Publicidade

O poderoso Militão

Tiago Moura · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O FC Porto é notável no que toca a descobrir jogadores e transformá-los em autênticas pérolas que rendem bastantes milhões à casa. Éder Militão será, com toda a certeza, um caso de sucesso. Chegou aos azuis e brancos vindo do São Paulo FC do Brasil por apenas quatro milhões de euros e quando a equipa da cidade Invicta sofria de uma “crise” de centrais (Mbemba estava lesionado, Diogo Leite mostrava ser um pouco verde e Chidozie não rendia), Militão revelou ser um “Chefão” no centro da defesa.

Apesar da sua tenra idade, o central da canarinha já está a chamar as atenções dos tubarões da Europa. Sendo que é apenas um recém-chegado à seleção brasileira, Militão tem ganho cotação muito por causa das suas exibições sólidas na defesa. Segundo a imprensa, o FC Barcelona já esteve a observá-lo no jogo frente ao Schalke 04 a contar para a Liga dos Campeões. Mas a lista não se fica por aqui… Liverpool FC, Everton FC e o Real Madrid FC também constam na lista que a imprensa revelou.

Contudo, uma das suas maiores mais-valias é a polivalência de posições. Já jogou (e ainda joga) a defesa central, a lateral direito e a médio-defensivo. No Brasil, demonstrou sempre qualidade e fácil adaptação sempre que era necessário cobrir a ausência de alguém ou até mesmo quando rendia mais a lateral direito, posição em que jogava no São Paulo. O próprio Felipe afirmou que Militão conseguiu aprender tudo muito rápido e adaptar-se facilmente ao futebol europeu, um processo que para os brasileiros é, normalmente, difícil.

A dupla de centrais portista já foi convocada para a seleção canarinha
Fonte: FC Porto

As suas exibições na Liga NOS no mês de setembro fizeram com que a Liga lhe atribuísse o prémio de melhor defesa do mês. Já na Liga dos Campeões, Militão ficou mal visto ao errar um passe que deu o golo ao Lokomotiv de Moscovo. No entanto, é com os erros que se aprende, e Militão tem aprendido de jogo para jogo e errado pouco, daí a poder ser considerado um “fora de série”.

A menos que sofra algum azar durante esta época, Militão tem tudo para se tornar num dos melhores jogadores da temporada 2018/2019 com apenas duas décadas de vida. Promete ser um elemento que dará muitas alegrias e muito dinheiro aos cofres do FC Porto.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Moura

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.