está emprestado pelo Sporting ao Atlético Mineiro até junho de 2026. Extremo não entra nas contas do clube brasileiro.

PUB

Mais Artigos Populares

André Luiz quer reforçar o Benfica: eis o ponto de situação

André Luiz quer ser jogador do Benfica e aguarda acordo entre os dois clubes. Avançado brasileiro joga no Rio Ave.

Atenção, Benfica: Há mais um clube interessado em André Luiz e já há data para reunião

O Besiktas entra na corrida por André Luiz. Avançado brasileiro do Rio Ave está a ser muito associado ao Benfica.

Mercado Benfica: Se vier Wesley, o que acontece com André Luiz?

O Benfica quer contratar Wesley e André Luiz neste mercado de transferências de inverno. Chegada de um não bloqueia o outro.