O regresso que todos esperavam

- Advertisement -

No dia 4 de maio de 2020 aconteceu o que todos os adeptos portistas esperavam e ansiavam: o regresso do FC Porto aos treinos após o fim do Estado de Emergência em Portugal e com a forte possibilidade do regresso do campeonato.

Como era de esperar, tudo isto gerou uma grande curiosidade e expectativa nos adeptos que já não assistiam às peripécias do desporto-rei portista desde março…

Os Super Dragões marcaram presença no treino como forma de apoiar o regresso da equipa aos trabalhos, o que motivou alguma indignação pelo facto de, apesar de usarem máscaras, formarem um aglomerado de pessoas sem cumprir uma distância mínima de segurança.

Nesta segunda-feira atípica pudemos assistir pela primeira vez na história, a atletas profissionais de futebol a entrarem no Olival afastados e a sorrirem apenas pelos olhos, visto que a boca estava ocultada pela máscara. Todo e qualquer tipo de contacto teria de ser evitado como forma de segurança para todos os que se encontravam no centro de treinos do FC Porto.

Foi então um regresso aos trabalhos, em que o plantel foi dividido em três grupos, mas só depois da realização de testes imunológicos, que vão confirmar se os atletas já estiveram infetados.

Para além dos habituais elementos relacionados à prática do futebol, o Olival é nestes tempos, um local que permite o contacto, mas sem contacto, ou seja, há a presença física, mas todos os cuidados são poucos entre seres humanos que, naturalmente, não passam ao lado da pandemia. Entre todos os cuidados de segurança, um dos mais vistos foi, sem dúvida, a utilização de desinfetante como forma de proteção individual.

 Relativamente ao treino em si, torna-se importante referir que o primeiro contou com a participação de Francisco Meixedo, jovem guarda-redes da equipa B portista. Nos dias seguintes, também apareceram João Mário e Fábio Vieira. Agora, muitos de vós perguntam: o que isto significa?

Trata-se de uma medida de extensão do plantel principal a jogadores da equipa B que não vão competir mais esta época. Para além disso, vai ser aprovada as possíveis cinco substituições por jogo, e nada melhor que um plantel com muitas soluções para os jogos, que serão desgastantes para qualquer profissional de futebol que nunca ficou tanto tempo longe dos relvados.

Jorge Nuno Pinto da Costa também quis dar o exemplo e acompanhou um dos treinos da semana, mas sempre de máscara.

Ao longo destes tempos, os jogadores viram os seus salários reduzidos, mas continuam sem desistir do objetivo principal de conquistar o campeonato nacional, no qual ocupam atualmente a primeira posição.

A aposta na formação é para manter, principalmente nestes tempos, e espera-se que jovens como Fábio Silva, Fábio Vieira, João Mário, Romário Baró, Vitinha, entre muitos outros, sejam finalmente apostas por um clube que não pode gastar…

Creio que, se houver campeonato, estas caras vão aparecer, e para o ano podem finalmente afirmar-se, não esquecendo que vai haver eleições para até discutir todos os problemas do clube.

Há “males” que até podem vir por “bem” …

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Há mais um clube em negociações com Bernardo Silva e com muitos milhões de euros preparados

O Galatasaray quer fechar a contratação de Bernardo Silva. O emblema turco já começou as negociações com os representantes do jogador.

Torino tem mais um alvo além de Rafael Obrador: avança com 9 milhões por avançado ex-Benfica

O Torino continua à procura de reforços neste mercado de janeiro. A equipa italiana está interessada na contratação de Arthur Cabral ao Botafogo.

Lorenzo Lucca toma decisão quanto ao futuro e trava ambições do Benfica

Lorenzo Lucca tem como prioridade continuar em Itália. Avançado assume preferência em caso de saída do Nápoles e trava planos do Benfica.

Manchester United toma decisão quanto ao mercado de janeiro depois do despedimento de Ruben Amorim

O Manchester United não vai mudar os planos para o mercado de janeiro. Saída de Ruben Amorim não altera opções do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Torino tem exigência ao Benfica na proposta de empréstimo por Rafael Obrador

O Torino quer colocar uma opção de compra no empréstimo de Rafael Obrador. Italianos de olho no lateral do Benfica.

Sucessor de Ruben Amorim já fala: Darren Fletcher assume surpresa por ser treinador do Manchester United e fala de Bruno Fernandes: «Sei que ele...

Darren Fletcher deu a sua primeira conferência de imprensa como treinador do Manchester United. O sucessor de Ruben Amorim assumiu a surpresa por estar no cargo.

Hansi Flick e a chegada de João Cancelo ao Barcelona: «Ainda não está fechado, mas ficaria contente se se concretizasse»

João Cancelo está a chegar ao Barcelona por empréstimo do Al Hilal. Hansi Flick, treinador dos culés, já falou na chegada do português.